Pesquisar no blog

O que cai na prova: Prefeitura de Astorga – PR

icone calendario 28 jan 2021

prefeitura-astorga-logo A Prefeitura de Astorga, no Paraná, publicou dois editais – um para processo seletivo e outro para concurso público. No total, são 107 oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Se você vai participar das seleções, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você.

>> Apostila Prefeitura de Astorga – PR com DESCONTO no pagamento à vista no boleto!

Conteúdo programático

Matérias comuns aos cargos de todos os níveis de escolaridades:

Língua Portuguesa: Compreensão, interpretação, estruturação e articulação de textos; significado contextual de palavras e expressões; vocabulário. Ortografia e acentuação. Classes e formação das palavras. Significação das palavras: sinônimas, antônimas e homônimas. Emprego das conjunções, locuções conjuntivas e dos pronomes relativos. Colocação pronominal. A oração e seus termos. O período e sua construção: coordenação e subordinação. Flexão nominal e verbal. Emprego de tempos, modos e vozes verbais. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. O uso dos porquês. Pontuação.

Matemática: Conjuntos Numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais, Reais – propriedades, operações, representação geométrica. Equações e inequações: 1º grau, 2º grau, exponencial, logarítmica, trigonométrica. Funções: função polinomial do 1º grau, função polinomial do 2º grau, função exponencial, função logarítmica, funções trigonométricas. Trigonometria: triângulo retângulo, triângulos quaisquer, ciclo trigonométrico, relações entre arcos, equações e inequações. Sequências numéricas: progressão aritmética (PA) e progressão geométrica (PG). Matriz, determinante e sistemas lineares. Análise Combinatória. Probabilidade. Estatística. Matemática Financeira: juros simples e compostos, descontos, taxas proporcionais; razão e proporção, regra de três, porcentagem, taxas de acréscimo e decréscimos, taxa de lucro ou margem sobre o preço de custo e sobre o preço de venda. Geometria Plana: ângulos, polígonos, triângulos, quadriláteros, círculo, circunferência, polígonos regulares inscritos e circunscritos, unidades de medida. Propriedades, perímetro e área. Teoremas de Tales e Pitágoras. Geometria Espacial: poliedros, prismas, pirâmide, cilindro, cone, esfera. Elementos, classificação, unidades de medida.

Conhecimentos Gerais/Atualidades: Conteúdos: Informações referentes a temas relacionados a atualidades brasileiras e mundiais (Cultura, Economia, Esportes e Meio ambiente); Cidadania, direitos e deveres do cidadão; Consciência ecológica e meio ambiente; Relações humanas no trabalho; Atendimento ao público; Noções sobre higiene e segurança do trabalho. Referências Bibliográficas: – Publicações e legislações relacionadas com os conteúdos indicados.

Conhecimentos específicos: cada cargo exige diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital.

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso Prefeitura de Astorga

Critérios de desempate

Na hipótese de igualdade no total de pontos entre os aprovados, o desempate de notas, para efeitos da classificação final, processar-se-á com os seguintes critérios:

-Quando houver candidatos com idade igual ou superior a 60 anos completos até o último dia de inscrição neste certame
-Nos casos de efetivo exercício da função de Jurado, será assegurada ao candidato a preferência, em igualdade de condições, na classificação final do certame.

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

modelo-apostila prefeitura de astorga

Saiba mais sobre o Concurso Prefeitura de Astorga - PR

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais