Atenção! O Concurso Nacional Unificado, que prevê o preenchimento de quase 8 mil vagas em cerca de 50 órgãos federais terá seu edital publicado em dezembro, com provas aplicadas em fevereiro de 2024.
Muitas pessoas estão questionando como serão as inscrições desse concurso. A verdade é que o passo a passo oficial será divulgado somente na publicação do edital.
No entanto, o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos já deu algumas informações de como será o funcionamento das inscrições.
Então, se você tem interesse nessa seleção, fica comigo nessa página para já ir se preparando! 😎
- Confira: Redação Nota Máxima para Concursos
- Confira: Apostila Básico para Concursos 2023
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Como realizar a inscrição no Concurso Nacional Unificado?
Os interessados em uma das vagas deverão realizar as inscrições no site da banca. Inclusive, o órgão trabalha para finalizar os tramites de contratação da organizadora até a segunda quinzena de outubro.
É por esse motivo que o coordenador-geral de desenvolvimento e movimentação de pessoal, Daniel Pires de Castro, convocou os servidores para uma reunião em Brasília, entre os dias 16 e 20 de outubro, visando o andamento do processo.
A banca contratada será responsável pelo lançamento de 11 editais, sendo sete para blocos temáticos e quatro para os cargos de nível médio.
Lembrando que vagas autorizadas estão agrupadas em oito blocos temáticos e divididas por área de atuação governamental.
Dessa forma, ao acessar o site da contratada, o candidato deverá escolher um dos oito blocos temáticos e indicar por ordem de prioridade, os cargos que deseja concorrer dentro do mesmo bloco.
Em seguida, deverá preencher o formulário de inscrição com os dados pessoais, enviar o formulário e emitir o boleto a fim de efetuar o pagamento da taxa de inscrição que ainda será informada.
É possível realizar a inscrição em mais de um cargo?
É possível realizar a inscrição em mais de um cargo, desde que ele esteja no mesmo bloco temático.
Por exemplo, no bloco de “Políticas Sociais; Justiça e Saúde” será possível candidatar aos cargos do MGI, Funai, Fiocruz, Ministério da Saúde e Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Saiba mais: Concurso Unificado: Posso me inscrever em mais de um cargo?
O que é o Concurso Nacional Unificado?
O Concurso Nacional Unificado é uma proposta do Ministério da Gestão e Inovação em Serviço Públicos (MGI), para preencher quase 8 mil vagas autorizadas em cerca de 50 órgãos do executivo federal, por meio de um único concurso.
Diferente do modo de seleção atual, onde cada órgão faz seu próprio edital, o CNU prevê uma única seleção, que será realizada simultaneamente, no primeiro trimestre de 2024, em 179 cidades espalhadas por todo o país.
Confira: Quais cidades terão provas do Concurso Nacional Unificado?
Inspirado no modelo do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o objetivo é democratizar o acesso às vagas e dar oportunidades para locais que não costumam receber a aplicação de provas.
Quais as vagas do Concurso Nacional Unificado?
Foram autorizadas quase 8 mil vagas, mas até o momento foram confirmadas cerca de 5 mil vagas no CNU.
Acontece que o órgão deu a opção dos órgãos e ministérios com edital autorizado decidirem por aderir ou não, ao concurso.
O prazo para manifestar interesse na seleção termina no dia 29 de setembro. Portanto, é possível que ocorra mais confirmações.
Como serão as provas do Concurso Nacional Unificado?
Os candidatos serão avaliados por meio de uma prova tipo “ENEM”, que será dividida em dois momentos, em um único turno, com duração de 4h30, sendo:
- 1º momento – Provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos;
- 2º momento – Provas específicas e dissertativas por blocos temáticos.
“Desta forma, o candidato irá realizar as provas objetivas (comuns a todos os candidatos) e as específicas (objetivas e dissertativas) do bloco de sua escolha. As questões específicas serão definidas pelas comissões organizadoras dos diferentes órgãos e entidades públicas cujos cargos/carreiras compõem um determinado bloco. A proposta ainda será validada com os órgãos e entidades públicas que aderirem ao Concurso Nacional Unificado”, disse o MGI.
Em seguida, seria realizada a avaliação de titulação acadêmica e/ou experiência profissional pregressa.
Fique por dentro das últimas informações!
Estamos antenados em torno das movimentações do concurso CNU e qualquer novidade iremos publicar aqui no blog e em nossos outros canais e redes sociais. 🥳
Para você ser avisado em primeira mão, é importantíssimo que nos acompanhe e/ou salve nossos contatos, porque assim que a notícia for publicada, chegará quentinha para você!
Leia também: Como vai funcionar o Concurso Nacional Unificado?
Para mais informações, dá o play no vídeo do professor Heitor Ferreira e confira as últimas movimentações do Concurso Nacional Unificado! 😉