Concurso Polícia Federal: Curso de Formação | Nova Concursos

Concurso Polícia Federal: Como será o Curso de Formação?

icone calendario 30 mar 2021

Atenção, concurseiros! As provas objetivas do concurso PF 2021 serão realizadas em maio. Entretanto, é importante que os candidatos fiquem por dentro das etapas do concurso, uma vez que, são 1.500 vagas com salários de até R$ 24.150,74.

Confira: Curso Online GRÁTIS concurso PF

Concurso PF: curso de formação

A diretora de Gestão de Pessoal da Polícia Federal, delegada Cecília Silva, revelou detalhes do curso de formação da PF. Ela afirmou que a realização do curso integralmente acontecerá na Academia Nacional de Polícia, em Brasília. Entretanto, o formato e a duração ainda estão sendo revisados.

“Agora a gente está fazendo já pensando também em reformular o próprio curso ou manter pontos do que foi agora no passado, um pouco mais reduzido em razão da pandemia. A gente não sabe em qual cenário estaremos lá (no curso)”, disse a delegada.

Durante o curso de formação, os candidatos receberão bolsa no valor de R$ 50% do subsídio. “Tem alunos que chegam e já são servidores públicos. Então, dependendo do afastamento dele, o valor do salário é mantido”, explicou.

A delegada explicou ainda que durante o curso, alguma situação psicológica ou física que seja necessário submeter o candidato a uma avaliação mais criteriosa, pode ser detectada. Isso pode, inclusive, resultar em eliminação.

“Todos estão sujeitos a isso, mas as eliminações nesses quesitos são poucas mesmo, porque realmente são para casos que se mostram muito graves”, enfatizou.

Portanto, a nota que o candidato conseguir ainda na primeira etapa do concurso público , servirá apenas para classificação e convocação para o curso.

“No CFP, ele é submetido a várias provas, teóricas e práticas, inclusive operacionais”, explicou.

“Haverá uma lista de vagas e os candidatos escolhem seguindo a lista de classificação. Para que o pessoal entenda, antes dessa disponibilização, a gente faz um concurso de remoção interna da Polícia Federal. Então, primeiro a gente abre oportunidade para quem já é servidor e quer se movimentar em nível nacional. O apanhado dessas vagas é oferecido no curso de formação”, completou.

Como funciona o curso de formação da PF?

Última etapa para ingresso dos aprovados, o Curso de Formação é de caráter eliminatório e abrange disciplinas teóricas e operacionais. Ele tem o objetivo de desenvolver e aprimorar as competências necessárias a cada perfil profissional.

Entre as disciplinas abordadas estão Técnicas de Investigação Policial e Planejamento de Ações e Operações Policiais. Fora essas, existem outras que são abordadas sob a ótica da rotina policial e das estratégias de enfrentamento, como é o exemplo de Crimes Ambientais e Desvios de Recursos Públicos.

É uma média de 850 horas-aula o total do curso, que ocorre durante o período aproximado de cinco meses, com uma intensa rotina aos alunos, sob regime de semi-internato, das 7h40 às 19h30, de segunda a sábado, com alguns intervalos para descanso entre as aulas e almoço.

Durante o curso, os alunos são acomodados em alojamentos coletivos, como informou a PF. Isso, segundo o órgão, é uma importante fase da formação, pois abrange a convivência, a superação das diferenças e o desenvolvimento da resiliência, entre os alunos.

Concurso Polícia Federal: provas adiadas

As provas do concurso Polícia Federal foram adiadas para o mês de maio, como informou a banca organizadora do processo, o Cebraspe .

A medida foi tomada em razão das medidas restritivas adotadas pelos estados e municípios frente ao aumento do número de casos da pandemia Covid-19.

Se você está se preparando para o concurso PF, preste atenção: aproveite este tempo extra, faça uma boa revisão das matérias, pratique com exercícios de provas anteriores. Certamente assim você estará mais do que pronto no dia prova.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal 2021: Inscrições para PcD's são reabertas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais