Como montar sua tabela de horário de estudo- parte 1

Como montar sua tabela de horário de estudo- parte 1

icone calendario 29 jan 2021

banner_nova_468_60_arrumado

Se você quer conquistar sua vaga em um concurso público, mas não sabe como se organizar, não se preocupe! A Nova criou duas tabelas exclusivas de horário para você se inspirar a montar a sua. Basta vontade, determinação e disciplina!

Antes de fazer a sua tabela de horário de estudo, procure levar em consideração:

-O controle da sua vida e do seu tempo. Planeje, planeje e planeje SEMPRE para evitar a angústia e ansiedade.

-Considere encaixar atividades físicas e compromissos, modificando sua tabela.

-Alternar matérias de humanas e exatas sempre que possível.

Vamos ao nosso cronograma. Vale lembrar que esse cronograma é um modelo que sugerimos para ajudar você a se organizar. Quer você estude em casa, por conta própria, quer faça cursinho preparatórios ou ainda que você divida sua rotina entre trabalho e estudo, uma das nossas principais indicações é que você separe pelo menos algumas horas do seu dia para estudar. De 2 a 4 horas já é um bom princípio.

A primeira tabela de horário é para quem está estudando por conta própria em casa. Neste modelo, consideramos 9 horas de estudo diárias, com foco total neste plano. Para conseguir segui-lo você precisa estabelecer uma rotina e se manter fiel a ela, com pausas apenas para descansos e refeições.

Essa tabela pode se adaptar de acordo com sua agenda de compromissos, mas é importante seguir alguns padrões. Determine qual é o seu melhor horário – aquele período do dia onde você se sente mais disposto, com bastante atenção e pronto para encarar os materiais de estudo. Em seguida, programe-se para estudar pelo menos uma hora no período da manhã, uma hora no período da tarde e uma hora no período da noite.

Se o seu melhor período é de manhã, por exemplo procure estudar um pouco mas de manhã. Uma hora e meia, inicialmente, é um bom tempo e é fácil de encaixar na rotina. A mesma coisa para os períodos da tarde e noite. Descubra qual é o seu período de maior rendimento e se beneficie dele.

Assim, ainda que você não consiga seguir uma rotina de 9 horas de estudo contínuo, você começa a criar uma rotina. E 3 horas, 3 horas e meia já são um bom tempo inicial de estudo.

Ainda neste caso, onde consideramos que você estuda em casa e tem períodos livres, criar essa rotina é importantíssimo. Você vai perceber, progressivamente, que sua dedicação aos estudos aumenta voluntariamente e, aquela dedicação de uma hora por período virou duas e assim por diante.

Procure manter uma rotina de estudos de segunda a sábado. O domingo você pode aproveitar para descansar, mas não esqueça de dormir cedo, para manter a concentração. Lembre-se também de se alimentar corretamente, fazer exercícios físicos e ter uma rotina adequada de sono. Tudo isso ajuda a melhorar seu desempenho nos estudos, além de tornar sua vida mais saudável.

Já a segunda é para quem trabalha o dia todo e não tem muito tempo para se dedicar aos estudos. A ideia é aproveitar os períodos de deslocamento ao trabalho, parte do horário de almoço e o período da noite. Para você, o que é mais necessário para criar uma boa rotina de estudos é a perseverança. Afinal, não é fácil ter uma rotina de trabalho e estudar

Isso não vai impedir que você estude nos intervalos e, principalmente, durante os finais de semana. Aqui, a disciplina é redobrada. Se você realmente está focado em passar num concurso, você vai “arranjar” um tempinho para se dedicar aos estudos. Acorde cedo no sábado e no domingo e tente seguir este cronograma. Também durma cedo para garantir o descanso e a concentração.

A gente sabe que, com uma rotina tão apertada de trabalho e estudos, você vai ficar um pouco ausente dos eventos sociais. Use do seu bom senso. Permita-se, eventualmente, sair durante um sábado ou domingo. Se puder ir ao cinema, vá. O mesmo vale para parques, museus e galerias de arte. Exercitar seu cérebro com cultura também o estimula a aprender mais e melhor.

Mas, entenda, as saídas não devem prejudicar seu desempenho. Dedique pelo menos 4 horas de seu sábado e de seu domingo exclusivamente para estudos, caso queira um pouco mais de flexibilidade nessa grade.

Passar em concurso não é fácil. Você precisa de preparação e força de vontade se quer realmente passar. Então não pense que você está sacrificando sua vida, liberdade ou qualquer outra coisa do tipo. Antes de qualquer outra coisa, você está investindo no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Assim como na primeira tabela, é importante também que você dê atenção à sua alimentação e sono, a fim de aproveitar melhor seus estudos e ter uma vida mais saudável.

Essas dicas de estudo são para te auxiliar a criar sua rotina. Estamos abertos a sugestões e gostaríamos de saber se você tem algum esquema de estudo e como ele funciona. Deixe nos comentários abaixo!

Curtiu? Então fique por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos  e compre apostilas direto com a Editora Nova ! Não deixe de seguir nosso Google Plus  e confira nosso Canal no Youtube !

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais