O novo concurso Banco do Brasil está com o edital pronto, e pode ser divulgado em janeiro. A oferta deverá ser para a área de Tecnologia da Informação!
Edital do concurso Banco do Brasil
O prognóstico é que o concurso Banco do Brasil oferte 120 vagas com foco na área de Tecnologia da Informação. A informação foi confirmada no mês de agosto, pelo Estadão. A remuneração dos aprovados será de aproximadamente R$ 3.800,00, somando os benefícios.
Os candidatos aprovados terão direito, por exemplo, a auxílio-alimentação, auxílio-refeição e ao vale-cultura.
No momento, o órgão tem cargo único para ingresso no quadro de pessoal, sendo o Escriturário, com exigência de nível médio. Com isso, o novo concurso Banco do Brasil poderá ser realizado de duas formas.
- Por meio de vagas para o cargo de Escriturário, exigindo nível médio e cobrando disciplinas com foco em Tecnologia da Informação. Este modelo foi aplicado no ano de 2018, com salário de R$ 4.036,56;
- Um concurso específico para a área de TI, com exigências específicas.
Cargos vagos no concurso Banco do Brasil
No dia 11 de novembro, o Banco do Brasil teve o seu quantitativo de servidores próprio aprovado e fixado pelo Ministério da Economia. Mediante a realização de um novo concurso Banco do Brasil em estudo, ficou estabelecido o limite de 100.343 vagas.
Apesar do quantitativo alto, o órgão vem perdendo cargos a cada ano que passa. Somente nos últimos cinco anos, mais de 15.000 vagas foram cortadas na instituição.
No mês de dezembro de 2015, por exemplo, o DEST (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) fixou o limite máximo para o quadro de servidores do BB em 115.495 cargos.
Desde então, o Banco do Brasil vem perdendo cargos. Entre os anos de 2017 e 2018, o quadro de pessoal do órgão foi de 106.659 para 106.186. Já no ano de 2019, o quadro passou para um limite de 105.774 empregados públicos.
Prepare-se para o concurso do Banco do Brasil com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!No mês de março de 2020, uma portaria informou um novo quantitativo e, consequentemente, uma nova redução, passando para 102.681 vagas.
No dia 11 de novembro, a portaria divulgada em março foi revogada e a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais fixou o atual quantitativo, sendo 100.343 cargos.
Para se adequar a cada ano a um novo limite de pessoal, o órgão vem realizando PDV (Programas de Demissão Voluntária) e reorganizando as suas unidades, incluindo movimentações de pessoal.