Os aprovados no concurso INSS Perito Médico Federal deverão realizar novo preenchimento e envio da escolha da ordem de preferência de sua lotação! O concurso já foi homologado e teve seu resultado final publicado no Diário Oficial da União no dia 23 de junho.
No total, foram ofertadas 500 vagas de nível superior, sendo 250 imediatas e 250 para cadastro de reserva, todas destinadas ao cargo de Médico Perito Federal. Com isso, inicia-se a contagem do prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
A remuneração inicial para o cargo de Perito Médico Federal do INSS é de aproximadamente R$14 mil. Ficou interessado(a)? Continue comigo e confira todos os detalhes!
Índice
Novo prazo para escolha da lotação do concurso INSS Perito!
O concurso INSS Perito Médico Federal passou por uma atualização importante após a divulgação do resultado final no dia 24 de junho. Os candidatos aprovados e melhores classificados terão que realizar um novo preenchimento e envio da ordem de preferência de lotação. Isso ocorre porque houve alterações e ampliações nas localidades disponíveis para cada Unidade Federativa, tornando necessário um novo processo de escolha por parte dos candidatos.
Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira 15 de julho de 2025, a convocação anterior (feita no fim de junho) foi tornada sem efeito, e um novo prazo foi estabelecido: os candidatos deverão indicar sua nova ordem de preferência entre 8h do dia 15 de julho e 23h59 do dia 16 de julho de 2025, por meio da plataforma Microsoft Forms. A exceção vale para os candidatos que concorreram às vagas no Acre, Roraima ou Rio de Janeiro, que não precisam preencher o formulário, já que há apenas uma localidade disponível em cada um desses estados.

É fundamental destacar que a ordem de preferência definida pelos candidatos será usada como base para o Ministério da Previdência Social (MPS) realizar as nomeações, respeitando critérios como: ordem de classificação, alternância e proporcionalidade entre ampla concorrência, cotas para pessoas com deficiência e pessoas negras, além da Unidade Federativa escolhida na inscrição e o interesse da Administração. O resultado final com a distribuição das lotações deve ser divulgado em 18 de julho de 2025, conforme o cronograma oficial.
Vagas do concurso INSS Perito
O concurso INSS Perito Médico Federal ofertou 500 vagas de nível superior, sendo 250 imediatas e 250 destinadas à formação de cadastro de reserva. O salário inicial é de R$ 14.166,99.
As oportunidades foram distribuídas entre diversas Unidades Federativas! Confira a seguir a distribuição das vagas do concurso INSS Perito:
- Acre: 1 vaga
- Alagoas: 16 vagas
- Amapá: 2 vagas
- Amazonas: 10 vagas
- Bahia: 25 vagas
- Ceará: 40 vagas
- Distrito Federal: 2 vagas
- Espírito Santo: 3 vagas
- Goiás: 5 vagas
- Maranhão: 25 vagas
- Minas Gerais: 12 vagas
- Mato Grosso do Sul: 3 vagas
- Mato Grosso: 12 vagas
- Pará: 12 vagas
- Paraíba: 6 vagas
- Paraná: 4 vagas
- Pernambuco: 20 vagas
- Piauí: 15 vagas
- Rio de Janeiro: 2 vagas
- Rio Grande do Norte: 4 vagas
- Rio Grande do Sul: 2 vagas
- Rondônia: 10 vagas
- Roraima: 1 vaga
- Santa Catarina: 2 vagas
- São Paulo: 2 vagas
- Sergipe: 8 vagas
- Tocantins: 6 vagas
Etapas de seleção do concurso INSS Perito
Os participantes do concurso INSS para Perito Médico Federal passaram por duas fases de avaliação: provas objetivas, com função eliminatória e classificatória, e análise de títulos, com caráter apenas classificatório.
A prova objetiva do concurso INSS Perito contou com um total de 120 questões no formato “Certo” ou “Errado”, divididas entre 50 questões de conhecimentos gerais e 70 de conhecimentos específicos. Essa etapa foi realizada no dia 16 de fevereiro de 2025, abrangendo todas as capitais dos estados brasileiros, além do Distrito Federal!
O concurso INSS 2025 também está oferecendo 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social, com oportunidades distribuídas entre diversas especialidades de nível superior, por meio do Concurso Nacional Unificado (CNU). Se você deseja entender melhor os cargos, requisitos, salários, etapas de seleção e conteúdo programático, confira nosso guia completo!