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Concurso SLU DF: 100 vagas confirmadas pela LDO 2022!

Está autorizado a realização do novo concurso SLU DF (Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal). A Lei de Diretrizes Orçamentárias do Distrito Federal para 2022 prevê o novo concurso com  oferta de 100 vagas.

As vagas serão para o cargo de Assistente de Gestão de Resíduos Sólidos. Além disso, a LDO tem reserva para nomeação de cinco Analistas, aprovados no último concurso SLU.

Concurso SLU DF: situação atual

Comissão formada

O novo concurso SLU DF dá um passo importante rumo a publicação do edital. A seleção conta com comissão formada e a definição da banca organizadora pode ser publicada em breve.

O Grupo de Trabalho será composto por representantes e suplentes dos seguintes órgãos:

  • Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal – SEEC/DF;
  • Serviço de Limpeza Urbana – SLU.

 

coordenação do Grupo de Trabalho será exercida por representante da SEEC/DF, escolhido pelos integrantes do grupo. Compete aos representantes do SLU a prestação do auxílio necessário à SEEC/DF, para a execução dos atos pertinentes ao certamente.

Sobre o edital

Foi aprovado, no final de junho, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o ano de 2022. O texto traz a previsão de um novo concurso para o SLU (Serviço de Limpeza Urbano) para provimento de 100 vagas.

As vagas serão para Assistente de Gestão de Resíduos Sólidos. A LDO ainda tem reserva para nomeação de cinco analistas, aprovados no último concurso SLU.

É importante ressaltar que a Lei de Diretrizes Orçamentárias, ainda necessita de sanção do governador Ibaneis Rocha, ou seja, não é uma garantia do preenchimento das vagas. No entanto, a previsão orçamentária é de que os órgãos citados, como o SLU, podem realizar contratações.

Além disso, a realização do concurso SLU DF para nível médio já conta com autorização do secretário de Economia do DF, André Clemente. Mas, para que o edital seja publicado é preciso ter a manifestação favorável das áreas técnicas de pessoal, orçamento e finanças, subordinadas às Secretarias Executivas da Economia.

Após o aval, o próximo passo será a contratação da banca organizadora. Uma instituição será escolhida, por meio de licitação, para receber as inscrições e operacionalizar as etapas da seleção, como provas objetivas.

Reestruturação da carreira

No mês de novembro, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicou a Lei 6.720, que reestrutura a carreira dos servidores do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal. Com isso, os trabalhadores da empresa passam a ser divididos em três cargos: Gestor, Analista e Técnico.

A função de Analista de Gestão de Resíduos Sólidos passa a se chamar Gestor de Resíduos Sólidos. A exigência de nível superior está mantida.

Já a carreira de Assistente virou Analista de Resíduos Sólidos. Nesse caso, a escolaridade para ingresso passou do nível médio para o nível superior.

Enquanto os Agentes do SLU DF passaram a se denominar Técnicos de Resíduos Sólidos. Por sua vez, a exigência é do nível básico para o nível médio.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa do SLU DF, as chances para o nível médio estão mantidas. Porém, agora, para o cargo de Técnico. Foi explicado pelo setor, que a reestruturação de carreiras trouxe mais vagas para Técnico.

A Lei de Reestruturação da SLU DF determina o número de vagas para cada cargo. Ao todo, são 135 vagas para Gestor, 279 vagas para Analista e 968 vagas para Técnico de Resíduos Sólidos.

Concurso SLU DF: carreira

Remunerações

Conforme os dados do Portal da Transparência do Distrito Federal, a carreira de Analista de Resíduos Sólidos, tem salário inicial no valor de R$ 4.480,00. Porém, mediante as progressões do cargo, os ganhos podem chegar a R$ 5.821,92.

Os candidatos aprovados são responsáveis por desenvolver atividades relacionadas ao gerenciamento dos serviços de limpeza pública, e à gestão de resíduos sólidos.

Além de executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade determinadas em legislação específica, observadas as peculiaridades da especialidade da função.

Já o cargo de Gestor de Resíduos Sólidos, conta com remuneração inicial de R$ 6.760,00, conforme as progressões na carreira, os servidores podem ter ganhos de R$ 9.074,82.

Os servidores do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal, ainda têm direito a auxílio-alimentação de R$ 656,63 e auxílio-transporte. A cada ano de serviço ganha-se 1% do vencimento relativo ao adicional por tempo de serviço.

Sobre o SLU DF

O SLU é uma autarquia do governo do Distrito Federal vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Serviços Públicos por força do Decreto nº 36.236/2015, da Lei Distrital nº 5.418/2014, da Lei nº 5.275/2013 e nos termos das Leis Federais nº 11.445/2007, e nº 12.305, de 2 de agosto de 2010.

O órgão tem como finalidade a gestão da limpeza urbana e do manejo dos resíduos sólidos urbanos; e, foi uma das primeiras instituições ambientalistas criadas no Distrito Federal, pelo Decreto n° 76, de 03 de agosto de 1961, com a denominação Serviço de Limpeza Pública – SLP.

Entre os serviços prestados, estão:

– Coleta convencional de resíduos sólidos urbanos;

– Coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos;

– Coleta manual e transporte de entulhos;

– Coleta mecanizada e transporte de entulhos;

– Varrição manual de vias e logradouros;

– Varrição mecanizada de vias;

– Lavagem de vias;

– Lavagem de monumentos e equipamentos urbanos;

– Pintura manual e mecanizada de meio-fio;

– Catação manual de papéis e plásticos em áreas verdes;

– Transferência de rejeitos;

– Tratamento e destinação final de resíduos sólidos urbanos;

– Remoção de animais mortos em vias públicas;

– Compostagem de resíduos orgânicos;

– Implantação dos Pontos de Entrega de Materiais Volumosos (Papa Entulhos) e sua operação;

– Implantação de contêineres semienterrados de 5 m³ para acondicionamento dos resíduos em áreas de difícil acesso;

– Educação ambiental e mobilização social para o correto manejo dos resíduos sólidos;

– Serviços diversos.

Missão

– Mobilizar a comunidade para a manutenção da limpeza dos espaços públicos;

– Tratar e dispor adequadamente os resíduos sólidos urbanos.

Visão

– Transparência e divulgação dos dados e das informações;

– Valorização e busca do aprimoramento contínuo dos servidores e colaboradores;

– Gestão de inovação tecnológica;

– Respeito e abertura de canal de participação ao cidadão;

– Responsabilidade socioambiental;

– Gestão eficiente dos resíduos sólidos urbanos no DF.

Último concurso SLU DF

O último concurso SLU DF teve seu edital divulgado no ano de 2019. Na ocasião, foram ofertadas 150 vagas para o cargo de Analista de Gestão de Resíduos Sólidos. Do quantitativo total, 50 vagas foram de caráter imediato e 100 vagas para formação de cadastro reserva.

No mês de março de 2020, foi informado pelo Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal sobre a decisão de anular o certame para a especialidade de Direito e Legislação. Inclusive, foi aberto o prazo de devolução da taxa de inscrição.

Para as demais especialidades, a seleção transcorreu normalmente, inclusive com a chamada dos aprovados para as vagas imediatas. Os participantes foram avaliados por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, composta por 120 questões.

Foram 50 questões de Conhecimentos Básicos, sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Conhecimentos sobre o Distrito Federal e Legislação. Além de 70 questões de Conhecimentos Específicos, conforme o programa do edital.

Os candidatos aprovados contaram com salário inicial de R$ 5.070,00, para jornada de trabalho de 30 horas semanais. Todos foram contratados pelo Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, que garante estabilidade após o estágio probatório.

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