Pesquisar no blog

O que cai na prova: Universidade Federal Fluminense – UFF

Redator da Nova Concursos

icone calendario 19 mar 2024

UFF abriu concurso com 113 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridades com salários de até R$3,8 mil. Se você vai participar dos testes agendados para 2 e 9 de abril de 2016, veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!

Conteúdo programático

Matérias comuns ao cargo de nível fundamental

Língua Portuguesa: Compreensão e estruturação de textos. Coesão e coerência textual. Semântica: sinônimos e antônimos. Vocábulos homônimos e parônimos. Sistema ortográfico em vigor: emprego das letras e acentuação gráfica. Formação de palavras: prefixos e sufixos. Flexão nominal de gênero e número. Flexão verbal: verbos regulares e irregulares. Vozes verbais. Pronomes pessoais e formas de tratamento. Pronome relativo. Conjunções e preposições. Noções de concordância nominal e verbal. Noções de regência nominal e verbal. Emprego do acento da crase. Sinais de pontuação.

Conhecimentos específicos: cada cargo exige diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital.

Matérias comuns aos cargos de níveis médio/técnico e superior

Língua Portuguesa: Compreensão e estruturação de textos. Coesão e coerência textual. Semântica: sinônimos, antônimos, polissemia. Vocábulos homônimos e parônimos. Denotação e conotação. Sentido figurado. Sistema ortográfico em vigor: emprego das letras e acentuação gráfica. Formação de palavras: prefixos e sufixos. Flexão nominal de gênero e número. Flexão verbal: verbos regulares e irregulares. Vozes verbais. Emprego dos modos e tempos verbais. Emprego dos pronomes pessoais e das formas de tratamento. Emprego do pronome relativo. Emprego das conjunções e das preposições. Sintaxe de colocação. Colocação pronominal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do acento da crase. Nexos semânticos e sintáticos entre as orações, na construção do período. Emprego dos sinais de pontuação.

Noções Básicas de Administração Pública: Administração Pública: Noções de Planejamento, Orçamento e Finanças públicas. PPA, LDO, LOA e LRF. Princípios orçamentários. Aspectos gerais da legislação. Proposta e dotação orçamentária. Créditos adicionais. Receitas e despesas públicas. Racionalização do gasto público. Diárias, passagens e ajuda de custo. Execução Orçamentária. Processo Administrativo. Licitações e Contratos. Convênios.

Conhecimentos específicos: cada cargo exige diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital.

Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso UFF!

Critérios de desempate

Na ocorrência de Candidatos com totais de pontos coincidentes no mesmo cargo/área de um determinado Município, o desempate será feito mediante os seguintes critérios
– Mais idoso entre os de idade igual ou maior que 60 anos
– O maior número de pontos na Parte III – Conhecimentos Específicos;
– O maior número de pontos na Parte IV – Redação (quando houver)
– O maior número de pontos na Parte I – Língua Portuguesa;
– O maior número de pontos na Parte II – Noções Básicas de Administração Pública (quando houver)
– O Candidato de mais idade

editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais