Logo desconto Relógio
     horas                  minutos               segundos

PLDO 2020 sem previsão de novos concursos? Entenda!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 17 abr 2019

Recentemente surgiu um burburinho no mundo dos concursos com a notícia que no ano de 2020 não serão realizados concursos públicos. Calma concurseiros, em outros anos surgiu a mesma notícia, porém na prática vimos que não foi bem assim.

Sem previsão de novos concursos

Na segunda-feira (15/04), em entrevista coletiva o Ministério da Economia apresentou o PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o ano de 2020 a ser enviado ao Congresso Nacional. O texto enviado não prevê a realização de novos concursos públicos e concessão de reajustes ao funcionalismo federal.

Segundo informações do secretário-adjunto de Fazenda, Esteves Colnago, por enquanto não existe previsão de novos concursos na esfera federal em 2020. Ressaltando que o texto ainda tramitará no Congresso Nacional e sofrerá modificações até sua aprovação.

A medida se compatibiliza pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, onde que o governo deve investir primeiramente em informatização de serviços e na otimização dos processos.

Com a edição do Decreto 9.739/2019, o processo de autorização de concursos ganhou um novo marco normativo, através de critérios técnico estabelecidos para a aferição da necessidade de pessoal de cada órgão.

Antes dos 100 dias do Governo Bolsonaro, o número de cargos comissionados diminuiu, mais de 21 mil foram extintos.

Os Poderes Legislativo e Judiciário não finalizaram suas propostas orçamentárias para o ano de 2020. Ambos têm autonomia administrativa para definir sua política de reposição de pessoal, garantida constitucionalmente.

Será mesmo o fim dos concursos públicos?

Quem acompanha o mundo dos concursos , sabe que notícias como essa vem sendo difundida há alguns anos. Nos anos de 2015 e 2016, com o agravamento da crise econômica, o Executivo Federal também tinha anunciado a suspensão de concursos públicos, na prática vimos que isso não ocorreu.

Já no ano de 2017, foram mais de 35 mil vagas e 176 editais publicados. No ano de 2018, foram previstas mais de 50 mil vagas autorizadas e solicitadas, em concursos distribuídos entre órgãos do executivo federal, estadual, municipal e judiciário.

Foram autorizadas ainda vagas para a AGU, PR, PRF e Iphan, que tiveram seus editais publicados no ano passado.

Com essas informações, podemos prever que no ano de 2020 serão realizados concursos públicos, pois é preciso suprir os déficits existentes no quadro de servidores de cada órgão.

Com a afirmação do Ministro da Economia, Paulo Guedes, a recuperação econômica do país depende da aprovação de um pacote de medidas efetivas, como a reforma da Previdência, e a revisão do pacto federativo com estados e municípios. Em relação a dificuldade financeira que os governadores e prefeitos vem enfrentando, o ministro afirmou que sem aprovação da reforma, não haverá possibilidade de ajuda da União.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais