Como montar sua tabela de horário de estudo- parte 2

Como montar sua tabela de horário de estudo- parte 2

icone calendario 29 jan 2021

ampulhetaEstá precisando definir seu horário de estudo? Pois saiba que dá para organizar seus horários e tornar esse tempo realmente produtivo. A Nova Concursos dá dicas para que você conquiste seus objetivos e se organize, concursando!

(Leia Como montar sua tabela de horário de estudo- parte 1 clicando aqui )

Disciplina, dedicação e organização são importante quando se decide estudar para concursos e vestibulares. É preciso estar realmente focado para conseguir levar adiante essa verdadeira maratona.

É importante que você se empenhe em melhorar todas as atividades para aumentar suas chances. Aí, se inclui a otimização do tempo disponível para se dedicar aos estudos. Parece difícil?

A seguir, daremos dicas preciosas para definir seus horários de estudo e assim, montar uma tabela eficiente.

Duração de estudos

Cada sessão de estudo tem duração mínima de 1h20min e máxima de 1h40min. É muito importante que  você não passe dessa duração, pois a probabilidade de perda de rendimento aumenta muito.

Questão de horário

As sessões de estudo não têm horário específico de início nem de término. O mais importante é a observação da duração de cada sessão já com o intervalo, além do estudo ininterrupto e de conseguir efetivamente concluir o que foi proposto.

Intervalos

Entre momentos de estudo, insira descansos com duração média de 20 minutos. Segundo especialistas, esse intervalo é importante para assimilar os conceitos estudados no período anterior.

Dia livre

É preciso escolher um dia livre ao menos para descansar completamente. Além do aspecto positivo, trate este dia como uma recompensa pelo cumprimento do dever.

Distribuição justa

Organize-se de acordo com os pesos das matérias do edital, mas sem exagerar!
Procure também não realizar mais de uma sessão de estudo da mesma disciplina em um mesmo dia. Isso vale para a hipótese de você frequentar grupos de estudo – não agende a sessão de estudo da disciplina em questão para o mesmo dia. É importante você distribuir as sessões de estudo ao longo da semana para não ficar tempo demais afastado de cada disciplina, especialmente as de menor peso.

Carta na manga

Insira dois ou três “coringas” em seu horário semanal. “Coringas” são horários reservados para o estudo de qualquer matéria conforme a necessidade, evitando, assim, a ansiedade promovida ao percebermos que certos conteúdos estão atrasados.

Timer certo

Você pode potencializar seus estudos com a utilização de um timer programável (há várias versões gratuitas disponíveis para computadores Windows  e Mac  e também para smartphones Android  e iOS ).

No início de cada sessão de estudo, programe o timer para que o alarme seja acionado em uma hora e vinte minutos. Assim, quando ele soar, você saberá que dispõe de vinte minutos para encerrar a sessão atual.

Se o momento em que você concluiu a leitura de um conteúdo específico ou terminou de resolver uma questão ficou próximo do limite mínimo de uma hora e vinte minutos, não fique ansioso: é melhor encerrar a sessão dentro do intervalo sugerido do que correr o risco de estourar o limite máximo de sua duração.

Mãos à obra e bons estudos 🙂

curtiu? Então fique por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos  e compre apostilas direto com a Editora Nova ! Não deixe de seguir nosso Google Plus  e confira nosso Canal no Youtube !

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais