Pesquisar no blog

O que cai na prova: Prefeitura de Canoas – RS

icone calendario 28 jan 2021

Prefeitura-de-Canoas-RS1.jpg A Prefeitura de Canoas, no Rio Grande do Sul, irá receber novo concurso com vagas para a SME (Secretaria Municipal da Educação) e para o Instituto Canoas XXI. São três editais que somam, no total, 45 oportunidades para candidatos de níveis médio/técnico e superior, com salários que variam de R$ 3.170,03 a até R$11.887,62. Se você vai participar das seleções agendadas para o dia 10 de abril, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você.

Treine com questões formuladas pela banca organizadora!
Estude para esta prova com o Simulados para Concursos

Matérias comuns a todos os cargos:

Português: Análise global do texto. Ortografia. Relações entre fonemas e grafias. Acentuação gráfica. Morfologia: estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Crase. Pontuação. Interpretação de textos: variedade de textos e adequação de linguagem. Estruturação do texto e dos parágrafos. Informações literais e inferências. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões.

Legislação: Dos Princípios Fundamentais. Dos Direitos e Garantias Fundamentais: Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Dos Direitos Sociais; Da Nacionalidade; Dos Direitos Políticos; Dos Partidos Políticos. Da Organização do Estado: Da Organização Político-Administrativa; Da União; Dos Estados Federados; Dos Municípios. Da Administração Pública. A Lei Orgânica do Município de Canoas. Do Estatuto do Servidor Público. Plano de Carreira do Município de Canoas. Licitações e Contratos. Código de Conduta Ética Municipal. Estatuto do Idoso. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Raciocínio lógico: Problemas de raciocínio lógico envolvendo estruturas lógicas; lógica de argumentação; proposições; teoria dos conjuntos; análise combinatória; princípios de contagem, noções de estatística e probabilidade. Razão e proporção; noções de matemática financeira. Regra de três, Regra de três composta, porcentagem, juros simples, juros compostos.

Conhecimentos específicos: cada cargo exige diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital.

Para saber mais detalhes e baixar os editais, veja a página do Concurso Prefeitura de Canoas – RS.

Critérios de desempate

Para o cargo de Procurador:
Se houver empate na classificação por cargo/ocupação serão utilizados como critérios de desempate favorável, será considerada para esse fim a data da realização das provas objetivas, conforme relacionado abaixo:
– Em PRIMEIRO lugar, candidato idoso de maior idade;
– Em SEGUNDO lugar, maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;
– Em TERCEIRO lugar, maior nota na prova de Língua Portuguesa;
– Em QUARTO lugar, maior nota na prova de Discursiva;
– Em QUINTO lugar, a idade (valendo para esse fim, o de maior idade);
– Persistindo o empate, será realizado sorteio público

Para os demais cargos:
Se houver empate na classificação do cargo/ocupação serão utilizados como critérios de desempate favorável, considerada para esse fim a data da realização das provas objetivas, conforme relacionado abaixo:
– Em PRIMEIRO lugar, candidato idoso de maior idade;
– Em SEGUNDO lugar, maior nota na prova de Conhecimentos Específicos;
– Em TERCEIRO lugar, maior nota na prova de Língua Portuguesa;
– Em QUARTO lugar, maior nota na prova de Legislação;
– Em QUINTO lugar, maior nota na prova de Títulos;
– Em SEXTO lugar, a idade (valendo para esse fim, o de maior idade);
– Persistindo o empate, será realizado sorteio público.

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

modelo-curso-teste

Saiba mais sobre o Concurso Prefeitura de Canoas – RS

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais