Concurso ESA: Como será a redação? | Nova Concursos

Concurso ESA: Como será a redação?

icone calendario 04 Maio 2021

O concurso Esa é um dos mais aguardados pelos concurseiros, principalmente por oferecer grandes oportunidades. Se você vai participar dessa seleção, confira neste artigo algumas dicas para a redação e prepare-se!

Vale ressaltar que as inscrições do concurso que conta com mais de 1000 vagas seguem abertas e as provas estão previstas para ocorrer no mês de outubro.

A Nova Concursos preparou este artigo com algumas dicas e análises sobre como será a redação do próximo concurso ESA. Não deixe de conferir!

Como será a redação do concurso ESA?

Estar preparado para realizar uma prova é fundamental para ter um desempenho satisfatório e aumentar as chances de ser aprovado no concurso que você tanto deseja.

A redação é uma das competências que deve ser levada em consideração, pois demonstra a capacidade do candidato de expressar as suas ideias, defender seu ponto de vista de maneira incisiva, além de gerar reflexão sobre questões sociais.

Confira a seguir algumas dicas para montar a estrutura de uma redação e conseguir alcançar seu objetivo no concurso ESA:

  • Estética Textual e organização textual 
  • Tipo textual explicativo – argumentativo
  • Questões Sociais – observar o tema e posicionar 
  • Título obrigatório

Estética Textual e organização Textual

A estética textual está relacionada com a maneira como você apresenta o seu texto para o leitor, levando em consideração questões como legibilidade da escrita, organização dos parágrafos, espaçamento entre palavras, respeito aos limites da linha, dentre outros.

Uma dica muito válida na hora de organizar seu texto é pensar como se você fosse o corretor. Imagine fazer a correção de 100 textos extremamente desorganizados, mal cuidados e com uma letra difícil de entender? Provavelmente, isso irá influenciar negativamente na percepção do leitor quanto às ideias ali apresentadas.

Sendo assim, confira algumas dicas para manter seu texto organizado:

  • Fique atento à legibilidade das palavras – Mesmo que você não tenha uma letra maravilhosa, é necessário que ela seja legível.
  • Use o número de linhas ao seu favor – Cumprir o espaço é importante e pode demonstrar planejamento.
  • Respeite as margens – Para você que não deseja “quebrar as palavras”, escreva até o final da linha, respeite as margens e faça a divisão silábica sempre que for necessário. 
  • Padronize o recuo do parágrafo – Mantenha sempre o mesmo espaçamento quando for utilizar parágrafos, isso irá harmonizar a formatação do texto. 
  • Não salte linhas – Além de gastar espaço, pulando linhas você irá comprometer a estrutura da redação.
  • Evite ao máximo rasurar – Embora seja permitido rasurar na redação, não é bom que o texto tenha muitas correções. Porém caso necessário, é aconselhado passar um traço na palavra errada e logo em seguida escrever a correta.
  • Não dê espaçamentos exagerados entre as palavras – Isso pode dar impressão que você está tentando ocupar as linhas, porém sem muito conteúdo a acrescentar. 
  • Padronize o tamanho dos parágrafos – Para não ficar parecendo que você teve uma ótima ideia em um parágrafo (grande) e outra mais fraca no outro (pequeno demais) garanta que o tamanho deles seja mais ou menos igual.

Outra questão muito importante é em relação a Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Na introdução, procure reapresente o tema – Imagine que o corretor do seu texto não conheça o tema, sendo assim ao ler a sua introdução ele vai estar “por dentro” do que será abordado ao longo da sua redação.

Desenvolvimento – Pode ser divido em 2 partes, uma você aborda qual vai ser o assunto do desenvolvimento e discorre sobre ele e na segunda faça um desfecho, critique o problema, demonstre sua indignação, reflexão a autoria. Sendo assim, você irá apresentar as causas e consequências do tema.

Conclusão – É a síntese do problema tratado no decorrer do texto, fechamento da redação. Se a redação está planejada para trinta linhas, a parte da conclusão deve ter quatro a seis linhas. Nesta parte, as ideias tratadas no texto propõem uma solução. O ponto de vista do escritor, apesar de ter aparecido nas outras partes, adquire maior destaque na conclusão.

Tipo textual dissertativo – argumentativo

texto dissertativo-argumentativo é o texto onde o autor seleciona informações, fatos e opiniões em defesa de uma tese central e de seus pontos de vista a respeito do tema.

Uma das características essenciais do texto dissertativo-argumentativo é a exposição de uma tese central logo na introdução do texto. Isso porque, mais do que informar os leitores a respeito de determinado assunto, o autor do texto deve expor as suas opiniões sobre o tema. A tese pode ser construída a partir de relações de causas e consequências que envolvem o tema.

Além disso, o autor deve fazer uma análise crítica a respeito dos argumentos e expor seus pontos de vista (negativos ou positivos) com o objetivo de sustentar a sua tese inicial e persuadir o leitor a acatar o seu posicionamento com relação ao tema.

Questões Sociais – observar o tema e posicionar 

Toda argumentação inserida no texto deve ser comprovada a partir de informações verídicas: pesquisas, reportagens e mobilização de outras vozes de autoridade no texto para concordar ou reafirmar suas ideias, como pesquisadores, filósofos, estudiosos, sociólogos, profissionais da área etc.

Geralmente, os temas abordados nas redações são voltados para questões sociais, ou seja é esperado que além de fazer uma crítica construtiva, você possa trazer possíveis soluções. A ESA costuma cobrar temas atuais, sendo assim fique atento em tudo que rola no país.

Título obrigatório

Apesar de gerar muita preocupação, o título deve ser o resumo do que será abordado no texto, do seu ponto de vista. O título deve ser sempre curto e objetivo, e deverá ser centralizado na linha para que visivelmente seja reconhecimento como tal.

Vale ressaltar que o título é extremamente importante, ou seja, não deixe de colocá-lo.

Confira as dicas do professor:

Saiba mais sobre o Concurso ESA: Saiu o Edital com 1.100 vagas para o nível médio!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais