Como criar um quadro de horário

Como criar um quadro de horário

icone calendario 29 jan 2021

  Criar um quadro de horário provoca um salto de qualidade para a preparação do concurseiro. Afinal, estudar de forma aleatória nos horários disponíveis pode não funcionar e ainda provocar culpa de não ter tempo para se dedicar a outras tarefas do cotidiano.

Saiba como trazer ordem e organização à sua rotina de estudos sem deixar de incluir outras opções como lazer, filhos ou trabalho.

Antes de começar, planejamento

Considere todas as obrigações de sua rotina: pequenos afazeres, como arrumar a casa ou trabalhar. Vá encaixando os estudos.

Por que? Por mais apertado que possa parecer, isso vai dar mais segurança em suas escolhas e estímulo para seguir firme em sua tabela.

Defina o que você irá estudar no mês que está começando. Prepare uma lista de disciplinas que precisa estudar e distribua em seus períodos de horário disponíveis, de preferência quinzenalmente, e separe mais tempo de estudo para matérias mais difíceis ou que você sente estar mais atrasado (como duas semanas da quinzena) .

Por que? Muita gente tem a sensação de ir bem em alguns tópicos, mas não conseguir terminar o conteúdo de outros. Desta forma, você consegue alcançar um equilíbrio sem culpa na organização.

Ao final do mês, examine o que funcionou e o que ainda precisa de mais atenção e vá alterando horários e distribuição de matérias conforme julgue necessário.

Por que? Seguir a mesma rotina não só gera acomodação como também menos esforços e a falsa sensação de estar indo bem.

Montando seu quadro de horário

Passo 1: preparar o calendário do mês

Isto pode ser feito numa folha de papel ou no computador. Depois de pronto, deixe sempre junto ao material de estudo.

Passo 2: escrever os compromissos fixos (trabalho, aulas, tarefas familiares e outros)

O detalhamento de horários pode ser mais ou menos preciso: você pode colocar somente os turnos (manhã, tarde e noite) ou preferir ser mais específico, informando a hora exata de cada compromisso/tarefa)

Passo 3: assinalar hora-limite para dormir e acordar

O sono é essencial para a retenção de informações. Enquanto dormimos, o cérebro grava na memória o que foi estudado durante o dia e, para isso, precisa de 6 a 8 horas.

Passo 4: marcar períodos de estudo e somar número de horas a serem utilizados

Basta observar o tempo que restou livre a cada dia e assinalar aí seus períodos de estudo. Você pode se surpreender ao perceber que tem mais tempo do que imaginava. Também pode ocorrer o inverso e talvez seja preciso fazer alguns ajustes na rotina, em algumas opções de vida, a fim de que exista tempo real para estudar.

Passo 5: distribuir matérias

É importante observar alguns detalhes ao distribuir as disciplinas (liste todas que precisa estudar, lembrando de começar com o núcleo básico e só incluir específicas depois):

. escolha os melhores horários para as “piores” matérias e os piores horários para as “melhores matérias “ – cada pessoa tem um ritmo durante o dia e rende mais em determinados horários/turnos;

. sempre que possível, alterne matérias de linguística (português, direitos e outras) com matérias de exatas (matemática, estatística e outras); assim, você utiliza áreas diferentes do cérebro e produz mais com menos esforço;

. reserve mais tempo para matérias com conteúdos mais extensos ou em que você esteja mais atrasado ou com mais dificuldade – como se fossem os jogadores de um time, os jogadores mais fracos precisam treinar mais;

. distribua todas as disciplinas na semana ou quinzena, para evitar que o conhecimento seja esquecido (a analogia da preparação física também se aplica aqui: o trabalho com cada grupamento muscular precisa ser repetido periodicamente para que não seja perdido).

Bons estudos!!!

Para ficar por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos  e compre apostilas direto com a Editora Nova ! Não deixe de seguir nosso Google Plus  e confira nosso Canal no Youtube !

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais