O concurso INSS 2026 poderá ser lançado em breve! A autarquia solicitou um novo edital para 2026, com previsão de 8.500 vagas, sendo 7.000 para Técnico do Seguro Social (nível médio) e 1.500 para Analista do Seguro Social (nível superior).
Vale lembrar que o INSS também possui processos seletivos recentes: a 2ª edição do CNU, que ofertou 300 vagas para Analista, em andamento, e o edital recentemente homologado para Perito Médico Federal, com 500 vagas entre imediatas e cadastro reserva.
Prepare-se para este concurso
Com a proximidade de um novo edital, muitos concurseiros começam a se perguntar o que a prova costuma cobrar e como iniciar a preparação. Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer os principais tópicos cobrados, o perfil das questões e como se organizar desde já. Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre o concurso INSS 2026.
Índice
Como são as provas do concurso INSS 2026 nível médio?
O último concurso INSS nível médio, realizado em 2022, ofereceu 1.000 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social.
Os candidatos do último concurso INSS foram avaliados por meio de provas objetivas e um curso de formação. As provas consistiram em 120 questões do tipo “certo” ou “errado”, abordando conhecimentos básicos e específicos.
Entre os conteúdos básicos exigidos estavam: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e Administrativo, Informática e Raciocínio Lógico-Matemático.
Nos Conhecimentos Básicos, Língua Portuguesa teve papel relevante, com cerca de 15 questões, tendo um peso maior.
Já nos Conhecimentos Específicos, a disciplina de Seguridade Social/Direito Previdenciário concentrou aproximadamente 70 questões, o que corresponde a cerca de 70% de toda a prova objetiva, com foco maior nos assuntos de Benefícios em Espécie, Regime Geral (RGPS) e Manutenção e Perda.
É importante destacar que os conteúdos cobrados no último concurso INSS podem servir como referência para futuros certames, como o concurso do INSS 2026, já que os órgãos costumam manter um padrão nas exigências e raramente introduzem disciplinas totalmente novas.
Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!Vale lembrar que o concurso INSS de 2022 contou com um curso de formação como etapa eliminatória e classificatória, realizada antes da posse.
Como são as provas do concurso INSS 2026 nível superior?
Um dos últimos concursos do INSS para o cargo de Analista foi realizado em 2015, sob organização da banca Cebraspe. Na ocasião, foram ofertadas 150 vagas, com exigência de nível superior em Serviço Social.
A seleção contou com duas provas objetivas: Uma de conhecimentos básicos, com 50 questões, e outra de conhecimentos específicos, com 70 questões. Ambas seguiram o modelo de julgamento “Certo ou Errado”, tradicional da banca. Não houve aplicação de prova discursiva!
As disciplinas cobradas em conhecimentos básicos do concurso INSS incluíram Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária e conteúdos relacionados à Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência
Já a prova de conhecimentos específicos foi inteiramente dedicada à área de Serviço Social.
Vale ressaltar que o último concurso INSS para Analista, que conta com 300 vagas, integrou o Concurso Nacional Unificado (CNU) e as etapas de seleção seguiu o formato estabelecido pelo novo modelo unificado. Em 2026, não haverá uma nova edição do CNU, dessa forma, o INSS 2026 concurso terá um edital próprio e independente, logo, não deve seguir o mesmo formato de prova.
As provas do Concurso Nacional Unificado estão sendo aplicadas em duas datas distintas. As provas objetivas ocorreram no dia 5 de outubro, enquanto as provas discursivas foram realizadas posteriormente, no dia 7 de dezembro. O resultado final está previsto para o dia 30 de janeiro.

O que cai na prova do concurso INSS 2026 nível médio?
Sendo assim, confira o conteúdo programático de cada uma das disciplinas cobradas no último concurso INSS, realizado em 2022:
Língua Portuguesa
- compreensão e interpretação de textos;
- tipologia textual;
- ortografia oficial;
- acentuação gráfica;
- emprego das classes de palavras;
- emprego do sinal indicativo de crase;
- sintaxe da oração e do período;
- pontuação;
- concordância nominal e verbal;
- regências nominal e verbal;
- significação das palavras; e
- redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).
Ética no Serviço Público
- Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171/1994 e Decreto nº 6.029/2007 e suas alterações.
Noções de Direito Constitucional
- direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos; e
- administração pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988).
Noções de Direito Administrativo
- estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios;
- direito administrativo: conceito, fontes e princípios;
- organização administrativa da União; administração direta e indireta;
- agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos;
- regime Jurídico Único (Lei nº 8.112/1990 e suas alterações): provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa;
- poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder;
- ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade;
- serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização;
- controle e responsabilização da administração: controle administrativo; judicial; legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei nº 8.429/1992 e suas alterações; e
- Lei nº 9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).
Informática
- conceitos Internet e intranet;
- utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática.
- conceitos e modos de utilização de aplicativos para a edição de textos, planilhas e apresentações com a suíte de escritório LibreOffice.
- utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10
- noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico;
- noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.
Raciocínio Lógico-Matemático
- conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela-verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas;
- tautologia;
- operação com conjuntos; e
- cálculos com porcentagens.
Conhecimentos Específicos
- seguridade social;
- legislação Previdenciária;
- regime geral de previdência social;
- empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário;
- financiamento da seguridade social;
- decadência e prescrição;
- crimes contra a seguridade social;
- recurso das decisões administrativas;
- plano de benefícios da previdência social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário de benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios;
- manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado;
- serviços previdenciários;
- seguro desemprego pescador artesanal – seguro defeso – Lei nº 10.779/2003, Decreto nº 8.424/2015 e suas alterações;
- Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS;
- regimes próprios de previdência social (união, estados, Distrito Federal e municípios);
- Emenda Constitucional nº 103/2019;
- Lei Complementar nº 142/2013;
- Lei nº 8.212/1991 e suas alterações;
- Lei nº 8.213/1991 e suas alterações;
- Decreto nº 3.048/1999 e suas alterações;
- Instrução Normativa PRES/INSS nº 128/2022 (publicada no Diário Oficial da União de 29/3/2022, Edição: 60, Seção: 1, Página: 132);
- o servidor público como agente de desenvolvimento social; e
- saúde e qualidade de vida no serviço público.
O que cai na prova do concurso INSS nível superior?
A prova do concurso INSS para nível superior, voltada ao cargo de Analista do Seguro Social, exige uma preparação abrangente, com conteúdos distribuídos entre conhecimentos básicos e específicos. Veja a seguir os principais tópicos cobrados:
Língua Portuguesa
- compreensão e interpretação de textos
- tipologia textual
- ortografia oficial
- acentuação gráfica
- emprego e reconhecimento das classes de palavras; formação de palavras; flexão de gênero e número; modos e tempos verbais
- emprego do sinal indicativo de crase
- sintaxe da oração e do período
- concordância nominal e verbal.
- pontuação
- figuras de linguagem
- significação das palavras
- redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República)
Raciocínio Lógico
- estruturas lógicas
- lógica de argumentação
- diagramas lógicos
- tautologias e proposições
- teoria dos conjuntos
- análise combinatória
- noções de estatística e probabilidade
Informática
- conceitos de Internet e intranet
- conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática
- conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações utilizando-se a suíte de escritório LibreOffice
- conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows
- noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico
- noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.
Direito Administrativo
- administração pública como função do Estado
- princípios constitucionais explícitos e implícitos da administração pública
- a reforma do Estado brasileiro e de seu aparelho
- administração direta e indireta
- principais características de cada regimes jurídicos
- o regime das subsidiárias
- poder regulamentar
- regulamentos administrativos de execução e autônomos
- poder normativo não legislativo e o princípio da legalidade
- regulamentação e regulação
- ato administrativo
- regime jurídico
- vícios dos atos administrativos
- principais classificações dos atos administrativos
- procedimento administrativo
- fundamentos constitucionais
- contratos, consórcios e convênios
- licitações
- código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal
- regras Deontológicas
- principais deveres do servidor público
- vedações ao servidor público
- comissões de Ética
- regime Jurídico Único
- direitos e vantagens
- regime disciplinar
- processo administrativo disciplinar
- seguridade social do servidor
- contratação temporária de excepcional interesse público.
- decreto nº 1.171/1994 e decreto nº 6.029/2007. 8 Lei nº 8.112/1990 e alterações posteriores.
Direito Constitucional
- princípios fundamentais
- direitos e garantias fundamentais
- direitos individuais e coletivos
- direitos sociais
- nacionalidade
- direitos políticos
- partidos políticos
- organização de estado
- organização político-administrativa
- união
- estados federados
- municípios
- administração pública
- servidores públicos
- ordem social
- seguridade social
- saúde
- previdência social
- assistência social
- educação
- família da criança, do adolescente e do idoso
- índios
Legislação Previdenciária
- finalidade e princípios básicos da previdência social
- regime Geral de Previdência Social
- Segurados obrigatórios
- filiação e inscrição
- conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial
- segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição
- trabalhadores excluídos do Regime Geral
- empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário
- financiamento da Seguridade Social
- receitas da União
- receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico e do produtor rural
- parcelas integrantes e parcelas não integrantes
- limites mínimos e máximos
- competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal
- parcelamento de contribuições e demais importâncias devidas à seguridade social
- restituição e compensação de contribuições
- infrações à legislação previdenciária
- recurso das decisões administrativas
- plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, Serviço Social, Reabilitação Profissional, Justificação Administrativa, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios
- manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado
- lei nº 8.212/1991 e alterações posteriores. 12 Lei nº 8.213/1991 e alterações posteriores
- decreto nº 3.048/1999 e alterações posteriores
- plano Simplificado de Previdência Social.
Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência:
Inclui os seguintes marcos legais:
- lei Orgânica da Assistência Social – Lei nº 8.742/1993 e alterações
- organização e gestão
- benefícios, serviços, programas e projetos de Assistência Social
- financiamento da assistência social
- política nacional de Assistência Social –PNAS/2004
- análise situacional
- política pública de Assistência Social
- gestão da Política Nacional de Assistência Social na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. 3 Norma Operacional Básica – NOB/SUAS/2012.
- justificativa da Norma Operacional Básica do SUAS.
- tipos e níveis de gestão do Sistema Único de assistência Social
- instrumentos de gestão
- instâncias de articulação, pactuação e deliberação
- financiamento
- regras de transição
- benefício de prestação continuada e do beneficiário – Decreto nº 6.214/2007 e alterações.
- habilitação, concessão, manutenção, representação e indeferimento
- gestão
- monitoramento e da avaliação
- defesa dos direitos e controle social.
- suspensão e Cessação. 5 Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741/2003 e alterações
- disposições
- direitos Fundamentais
- medidas de Proteção
- política de Atendimento ao Idoso
- acesso à Justiça e alterações
- estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/1990 e alterações
- disposições preliminares
- direitos fundamentais
- política de atendimento
- medidas de proteção
- prática de ato infracional
- medidas pertinentes aos pais ou responsável
- conselho Tutelar
- acesso à Justiça
- crimes e Infrações Administrativas
- aposentadoria da pessoa com deficiência segurada do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) – Lei Complementar nº 142/2013
- definição da pessoa com deficiência
- condições de concessão
- gradação da deficiência
- cálculo da renda da aposentadoria da pessoa com deficiência
- convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas
- classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidades e Saúde da
- Organização Mundial de Saúde – CIF. 9.1 Histórico
- objetivos da CIF
- propriedade da CIF
- visão geral dos componentes da CIF
- modelos de funcionalidade e de incapacidade. 9.6 Usos da CIF. 10
- Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
- definições, princípios e diretrizes
- Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) – Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015
- definições e disposições gerais
- igualdade e não discriminação
- atendimento prioritário
- direitos fundamentais
- direito à vida
- direito à habilitação e a reabilitação
- direito à saúde
- direito à educação
- direito à moradia
- direito ao trabalho
- direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer
- direito ao transporte e à mobilidade
- acessibilidade
Plano de estudos do concurso INSS 2026
O primeiro passo para criar um plano de estudos para o concurso INSS 2026 é listar todas as disciplinas que você precisa estudar. A partir disso, é fundamental definir sua base de estudos. Quais aulas você vai assistir? Quais materiais serão utilizados?
As apostilas da Nova Concursos são uma excelente opção, pois são elaboradas por professores e especialistas com vasta experiência, sempre alinhadas ao edital do concurso.
Além de contar com materiais de qualidade, a prática de exercícios é essencial. Resolver questões é uma das maneiras mais eficazes de aprimorar sua agilidade e consolidar o conteúdo.
Outra dica valiosa: inclua revisões periódicas no seu cronograma para garantir que o conhecimento seja realmente assimilado.
Pensando em facilitar sua preparação, criamos um cronograma de estudos para o concurso INSS 2026 que pode servir como inspiração. Confira:

Curso Grátis concurso INSS 2026
Prepare-se com antecedência para garantir a sua vaga no concurso INSS 2026! Com o nosso Curso Grátis concurso INSS 2026, você terá acesso a aulas completas e um plano de estudos personalizado para te guiar durante a preparação. Além disso, poderá esclarecer suas dúvidas diretamente com nossos professores. E o melhor de tudo: é totalmente gratuito! Não deixe essa oportunidade passar. Inscreva-se agora e comece a sua jornada rumo à aprovação!
Vai ter edital para Técnico e Analista do INSS?
Sim, o concurso INSS 2026 está previsto para ser realizado em breve! De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foi confirmado em 23 de junho de 2025 o recebimento de um pedido formal do INSS solicitando 8.500 vagas.
A distribuição das vagas solicitadas é a seguinte:
- 7.000 vagas para Técnico do Seguro Social – cargo de nível médio
- 1.500 vagas para Analista do Seguro Social – cargo de nível superior
Vale destacar que o aval para publicação do concurso INSS 2026 pode estar incluído na Proposta Orçamentária Anual de 2026 (PLOA), que destina 79 mil vagas ao Poder Executivo. O texto foi aprovado no Congresso Nacional e foi sancionado pelo presidente Lula.
A realização do certame tem como objetivo reduzir o grave déficit de servidores na autarquia, que afeta diretamente o atendimento ao público e a análise de benefícios previdenciários nas agências espalhadas por todo o país!
Descubra TUDO o que você precisa saber sobre o concurso INSS 2026: salários, requisitos, atribuições, etapas do concurso, conteúdos cobrados e muito mais. Acesse o guia completo e comece a se preparar com foco e estratégia!
Confira mais informações sobre o concurso INSS 2026
- Cargos e funções do concurso INSS 2026
- Salários, benefícios e progressão de carreira
- Guia completo sobre as inscrições no concurso INSS 2026
- Tudo que você precisa saber sobre os últimos concursos
- Etapas do concurso INSS 2026
- Quais os requisitos para participar do concurso INSS 2026?
- Materiais preparatórios para começar a estudar