Assinatura completa
Assinatura completa

Greve do INSS termina em boa parte dos estados brasileiros

Greve do INSS termina em boa parte dos estados brasileiros

Depois de quase 80 dias de paralisação, a greve dos funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi encerrada em quase todos os estados do país no começo da semana. Entretanto, o atendimento à população só voltará na próxima segunda (5). Os servidores reivindicavam, além de um aumento salarial de 27,5%, novas gratificações, 30 horas semanais de trabalho para todos funcionários, realização de um concurso público e melhoria das condições de trabalho.

A decisão de voltar a trabalhar aconteceu porque o sindicalistas aceitaram a proposta do governo em aumentar a remuneração em 10,8%. A expectativa é de que o pagamento aconteça em duas partes: agosto do ano que vem e janeiro de 2017. Somado a esse acréscimo, a autorização do aguardado certame também ajudou os profissionais do INSS a tomarem a decisão.

O novo processo seletivo parece finalmente caminhando a passos largos até a sua confirmação. Nesta quarta (30), a presidente do Instituto, Elisete Berchiol da Silva, confirmou a Cespe/UnB como banca organizadora do evento. Portanto, a publicação do edital está bem próxima de acontecer.

Índice

Na maior parte do país a situação já está concretizada, que é o caso dos estados do: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e São Paulo. No Ceará e em Santa Catarina os indicativos para o fim da greve já foram aprovados. Já Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Roraima não tiveram assembleias e as respectivas decisões ainda não foram tomadas.

Além das funções técnico administrativas, os peritos do INSS também estão parados desde o começo de setembro e ainda não há previsão de retomada das atividades.