ESA 2021: Assuntos que mais caem em Geografia | Nova Concursos

Concurso ESA 2021: 10 assuntos que mais caem em Geografia!

icone calendario 14 Maio 2021

A prova da ESA (Escola de Sargento de Armas) é uma das mais aguardadas para o ano de 2021, e neste artigo, mostraremos a você quais são os assuntos mais abordados da prova de Geografia, e também falaremos um pouco sobre o nível das provas do concurso ESA 2021 .

Confira abaixo os tópicos de geografia favoritos pela prova da ESA em todos os anos de realização e esteja preparado para enfrentar essa batalha.

Prova concurso ESA 2021

As provas do concurso, costumam ser de nível médio e intermediário, não é tão fácil, mas não impossível. Porém, o candidato precisa realmente dominar a prova para se dar bem.

O conteúdo de geografia da ESA aborda muito o Brasil e os aspectos físicos, humanos, econômicos e sociais do país. Porém, a prova é muito conceitual, é inerente ao inscrito, estudar para essa prova.

Apesar disso, fique atento! A prova da ESA não contém infográficos, mapas e imagens de representação cartográfica. Então a interpretação de texto é essencial para se dar bem.

São 6 questões de geografia, com peso elevado, assim como outras matérias abordadas. A dica é criar um planos de estudos, dedicar seu tempo para as disciplinas, incluindo a de geografia, pois a prova será exigente.

São questões curtas e objetivas, com 5 alternativas de escolha. Geralmente as respostas das perguntas são bem curtas, que é o padrão das provas da ESA.

Quais são as disciplinas cobradas na prova de Geografia da ESA?

Conforme as provas dos últimos anos, fizemos um apanhado para você ficar ligado na importância dos assuntos abordados pela ESA em suas avaliações de geografia. Confira abaixo a lista:

  • Clima – 10 questões
  • Domínios Morfoclimáticos – 8 questões
  • Regionalismo – 8 questões
  • Hidrografia – 7 questões
  • Fontes de Energia – 5 questões
  • População – 5 questões
  • Urbanização – 5 questões

Além disso, é importante observar que grande parte das questões da ESA são relacionadas a geografia física do Brasil, essa é uma dica essencial para não se perder durante os estudos!

Quais os temas mais importantes para a prova de geografia?

Abaixo você irá conferir um resumo de top 10 temas essenciais para a prova do concurso ESA, que com certeza te ajudará a se destacar na prova de geografia. Veja mais detalhes:

1 – Localização e Extensão Territorial do Brasil

O território brasileiro é muito extenso, moldado desde a chegada dos portugueses no ano de 1500, desde então nosso país se consolida e forma suas fronteiras a partir de tratados e alguns conflitos. A maior parte por diplomacia.

O Brasil é localizado na América do Sul, e é cortado pela linha do Equador. Isso faz com que o Brasil seja meridional (sinônimo de Sul). Mas, uma pequena parte, cerca de 5% do Brasil é localizado no hemisfério Norte, ou também, seja Boreal (sinônimo de Norte).

Além disso, o Brasil é um país Ocidental, pois está localizado à Oeste do meridiano de Greenwich, assim como toda a América. O tópico de capricórnio também corta o país.

2 – Relevo Brasileiro

No Brasil, você tem regiões tomadas de Planaltos, Depressões e Planícies. Atenção! No país não existem áreas montanhosas de forma alguma, pois a formação das montanhas é o choque entre placas tectônicas, e no Brasil as placas não se encontram.

3 – Clima do Brasil

No Estado Brasileiro, há 6 tipos de climas brasileiros, como: Equatorial, Tropical, Tropical de Altitude, Tropical Atlântico/Umido, Semi-Árido, Subtropical. E predominantemente, como diz a música, o Brasil é um país Tropical.

  • Clima Equatorial: Quente e Úmido – Norte e parte do Nordeste.
  • Clima Tropical: Estações bem definidas (verão chuvoso e inverno seco) – Centro-Oeste, Norte e Oeste de Minas Gerais e parte do Norte do Nordeste.
  • Tropical de Altitude: Verão chuvoso e Inverno mais intenso e seco por conta da altitude – Centro, Leste, Sul de Minas e São Paulo.
  • Tropical Atlântico – predominantemente Úmido, com chuvas intensas no inverno – Costa Litorânea, de Sul ao Nordeste brasileiro
  • Semiárido – Clima seco a maior parte do ano, com poucas chuvas – Sertão Nordestino (Caatinga).
  • Subtropical – Clima extremamente frio – Sul do país

4 – Domínios Morfoclimáticos

Existem 7 tipos de domínios morfoclimáticos brasileiros, sendo eles: Amazônico, Cerrado, Mares de Morros, Caatinga, Araucárias, Pradarias, Faixas de Transição.

Uma regionalização que é definida pelas paisagens naturais brasileiras. Cada uma delas com sua característica específica e aonde se encontram.

  • Amazônico: Predominante no Norte e em parte do Norte Nordestino, é constituído por terras baixas e florestas, clima equatorial.
  • Cerrado: Predominante do Centro-Oeste brasileiro, com vegetação arbustiva, árvores retorcidas e também bastante ameaçado pela agricultura intensiva (assim como a Amazônia).
  • Caatinga: Característica do interior do Nordeste semiárido. Seco, com plantas que se adaptam a escassez de chuvas, xerófitas, e muitas vezes espinhosas. Como as cactáceas.
  • Mares de Morros: Região Litorânea, com a vegetação arbórea, porém com o desmatamento da Mata Atlântica, hoje é conhecida por muitos relevos.
  • Araucárias: Conhecido como os pinheiros brasileiros, e predominante no Sul, com a mata das araucárias.
  • Pradárias: Região suavemente ondulada, formadas por gramíneas, área da pecuária e do churrasco. Localizado no Rio Grande do Sul predominantemente.
  • Faixas de Transição: Composições de vários tipos, não há uma identidade paisagística predominante, elas estão por todo o Brasil.

5 – População do Brasil

O Brasil é uma área populosa, porém com baixa densidade demográfica. Pois quando se faz o cálculo de área/hab, podemos perceber uma baixa quantidade de pessoas por quilômetros quadrados.

Além disso, há uma má distribuição demográfica no país, já que cerca de 70% dos brasileiros se encontram maiores localizados perto do Litoral, e no interior há baixa concentração de pessoas. Principalmente na região Amazônica.

Ademais, a pirâmide etária da faixa etária também é um fator importante para se observar, o Brasil deixa de ser um país jovem e passa a ser um país com aumento exponencial de pessoas em idade madura.

6 – Urbanização do Brasil

O Brasil, que antes era um país rural, em menos de 40 anos, já se tornou um país urbano. 84% dos brasileiros, segundo o último Censo (2010), são população urbana. Isso é um problema, pois, o processo acelerado de urbanização criou desigualdade social no país.

7 – Industrialização do Brasil

Relacionada ao processo de urbanização do país, o processo foi tardio. Ou retardatário. O Brasil é considerado um país periférico, em vista da industrialização clássica da Europa.

Além disso é uma industrialização concentrada, no Sudeste e parte do Sul. E também, é muito dependente de vários fatores.

8 – Agropecuária do Brasil

A princípio, predominante no centro-sul do país (Centro-Oeste, Sul e Sudeste). Predomínio da grande agricultura comercial. Que se utiliza de técnicas avançadas de cultivo, mecanização, seleção de sementes, adubação, controle de pragas e da tecnologia dos transgênicos.

Região mais desenvolvida do Brasil e técnicas modernas de criação, que elevam a produtividade.

Ademais, na Amazônia, há o predomínio do extrativismo. Por exemplo: do Babaçu, da Castanha, do Açaí, da Borracha.

Além disso, no Nordeste se produz uma pecuária primitiva (extensiva), com o gado caprino. Técnicas rudimentares de criação.

9 – Regionalização

É uma forma de divisão do território brasileiro, para melhor planejar o território, para melhor governar e organizar as diferenças do Brasil.

Uma das divisões do Brasil é a famosa do IBGE, de critérios físicos, dividindo o Brasil em um macro: Norte, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

10 – Fontes de Energia

Um tema muito importante para a prova do concurso ESA e que tem aparecido bastante nos últimos anos. O Brasil é conhecido por reutilização de recursos renováveis (43%) como fonte de energia, como energia Hidraúlica (água), e por biomassa (Etanol e Bagaço).

Porém, a maior parte (56%) são de fontes não renováveis, como Lenha, Carvão e Vegetal.

Dessa forma, viajamos por todos os tópicos mais importantes em geografia para a prova do concurso ESA 2021, bons estudos!

Saiba mais sobre o Concurso ESA: Saiu o Edital com 1.100 vagas para o nível médio!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais