Concurso TJ SP: Assuntos cobrados em Atualidades | Nova Concursos

Concurso TJ SP 2021: Top 10 assuntos mais cobrados de Atualidades!

icone calendario 12 ago 2021

O Concurso do TJ SP está com inscrições abertas e promete uma grande concorrência. Comece já seus estudos para garantir sua vaga: saiba o que estudar em Atualidades!

Reunimos neste artigo as principais matérias de Atualidades que são cobradas no concurso TJ SP e também algumas orientações de estudo.

Confira nossas dicas e garanta seu cargo no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Quantas vagas o edital TJ SP está ofertando?

O edital do concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo está ofertando, no total, 845 vagas.

Do total de oportunidades, 400 vagas são direcionadas para a capital, São Paulo, 60 são para a grande São Paulo e as 385 restantes são distribuídas por todo o Estado, interior e litoral.

O edital prevê, também, que 5% das vagas fiquem reservadas para candidatos PcDs e 20% sejam direcionadas para candidatos negros.

Como fazer a inscrição para o concurso TJ SP?

Para se inscrever, basta acessar o site da banca organizadora, a Vunesp , até o dia 02 de setembro e pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 79,00.

Terão direito à redução de 50% do valor da taxa os candidatos que se enquadrarem nas seguintes situações de forma cumulativa:

  • seja estudante regularmente matriculado em uma das séries do ensino médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação; e
  • Receba remuneração mensal inferior a 02 (dois) salários mínimos ou esteja desempregado.

Dicas de como estudar Atualidades para o concurso TJ SP

O estudo de Atualidades para prestar algum concurso público deve ser pautado nos tópicos específicos pedidos no edital, portanto é necessário ler o documento com atenção.

A melhor forma de estudar Atualidades é lendo muito e acompanhando jornais, noticiários ou o meio de informações de sua preferência.

No entanto, é preciso tomar cuidado com sites que não são de muita confiança, pois estes podem trazer informações incompletas ou mesmo que não são verdadeiras.

O edital para Escreventes de 2021 indica que os candidatos precisarão conhecer os principais fatos ocorridos no Brasil e no mundo no ano de 2021, desde o primeiro semestre.

Para isso, é bacana que o concorrente pesquise os principais sites que veiculam notícias sobre economia, sobre política, sobre cultura para, então, ter conhecimento sobre o que pode ser cobrado na prova.

Outra questão que vocês, estudantes, devem levar em consideração é a banca organizadora. No caso do concurso TJ de São Paulo , é a Vunesp. É sempre bom pesquisar sobre a organizadora e o tipo de prova e de questões que ela aplica e os conteúdos que ela costuma cobrar.

Também é interessante que o candidato reconheça a forma de estudo que é mais eficiente para si próprio. Por exemplo, muitas pessoas gostam de estudar somente pela leitura, enquanto outras precisam fazer exercícios. Uma vez identificada a melhor forma de estudo, coloque-a em prática!

Mais algumas dicas para estudar Atualidades:

  • Faça mapas mentais;
  • Leia muito;
  • Alterne a teoria com a prática sempre;
  • Refaça provas antigas do concurso para calcular o tempo de prova.

O que pode ser cobrado nas provas de Atualidades do concurso TJ SP?

A banca Vunesp é conhecida por exigir bastante interpretação de Texto em suas provas, portanto, antes de mais nada, é preciso saber interpretar as questões.

Sobre Política

Um dos assuntos que pode cair na prova é sobre as eleições nos Estados Unidos, mais especificamente, a posse de Joe Biden e tudo o que essa cerimônia envolveu.

Também é importante saber os conflitos que aconteceram entre Trump e Biden, além de entender as propostas de governo do partido que foi eleito, inclusive o planejamento de transformar os EUA em um Estado Forte.

Os conflitos entre a Palestina e Israel, que duraram 11 dias, também foram destaque no início deste ano e podem ser cobrados pela Vunesp. Esses conflitos já duram séculos e é importante entender os motivos por trás dessa rivalidade e tudo o que a guerra acarreta.

Também relacionado a Israel, é possível que caia alguma questão sobre o novo governo israelense, que finalizou a era Netanyahu, o antigo primeiro-ministro, e todas as promessas do novo governo.

Sobre Economia

Na área de economia, o candidato deverá entender os desafios econômicos que o Brasil enfrentará com o grande desinvestimento que vem sofrendo. Isso também precisa ser estudado com os outros países emergentes.

Ainda dentro de economia, as notícias sobre os auxílios emergenciais durante a pandemia podem aparecer na prova do TJ SP, portanto este é um tópico a ser estudado.

Sobre a Covid-19

Um dos tópicos mais comentados no mundo todo em 2021 diz sobre a vacinação contra o COVID-19, então este é, sem dúvida, um assunto a ser muito estudado para a avaliação de Escreventes. É importante focar na distribuição de vacinas no Brasil, também.

Sobre o Brasil e o mundo

Nos assuntos sobre o Brasil, a grande quantidade de focos de incêndio na Amazônia pode ser temática de questões.

Dentro dos assuntos culturais, podem haver questões, também, sobre os incêndios na Cinemateca, localizada em São Paulo. Outro ponto cultural que teve destaque esse ano foi o discurso de Regina King que abriu o Oscar 2021, sobre o assassinato de George Floyd.

Conteúdo Programático de Português para o concurso TJ SP

Confira o conteúdo programático completo contido no edital do TJ SP – Escreventes:

  • Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 1° semestre de 2021, divulgados na mídia local e/ou nacional;
  • Artigos 1º ao 13; 34 ao 38 da Lei nº 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência, com as alterações vigentes até a publicação deste edital.

Confira mais informações sobre Atualidades no concurso TJ SP – Escreventes com a aula da professora Carla Kurz:

Saiba mais sobre o Concurso TJ SP 2021: Edital publicado com 845 vagas para Escrevente!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais