Assinatura completa
Assinatura completa

Concurso PC AL tem comissão formada para 300 vagas!

Novo concurso PC AL ofertará vagas para Agente e Escrivão!

Concurso PC AL tem comissão formada para 300 vagas!
Concurso PC AL tem comissão formada para 300 vagas!

O concurso PC AL teve a comissão formada! A informação foi confirmada por meio de publicação no Diário Oficial do Estado, nesta quinta-feira, 29 de janeiro, a partir da constituição da Comissão Mista Organizadora, responsável pela elaboração e condução do certame.

O decreto nº 106.569/2026, que formaliza a criação da comissão, foi assinado pelo governador Paulo Dantas. A presidência do grupo ficará a cargo de Júlia Carolina Barros Casado Beltrão, atual Secretária Especial de Gestão e Patrimônio do estado.

Com a comissão organizadora oficialmente instituída, a expectativa é de que os trabalhos para a elaboração do edital ganhem ritmo. Isso porque o grupo é responsável por estruturar os principais pontos do certame, incluindo a definição do conteúdo programático, datas e formato das etapas, critérios de avaliação e demais normas que irão compor o edital.

Confira a publicação:

concurso pc al comissão
Confira o decreto que oficializa a comissão do concurso PC AL!

Vale lembrar que o concurso PC AL foi anunciado em outubro do ano passado e integra o pacote de seleções anunciado pelo Governo de Alagoas, que prevê a abertura de mais de 7.200 vagas em mais de 20 órgãos estaduais.

Para a Polícia Civil, a previsão é de 300 vagas, sendo 150 oportunidades para provimento imediato e 150 vagas para formação de cadastro de reserva. Os cargos citados no anúncio são Agente de Polícia Civil e Escrivão de Polícia Civil.

No entanto, há um ponto importante: essas carreiras podem passar por mudanças antes da publicação do edital. Isso porque, com a nova Lei Geral das Polícias Civis, existe a possibilidade de unificação dos cargos na nova função de Oficial Investigador de Polícia.

A nova carreira prevê como requisito o nível superior completo em qualquer área. Para que o concurso PC AL já traga vagas nessa nova estrutura, o Governo de Alagoas deverá promover a atualização do plano de carreira da corporação, adequando a legislação estadual às diretrizes da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis.

Concurso PC AL: Cebraspe pode ser a banca?

O concurso PC AL pode ter o Cebraspe como banca organizadora. Isso porque circulam informações de que a instituição é a principal candidata para assumir a organização dos certames anunciados em Alagoas.

A possibilidade ganha força devido à parceria de longa data do Cebraspe com o Governo do Estado, além do fato de que a banca também foi responsável pelo último concurso PC AL.

Em 29 de outubro de 2025, a secretária especial de Gestão e Patrimônio da Seplag, Júlia Casado, chegou a destacar publicamente a parceria bem-sucedida com a banca, embora tenha ressaltado que o processo de contratação ainda estava em fase final.

Segundo apurações, o governo estuda otimizar custos e prazos contratando uma única banca organizadora para conduzir os concursos previstos no pacote estadual. Inclusive, nas últimas semanas, o Cebraspe já foi escolhido para organizar algumas seleções em Alagoas.

Para acompanhar todas as próximas atualizações do concurso PC AL, continue ligado no nosso blog. Até a próxima!