Tem TAF para Polícia Penal MG? | Nova Concursos

Tem TAF para Polícia Penal MG?

icone calendario 18 ago 2021

O edital do concurso Polícia Penal MG foi publicado e trouxe a oferta de 2.420 vagas para o cargo de Policial Penal com ganhos iniciais de R$ 4,6 mil!

O Instituto Selecon será o responsável pelas etapas e recebimento das inscrições do certame.

São 1.944 vagas para homens e 476 vagas para mulheres. É requisitado para o concurso o ensino médio completo, e idade mínima de 18 anos. Não há idade limite.

O salário inicial da carreira é de R$ 4.631,25 com jornada de trabalho de 40h semanais.

Quais são as etapas do concurso Polícia Penal MG?

A princípio, o concurso público é composto por 5 etapas: Provas Objetivas e Redação, Aptidão Psicológica e Psicotécnica, Exames Médicos, Prova de Condicionamento Físico e Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada.

Após os aprovados no concurso serão submetidos à um Curso de Formação, que será realizado em Belo Horizonte. Durante esse período, o Policial receberá uma bolsa de 50% o valor do salário de um efetivo.

Teste de Aptidão Física cai no concurso Polícia Penal MG?

Sim! O edital traz o teste de aptidão física com a nomenclatura de Prova de Condicionamento Físico.

É uma etapa muito importante do concurso . Para quem deseja ingressar na Polícia Penal MG, deve ficar de olho no TAF, pois precisa de uma preparação física maior, e não apenas da mente, como nas provas escritas.

Além disso, somente os candidatos aprovados na 3ª etapa do concurso, que é o Exame Médico, poderá participar do TAF. Portanto, uma dica para os concurseiros é: manter a saúde em dia e fazer exames antes para não ser pego de surpresa na 3ª etapa e não correr o risco de ser eliminado.

Ademais, o Teste de Aptidão Físico é de caráter eliminatório. Portanto, é de suma importância que o candidato tenha um bom condicionamento físico já no dia a dia, e se prepare para realizar os exercícios.

Nessa etapa, a quantidade de esforço muscular é observada a fim de perceber a individualidade biológica do candidato.

O TAF será realizado somente em Belo Horizonte, e não será organizado em outros locais que não seja as presentes e divulgadas no edital.

Para submeter-se à etapa, o candidato precisará apresentar atestado médico específico para participar do TAF.

Vestimenta adequada

Para o Teste do concurso, o aprovado também deverá estar trajado adequadamente, sendo roupas de prática esportiva (tênis, short, bermuda e camiseta). Além disso, o candidato deverá portar um documento original de identificação.

Quais serão os testes?

Finalmente, os exercícios físicos que serão cobrados no Teste de Aptidão Física são:

  • Teste de Flexão em Barra Fixa: Teste dinâmico para homens e Teste Estático para mulheres;
  • Teste de Flexão Abdominal;
  • Teste de Impulsão Horizontal;
  • Teste de Flexão de Braço no Solo;
  • Teste de Corrida de 12 minutos.

Eliminação do TAF

Atenção! Estará eliminado do TAF, candidatos que porventura venham a utilizar substâncias químicas para a hora do Teste. O TAF será realizado sob orientação, coordenação e supervisão da Comissão Examinadora, e presidida por um profissional habilitado em Educação Física.

Os candidatos que não apresentarem atestado médico específico ou deixarem de realizar algum desses testes de capacidade física, estarão eliminados da etapa e do concurso.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais