Pesquisar no blog

Urgente! Concurso Polícia Penal MG: edital mais perto que nunca!

Iago Almeida

icone calendario 08 jun 2021

Atenção concurseiros! A banca do concurso Polícia Penal MG deverá ser escolhida em junho. Com isso, o edital do concurso, com 2.420 vagas para Policiais Penais, está mais próximo ainda de ser publicado. Confira detalhes da seleção.

Concurso Polícia Penal MG: escolha da banca é adiada e edital próximo

Com o adiamento, a escolha da banca será promovida apenas em 08 de junho, segundo informou o disposto no Portal de Compras do Estado.

O adiamento aconteceu devido à necessidade de alteração no instrumento convocatório, a partir do julgamento de uma impugnação pelo Instituto Brasileiro e Formação e Capacitação (IBFC). 

Vale ressaltar que a banca organizadora será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas do concurso, como provas objetivas e teste físico.

Além disso, após a contratação, a instituição escolhida terá um prazo de até 20 dias corridos para elaborar o edital e validar junto à Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

Com isso, o edital deve sair entre junho e julho, segundo estimativa do secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Rogério Greco. A informação foi confirmada durante live realizada no último dia 16 de maio.

“Acredito que no final de junho, início de julho a gente deve estar com o edital em mãos. Já com a determinação de data de provas. O edital está indo mais rápido do que imaginávamos”, disse o titular da pasta.

Confira o documento completo com o adiamento e as informações do concurso, clicando aqui .

Vagas e salários do concurso Polícia Penal MG

Ao todo, o concurso Polícia Penal de Minas Gerais ofertará 2.420 vagas, destinadas ao cargo de Policial Penal (antigo cargo de Agente Penitenciário).

As vagas serão para homens e mulheres, que haverá divisão. Além disso, terão ainda vagas exclusivas para pessoas com deficiência.

Lembrando que o ensino médio completo e idade mínima de 18 anos são requisitos básicos para se inscrever para as vagas.

Os salários iniciais para a carreira, que tem jornada de 40 horas de trabalho por semana, chegam a R$ 4.631,25. O período poderá ser cumprido em escala de plantão, de acordo com a necessidade do trabalho.

O governo estadual estima que o processo seletivo atraia mais de 65 mil candidatos inscritos.

Concurso Polícia Penal MG: etapas de seleção

Segundo informou o projeto básico do concurso Polícia Penal de Minas Gerais, os candidatos inscritos serão avaliados por meio de cinco etapas de seleção.

Serão: provas objetivas e de redação; prova de aptidão psicológica e psicotécnica; exames médicos; prova de condicionamento físico; comprovação de idoneidade e conduta ilibada (investigação social).

Além disso, os que forem aprovados em todas as fases acima, ainda passarão por um curso de formação técnico-profissional.

Prova objetiva e de redação

Segundo o projeto básico, as provas objetivas e de redação serão aplicadas no mesmo dia, tendo cinco horas de duração. Serão 60 questões, divididas entre:

  • Língua Portuguesa – 10 questões;
  • Informática Base – 5 questões;
  • Noções de Direito – 10 questões;
  • Direitos Humanos – 10 questões;
  • Legislação Especial – 20 questões;
  • Raciocínio Lógico – 5 questões.

O tema da redação só será fornecido no momento da aplicação e ela poderá ser escrita com 20 a 30 linhas. Para conseguir a correção de sua redação, entretanto, o candidato deverá obter a pontuação mínima e estarem dentro do limite equivalente a cinco vezes o número de vagas do concurso. 

Também, para ser aprovado no exame objetivo, o candidato precisa atingir o mínimo de 60% do total de pontos atribuídos na prova e mínimo de 40% em cada disciplina.

Lembrando que os exames serão realizados nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilio Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Sete Lagos.

O documento afirma que o candidato poderá escolher o local de aplicação dos exames no ato da inscrição, mas não poderá trocá-lo depois.

Prova de condicionamento físico

Por outro lado, a prova de aptidão física exigirá dos candidatos inscritos, os exercícios de:

  • Teste de flexão em barra fixa;
  • Teste de flexão abdominal;
  • Teste de impulsão horizontal;
  • Teste de flexão de braços no solo;
  • Teste de corrida de 12 minutos.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais