Como será a prova do concurso ESA 2021? | Nova Concursos

Como será a prova do concurso ESA 2021?

icone calendario 04 Maio 2021

O concurso ESA (Escola de Sargentos das Armas) oferta 1.100 vagas para candidatos com ensino médio. As oportunidades são para as áreas da Saúde (55 vagas), Músico (45 vagas) e Geral (1.000) vagas.

As inscrições estão abertas até o dia 4 de maio de 2021, acessando o site do Exército . E a data das provas até o momento, será dia 3 de outubro.

Desse modo, ainda dá tempo de ingressar na carreira militar e começar seus estudos! Confira abaixo o conteúdo das provas e a forma como ela deve ser aplicada.

O que há de novo na prova do concurso ESA?

A primeira coisa em que o candidato tem que se atentar, são as mudanças na prova objetiva. Anteriormente a prova continha 40 questões, agora serão 50 questões para todas as áreas ofertadas. Dessa forma, a prova ficará assim:

Geral:

  • Matemática – 14 questões
  • Português – 14 questões
  • Geografia/História – 12 questões
  • Inglês – 10 questões

Música:

  • Matemática – 10 questões
  • Português – 10 questões
  • Geografia/História – 8 questões
  • Inglês – 10 questões
  • Música – 12 questões.

Saúde:

  • Matemática – 10 questões
  • Português – 10 questões
  • Geografia/História – 8 questões
  • Inglês – 10 questões
  • Saúde – 12 questões.

A grande mudança das provas deste ano, foi a prova de Inglês, que nos anos anteriores cobrava 4 questões e agora passa a ter maior foco nas avaliações, portanto é bom se atentar a essa matéria e ter maior preocupação nos estudos.

Ademais, a questão da valoração de documentos não será mais cobrada, como foi anteriormente em outros anos.

Quais são os critérios de aprovação do concurso ESA?

As redações do certame também tiveram mudanças significativas, já que a redação passa a ser de caráter eliminatório, nos outros anos, a prova era de caráter eliminatório e classificatório.

Agora, a redação não irá pesar na média, candidatos que tiverem média abaixo de 5,0 pontos ou descumprirem exigências da redação, serão eliminados.

Além disso, os critérios de aprovação serão feitos da seguinte forma, o aluno será reprovado nas situações:

  • Se não obtiver, no mínimo, 50% de acertos do TOTAL de questões de cada uma das provas. Ou seja, as notas de cada disciplina deverão ser equilibradas para que você não seja reprovado caso vá bem em matemática e mal em português.
  • Como já comentado, será considerado inapto ao concurso, se obtiver nota inferior a 5,0 na redação.

Quais são os temas cobrados pela prova do concurso ESA?

O edital do concurso cobra diversos temas sobre cada uma das disciplinas, neste artigo faremos um raio-x sobre os temas que podem ser mais cobrados na avaliação, de acordo com as disciplinas comuns a todas as áreas.

Raio-X de Português ESA 2021

Os assuntos mais cobrados em 2020 foram: Parnasianismo (Literatura); Barroco (Literatura); Acentuação Gráfica; Interpretação de Texto; Advérbios; Pronomes; Concordância Verbal; Estrutura e Formação das Palavras; Análise Sintática.

Interpretação de texto (17%): a interpretação de texto consiste na  finalidade que o leitor tira pela leitura do texto, não apenas a compreensão do que está escrito, mas se consegue distinguir o assunto que é abordado.

Barroco (17%): O barroco é um assunto da literatura que diz sobre o estilo de pintura, literatura, música na Europa no século XVII, já o barroco brasileiro diz respeito à costumes e relações sociais, o barroco surgiu no final do Renascimento.

Acentuação Gráfica (17%): Os acentos gráfiso são essenciais na aplicação da língua portuguesa e é uma das regras da linguagem formal.

– Análise Sintática (9%): é o estudo da função de cada termo de uma frase. A análise sintática estuda a relação lógica de uma frase entre as combinações possíveis e a forma como um discurso é organizado.

– Parnasianismo (8%): assim como o Barroco, o parnasianismo é uma escola literária ou movimento literário poético do século XVIII e contemporâneo do Realismo/Naturalismo, sua obra é escrita principalmente em sonetos.

– Advérbios (8%): os advérbios são uma classe gramatical das palavras que modifica um verbo ou um adjetivo, mas nunca um substantivo.

– Pronomes (8%): os pronomes são conjuntos de palavras que podem substituir, modificar ou retomar substantivos variados ou frases derivadas na formação de sentenças.

– Concordância Verbal (8%): é a transmissão de características de forma harmônica entre um sujeito e verbo. Isto é, se o sujeito está no singular, o verbo também deve estar.

– Estrutura e Formação das Palavras (8%): como em um carro, o conjunto de peças que se encaixam fazem o carro funcional. Na estrutura e formação das palavras, o morfema, ou seja, radical de uma palavra, pode constituir a formação de uma família de palavras.

Raio-X Matemática ESA 2021

Na prova de matemática de 2020, foram 11 temas os mais cobrados: Trigonometria (Lei de seno e cosseno); Função/Equação exponencial; Função de 1º grau, equação e inequação; Logaritmos; Conjuntos; Função de 2º grau; Polinômio; Progressão Aritmética; Regra de Três; Geometria Analítica (Pontos e Retas); Geometria Espacial (Esfera).

Função/Equação Exponencial (17%): a função exponencial é aquela em que a variável está no expoente e a base é sempre maior que zero e diferente de 1.

Função de 1º Grau (9%): é uma norma matemática que define a relação entre variáveis x e y dentro de uma equação.

Logaritmos (9%): segundo a matemática, é o número expoente ao valor fixo, a base, que deve ser usado para produzir este número. São quaisquer dois números reais tal como b e x, onde b é positivo e b é diferente de 1.

– Conjuntos (9%):  é a relação básica de um objeto e o conjunto é a relação de pertinência, quando um objeto x é um dos elementos e compõe um conjunto A, dizemos que x pertence a A.

– Função de 2º grau (8%): a função também é chamada quadrática pois é determinado com o maior expoente que a incógnita x assume, sendo escrita como: f(x) = ax² + bx +c. Geralmente sendo resolvida por Delta e Bhaskara.

– Polinômio (8%): é uma expressão algébrica que consiste em variáveis e coeficientes, envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e exponenciação. Exemplo: x² – 4x + 7.

– Progressão Aritmética (8%): é uma sequência numérica em que cada termo, a partir do segundo, é igual à soma do termo anterior de uma constante.

– Regra de Três (8%): na matemática, é uma forma de se descobrir uma quantidade que tenha para outra conhecida a mesma relação que têm entre si, entre outros dois valores numéricos conhecidos.

– Geometria Analítica (8%): é um campo da matemática onde é possível representar elementos geométricos, como pontos e retas, em um sistema de coordenadas.

– Geometria espacial (8%): A geometria espacial estuda as formas, principalmente a esfera, que é um sólido geométrico.

– Trigonometria (8%): A teoria dos senos e cossenos na trigonometria é realizada entre medidas de lados de um triângulo retângulo, usando essas medidas para medidas de ângulos.

Raio-X de História ESA 2021

Já nas provas de História de 2020, foram cobrados 5 conteúdos sendo: Brasil Colônia (Estrutura Político-Administrativo); Brasil República (Era Vargas); Brasil Imperial (Primeiro Reinado e Período Regencial); Brasil Colônia (Invasões Estrangeiras); Brasil Colônia (Reformas pombalinas, rebeliões coloniais, Emancipacionistas).

Brasil Imperial (33%): O período regencial aconteceu entre o 1º e 2º reinado, pois se fez necessário para que o príncipe tivesse idade para ser coroado imperador no Brasil da época. O 1º Reinado foi o período iniciado a partir da independência do país em 1822.

Estrutura Político-Adm (17%): na época, foi criado um sistema político-administrativo descentralizado, sem governo central. Todos os donatários da sua terra reportavam-se diretamente ao rei em Portugal, essa estrutura foi o primeiro passo para a implementação do funcionamento das capitanias.

Invasões Estrangeiras (17%): houveram incursões inglesas e restringiram-se a ataques de piratas e corsários ao Brasil, ataques esses que tornaram a colônia Inglesa bem menos presente no país que a francesa e a holandesa.

– Reformas Pombalinas, Rebeliões Coloniais e Emancipacionistas (17%): Reforma Pombalina foi a extinção definitiva das capitanias hereditárias. As Revoltas Coloniais ocorreram para separar as colônias, como: Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana.

As Revoltas Emancipacionistas foram movimentos sociais ocorridos na época, caracterizados por anseio de conquistar a independência do Brasil de Portugal.

– Brasil República (16%): A Era Vargas é caracterizada pela posse de Getúlio Vargas entre o período de 1930 e 1945. Momento muito importante para a história brasileira.

Raio-X de Geografia ESA 2021

A prova do concurso ESA em 2020 cobrou 6 temas diferentes na disciplina: Clima; Vegetação; Industria Brasileira; Hidrografia; População; Noções Cartográficas e Fusos Horários.

Noções cartográficas e Fusos Horários (17%): cartografia é a ciência de reproduzir mapas, em aspectos políticos, populacionais e economicos, a partir de dados e técnicas matemáticas.

Os fusos horários formam uma divisão no globo terrestre em 24 pedaços, e cada fuso equivale a 1 hora, assim a medida de deslocamento altera os fusos de acordo com o lugar.

Industria Brasileira (17%): As industrias brasileiras são o que fazem o mercado girar, entre 1930 e 1955 as indústrias produziram bens de consumo duráveis, como automóveis, e bens de consumo não duráveis, como calçados, roupas e alimentos.

População (17%): População é definido como conjunto de pessoas dentro de um território, a geografia preocupa-se não só com o número de habitantes, mas com suas características, condições e processos de evolução, chamando de demografia.

Hidrografia (17%): é o ramo da geografia física que estuda as águas do planeta, como rios, mares, oceanos, lagos, geleiras, água de subsolo e da atmosfera.

– Clima (16%): o clima é um conjunto de fenômenos associados às variações do tempo da atmosfera terrestre em determinado local.

– Vegetação (16%): é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região do Brasil, com destaque para variações de temperatura e umidade.

Raio-X de Inglês ESA 2021

A matéria com maior destaque nas questões de 2021 contou no concurso de 2020 com 4 temas: Verbos no Tempo Presente; Interpretação de Texto; Singular e Plural; Pronomes e suas Referências.

Verbos no Tempo Presente (25%): chamados de Verb To Be no inglês, no presente eles representam o verbo que acompanha o sujeito e como colocá-los corretamente na frase. Exemplo: I (eu/sujeito) Am (sou/estou, verbo).

Interpretação de Texto (25%): assim como cobrado no português, a interpretação de texto para o inglês é o quanto de uma frase ou assunto você consegue assimilar e saber o tema abordado.

Singular e Plural (25%): para o inglês, podem ser usadas palavras em frases tanto no plural como no singular, a depender do tipo de frase.

– Pronomes e suas referências (25%): assim como no português, os pronomes tem os mesmos significados e são os mesmos, mas empregados de forma diferente. São palavras que acompanham ou substituem o substantivo da frase.

Confira no vídeo outras informações:

Saiba mais sobre o Concurso ESA: Saiu o Edital com 1.100 vagas para o nível médio!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais