Como pesquisar um bom material de estudos

Como pesquisar um bom material de estudos

icone calendario 29 jan 2021

Além de todos os desafios que o candidato enfrentará, o maior é ter em mãos um bom material de apoio.

Logo no início, os novatos não possuem malícia suficiente, lacuna que poderá ser suprida angariando dicas entre concurseiros veteranos e entre os concursados de confiança.

É preciso adaptar os estudos aos bons materiais. Afinal, livros, apostilas, cursinhos, CD-Rs, pdfs, e-books, áudios… todos servem para nos levar a um aprofundamento nas disciplinas e como fontes ideais de consulta.

O candidato deve tomar cuidado com sites não recomendados que, além de atrasarem a entrega, são de baixa qualidade.

Quem faz concursos há algum tempo é menos propenso a ser enganado por “ofertas irresistíveis e preços baixos”.  O iniciante nos concursos pode se precaver tomando algumas medidas.

Aqui vão dicas de como identificar quando os suportes de estudo são insuficientes para resultar na sua aprovação e que dificultam a aprendizagem. Assim, o concurseiro tem menos dores de cabeça nos estudos:

– Ao escolher as apostilas, confira se o material é copiado na íntegra de fontes que dispõem as informações gratuitas pela internet. Há muitos “editores” acostumados ao “copiar e colar” tais conteúdos. É essencial fazer uso de ferramentas web para averiguação da conduta de certas empresas.

– Se for comprar livro, é bom que fique atento a linguagem do autor. Uma linguagem de fácil compreensão vai ajudar o concurseiro a absorver com facilidade.

– Outra dica é: se gosta de assistir aulas em vídeo colocadas na internet, opte por aqueles em que os professores são renomados. Esses materiais audiovisuais certamente vão trazer conteúdos vindos de fontes de conhecimento que valham à pena disponibilizarmos tempo.

– Por fim, vale ressaltar que nenhum material de estudo, por melhor que seja, substitui a sua determinação, seu instinto de crítico e avaliador.

Procure fontes de referência indicadas por Grupos de Concurseiros veteranos e Concursados. Analise várias opiniões.

A respeito dos Cursos preparatórios, estes não possuem uma regulamentação específica capaz de controlar distorções. Porém, de acordo com a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, os contratos firmados por estes estabelecimentos são contratos de consumo e, por isso, são protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor.

Assim, a associação recomenda que antes de se matricular ou comprar um pacote desses serviços, siga alguns procedimentos, tais como:

-Confira se esses serviços são prestados e contratados através de contrato por escrito;

-Antes de assinar contrato, confira o local do curso e cheque o material de apoio( lembrando que se o curso foi contratado por telefone ou pela Internet, você tem em seu favor o direito de arrependimento, ou seja, desistir do contrato, sem ônus, até sete dias após a prestação do serviço).

-Você deve ainda guardar os prospectos e folders que contenham informações sobre o curso contratado e também todos os comprovantes de pagamento. Estes documentos poderão ser importantes para resolver possíveis aborrecimentos futuros.

– Outra dica que dou é saber pesquisar bons preços.

Acima de tudo, entenda que para alcançar um objetivo é preciso investir bem, adquirir um bom material nunca deverá ser considerado um gasto como outro qualquer, porque depois de algum tempo, quando atingir as suas metas, terá tudo o que investiu recuperado em pouco tempo.

Bons estudos!

 Cátia Pipoca é concursanda por natureza
e dá dicas para concurseiros guerreiros em
seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br  

Siga os conselhos de Cátia. Compre só apostilas de qualidade, como as da Nova Concursos! Já temos as dos principais concursos: Sefaz-sp , STN e CETESB . Corra e garanta já a sua!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais