Como foi o último concurso Telebras | Nova Concursos

Como foi o último concurso Telebras!

icone calendario 30 mar 2021

Atenção, concurseiros! O extrato de Dispensa de Licitação foi publicado no Diário Oficial da União e definiu o Cebraspe como banca organizadora do novo concurso Telebras (Telecomunicações Brasileiras). Com o novo concurso no radar, os candidatos podem iniciar os estudos.

Concurso Telebras: último edital

Os concurseiros que quiserem iniciar os estudos para o novo concurso Telebras, podem ter o edital passado como base, até que um novo edital seja publicado.

Isso porque, o último edital também foi publicado pelo Cebraspe, mesma organizadora do novo concurso da empresa. Com isso, o documento poderá ajudar os candidatos a entenderem como será a seleção deste ano.

Realizado em 2015, o último concurso ofertou 39 vagas para diferentes cargos, com exigência de nível médio e superior. Foram 04 vagas para Assistente Técnico (médio) e 35 vagas para Especialista (superior).

As vagas foram para as carreiras de Advogado, Contador, Administrativo, Auditor, Comercial, Estatístico, Analista de Finanças, Engenheiro Civil, Engenheiro de Computação, Eletricista ou Eletrônico, Engenheiro de Redes e Engenheiro de Telecomunicações. 

Como foi a prova do último concurso Telebras

No último certame, os concorrentes de ambas funções foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Composta de 120 questões, a prova objetiva abrangeu 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos, diferentes de acordo com os níveis.

Para os candidatos a nível superior, o exame foi composto de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Legislação Específica do setor de Telecomunicações Brasileiro, Licitações e Contratos (Advogado e Analista Administrativo), Direito Administrativo (Advogado) e Noções de Informática (Advogado, Analista Comercial e Engenheiros).

Por outro lado, para nível médio, o exame contou com itens de Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática e Ética no Serviço Público. 

As questões eram compostas por respostas de Certo ou Errado e a cada questão que o candidato errasse, uma questão marcada corretamente era anulada. Foram eliminados os candidatos que:

  • Obtiveram nota inferior a dez pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos;
  • Obtiveram nota inferior a 21 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;
  • Obtiveram nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.

Após as provas objetivas, os concorrentes de nível superior também passaram por uma etapa de avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Próximos passos do concurso Telebras

Enquanto os trâmites internos para analisar a viabilidade do processo de contratação ainda não está deferido, por inteiro, o edital ainda não pode ser publicado.

O Cebraspe ainda definirá quais serão os cargos e vagas a serem ofertados no novo edital. Agora, a formação da comissão organizadora deve ser anunciada em breve, para fiscalizar e acompanhar todas as etapas de seleção e formalizar o contrato com o Cebraspe.

Ainda em 2020, foi fixada uma portaria com um novo quantitativo para o quadro de pessoal da Telebras, sendo mais de 400 postos de trabalho. 371 são do quadro permanente, que inclui contratações por meio de concurso. 

Até junho de 2020, a empresa tinha 06 cargos vagos, o que pode aumentar, eté a realização de um novo concurso. 

A responsabilidade de gerenciar seu quadro, praticando atos de gestão para contratar ou desligar empregados, é da própria Telebras.

Saiba mais sobre o Concurso Telebras: Novo edital já tem banca definida!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais