Concurso Público: Dicas para otimizar os estudos | Nova Concursos

Concurso Público: 5 dicas para aumentar seu tempo de estudos!

icone calendario 20 set 2021

A área dos concursos públicos está bombando em 2021! Milhares de vagas estão sendo ofertadas e, para garantir uma delas, confira 5 dicas para aumentar e otimizar o seu tempo de estudos!

Por que é importante otimizar o tempo de estudo?

Para quem está pensando em realizar um concurso público , o tempo é a ferramenta mais importante. Muitos certames têm poucos meses entre o lançamento do edital e a data da prova e, por isso, se organizar para aproveitar o tempo que você tem para estudar é a melhor tática.

Além disso, fazer pequenas mudanças em sua rotina para encaixar os estudos pode gerar grandes resultados, levando em consideração que a aprovação em um concurso público deve ser construída de médio a longo prazo.

E, sim, a dedicação aos estudos deve ser diária!

Por fim, vamos às dicas!

Dividir os estudos em blocos

Primeiramente, é importante estabelecer metas diárias de estudo. Essas metas devem ser calculadas de acordo com a sua rotina de trabalho e obrigações. Por exemplo, se você pode estudar quatro horas por dia, estude quatro horas, mas se você só pode estudar uma hora por dia, então estude uma hora.

É importante ter em mente a premissa “feito é melhor que perfeito”.

Pensando nisso, crie um cronograma para estabelecer uma rotina e divida bem as matérias que você estudará em cada um dos dias. Uma dica importante é começar os estudos no horário em que você apresenta maior rendimento pelas matérias mais difíceis.

Nesses períodos de maior rendimento, crie blocos de tempo de estudo maiores. Estude, por exemplo, uma hora seguida e depois tire uns minutos descanso antes de voltar a se dedicar.

Mais ao final das suas horas diárias definidas para estudar, estude as matérias mais fáceis ou faça revisões por períodos de tempo mais curtos, pois o seu cérebro já estará mais cansado e os estudos já não serão mais tão efetivos.

Essa é uma boa técnica de otimização do tempo.

Cronometre seu tempo de estudo!

Se dedicar bastante aos estudos é muito importante para garantir um futuro em cargos públicos, mas descansar também é essencial.

Por isso, cronometre o tempo de estudo e intercale com minutos de descanso e distração.

O método Pomodoro de estudo é um dos mais eficientes para esse tipo de organização e é muito simples de ser realizado.

Para isso, é preciso ter uma “to do list” (lista de afazeres) diária e a meta de tempo estabelecida para cada uma das tarefas. Após ter esse cronograma do dia, é só começar a usar a técnica Pomodoro, que consiste em:

  • Realizar as tarefas necessárias durante um tempo determinado previamente (25 ou 30 minutos costumam ser as determinações mais comuns);
  • Programar um cronômetro que emita notificações sonoras ao final do tempo determinado;
  • Tirar intervalos para descanso de 5 a 10 minutos entre os blocos de tempo definidos para as tarefas.

Esse método costuma ser muito eficiente para estudantes que se distraem com celular ou televisão com muita facilidade.

Aproveite o tempo morto!

Essa dica é sobre aproveitar o tempo que sobra em determinados momentos para ler, para fazer revisões, tentar resolver aquela questão que te deixou em dúvida no dia anterior, etc.

Mas o que seria o tempo morto?

Tempo morto seria aquele momento em que você está em uma fila de banco e não tem nada para fazer ou quando você está em um consultório esperando um atendimento médico, entre outras situações semelhantes.

Todo tempo livre pode ser aproveitado para otimizar o seu aprendizado!

Defina “métricas”

Essa dica é para você que talvez não tenha tanto tempo sobrando para se dedicar exclusivamente aos estudos durante muitas horas seguidas.

Para definir essas “métricas”, você pode montar uma lista como essa:

  • Até às 12h, eu preciso ter estudado duas horas;
  • Até às 18h, eu preciso ter estudado mais das horas.

Assim, você tem uma meta para cumprir, mas não vai importar muito as horas seguidas em que você estará estudando. Mais uma vez pensamos na premissa de que “feito é melhor que perfeito”.

Analise sua organização diariamente

Essa é uma forma muito boa de otimizar seus estudos. Isso porque, ao analisar sua organização, você será capaz de perceber as técnicas que funcionam e as que não funcionam para você e, então, será capaz de fazer ajustes em sua rotina até que seus estudos sejam realmente eficientes.

Nessas análises, será importante prestar atenção nos horários em que começou a estudar, o horário em que acordou, como suas rotinas de trabalho e estudo foram organizadas, etc.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais