Pesquisar no blog

Dia do Agente Fiscal: Confira oportunidades para área!

icone calendario 02 fev 2022

Dia 02 de fevereiro é o dia do Agente Fiscal, por isso, saiba da importância desse profissional e os concursos que estão em andamento para o cargo!

Antes de mais nada, é importante dizer que os Agentes Fiscais são registrados pelos Conselhos Regionais e regidos pela Política Nacional de Fiscalização do conjunto dos Conselhos Regionais e dos Conselhos Federais.

De acordo com a Resolução do CFESS (Conselho Federal do Serviço Social) 512/2007, no artigo 12 do documento, o Agente de Fiscalização “[…] é um profissional cuja função compreende atribuições políticas, técnicas, operacionais com vistas à consolidação do projeto ético-político do Assistente Social”.

Conforme a fala de uma Agente de Fiscalização do CRESS PR (Conselho Regional de Serviço Social do Paraná), “nós [os Agentes] somos o elo profissional do conselho com a categoria profissional no quesito de orientação e fiscalização do exercício profissional.

Dessa forma, o Agente de Fiscalização se torna um membro importante dos Conselhos. Sabendo disso, confira mais detalhes sobre a carreira e, por fim, os concursos que estão em andamento para o cargo.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Campo de atuação do Agente Fiscal

O trabalho do Agente de Fiscalização é normativo, ou seja, ele é um profissional presente em órgãos de diversos segmentos de trabalho.

O que faz o Agente Fiscal?

O trabalho do Agente de Fiscalização é garantir que as normas adotadas pelo órgão onde ele trabalha esteja seguindo todas as suas leis orgânicas e diretrizes. Parte do seu trabalho envolve instruir, corrigir e multar sub-órgãos e/ou indivíduos que respondam à instituição.

Salários do Agente de Fiscalização

O profissional de fiscalização ganha, em média, entre R$ 2.000 e R$ 3.500. Geralmente o requisito trazido pelos editais é de que os candidatos ao cargo tenham nível superior de escolaridade.

Concursos Agente Fiscal em andamento

Concurso Creci PE

O concurso Creci PE ofertou 229 vagas para, além dos Agentes Fiscais, Advogados e Analistas.

As avaliações do certame aconteceram no dia 09 de maio de 2021 e, atualmente o concurso aguarda as primeiras convocações dos aprovados.

Concurso Cress AC

O concurso Cress AC aconteceu em 2020 e teve seu resultado homologado no mesmo ano. Foram ofertadas, portanto, 5 vagas para Agentes Fiscais.

Como o concurso ainda está em validade, é possível que os candidatos excedentes ainda sejam convocados.

Concurso CRTR 12

O concurso CRTR 12 (MT MS) ofertou 30 vagas, imediatas e de cadastro de reserva, para Agentes Fiscais.

Os resultados definitivos das Provas Objetivas já podem ser consultados e, portanto, as convocações devem começar em breve.

Concursos Agente Fiscal previstos

Concurso CREF 12

O concurso Cref 12 já conta com uma banca organizadora definida: o Instituto Quadrix. No entanto, ainda não existem previsões de publicação de edital ou quantitativo de vagas.

Concurso Cress AP

O concurso Cress AP também será organizado pelo Instituto Quadrix e ofertará vagas para Agentes Administrativos, além de Agentes Fiscais.

No entanto, ainda não existem informações concretas sobre datas de publicação ou sobre o quantitativo de oportunidades para cada cargo.

Concurso Prefeitura Suzano SP

O concurso Prefeitura de Suzano , no Estado de São Paulo, ofertará 30 vagas distribuídas entre os cargos de Médico, de Engenheiro e de Agente Fiscal.

O certame será organizado pelo Instituto Nosso Rumo e o edital deve ser publicado em breve.

assinatura completa
Acompanhe nossas

redes sociais