O aguardado concurso PC SC está cada vez mais próximo de se tornar realidade! Em entrevista à Rádio Chapecó, o delegado-geral Ulisses Gabriel confirmou que o edital será publicado até novembro deste ano e adiantou que a oferta será de 300 vagas, sendo 200 para Agente de Polícia e 100 para Escrivão.
Além de confirmar a distribuição das vagas, o delegado-geral ressaltou que a recomposição do efetivo é uma prioridade da corporação, uma vez que, em diferentes regiões, houve diminuição no número de servidores ativos.
Quer saber todos os detalhes da entrevista e o que já está definido para o concurso Polícia Civil SC? Continue a leitura e confira.
Índice
Detalhes da entrevista sobre o concurso Polícia Civil SC
Durante a conversa com a Rádio Chapecó, Ulisses Gabriel destacou a importância do novo concurso PC SC e reforçou o compromisso da corporação com a segurança pública. Ele explicou que a abertura de vagas para Agente e Escrivão atende a uma demanda de recomposição do efetivo, necessária para manter a eficiência no combate ao crime.
“O governador Jorginho, quando assumiu a chefia do Estado, pediu que intensificássemos ações para garantir segurança ao cidadão catarinense. Realizamos concursos para delegados e psicólogos policiais, e agora vamos realizar um concurso para agentes e escrivães. Logo, logo, o edital vai estar na praça, para que as pessoas possam se inscrever e nós conseguirmos recompor o efetivo da Polícia Civil”, afirmou o delegado-geral.
Ele também reconheceu que, embora algumas regiões já contem com equipes estabilizadas, houve queda no número total de policiais civis em Santa Catarina. Segundo Gabriel, isso reforça a necessidade urgente de ampliar o quadro de servidores:
“Quando começamos a recompor o efetivo, como fizemos com delegados e psicólogos policiais, isso automaticamente gera eficiência no combate ao crime”, destacou.
Outro ponto abordado foi a previsão de publicação do edital. O delegado-geral reiterou que o documento deverá ser divulgado até novembro de 2025, permitindo que os interessados tenham tempo para se preparar e garantir uma boa colocação no concurso PC SC.
Comissão do concurso PC SC já está formada
A comissão organizadora do concurso PC SC foi definida em 12 agosto de 2025, passo fundamental para o avanço do cronograma. Essa equipe é responsável por coordenar os preparativos do edital, acompanhar as etapas do concurso PC SC e dar suporte no processo de definição da banca.
Atualmente, o projeto básico, documento que reúne as diretrizes para a contratação da empresa responsável pela aplicação das provas, encontra-se em análise. Essa etapa é considerada estratégica, pois estabelece os parâmetros que serão seguidos pela organizadora escolhida.
Com o projeto em andamento e a comissão em atuação, a expectativa é que a banca seja anunciada em breve.
Expectativa dos candidatos para o concurso PC SC
O anúncio de 300 vagas reacendeu a motivação dos concurseiros e colocou o concurso PC SC entre os mais aguardados do ano. Com o edital previsto para novembro de 2025, cresce a expectativa por informações oficiais sobre cargos, salários e etapas de seleção.
Para os cargos de Agente de Polícia e Escrivão, os requisitos costumam incluir nível superior completo, além de aptidão física e psicológica. Ainda que o edital não tenha sido divulgado, a expectativa é de que o modelo siga padrões adotados em seleções anteriores, com provas objetivas, avaliação discursiva e exames complementares. Confira os detalhes confirmados do concurso PC SC!
Agora, os olhares se voltam para a escolha da banca organizadora e a divulgação oficial do edital, que consolidará todas as informações sobre etapas, salários e requisitos. Até lá, acompanhe todas as atualizações no guia completo do concurso PC SC e não perca nenhuma novidade do concurso da Polícia Civil de Santa Catarina!