Pesquisar no blog

Concursos 2022 x pandemia: O que muda? Veja o que as bancas pensam!

icone calendario 01 fev 2022

Com a chegada da nova variante Ômicron, o destino dos grandes eventos parece incerto, mas afinal, como ficam os concursos? Acompanhe o que dizem as bancas!

Anteriormente, o final de 2021 foi marcado pelo surgimento da nova variante da Covid-19, a Ômicron. Nesse sentido, é preciso se atentar quanto ao alerta para a realização de grandes eventos, como a aplicação de provas de concursos públicos.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Visão geral sobre os concursos 2022 x pandemia

Como dito anteriormente, a preocupação em relação ao aumento de casos devido à nova variante, se estende a cada dia.

Mesmo com o avanço da vacinação, grandes eventos já estão sendo adiados, como no caso dos desfiles de Carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro, que devido às circunstâncias serão realizados em abril.

Contudo, muitos candidatos começaram a questionar sobre o futuro dos concursos públicos , que independente das circunstâncias, seguem previstos, com grande oferta de vagas.

Dessa forma, acompanhe a seguir o posicionamento das bancas em relação ao destino das seleções:

Vunesp

Segundo a banca Vunesp , “não há neste momento programação para adiamento de prova, decisão que compete sempre às Comissões constituídas pelos órgãos contratantes.”

Cebraspe

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe ) não prevê adiamento de concursos, sejam eles novos ou em andamento.

Ainda conforme a banca, “o Cebraspe continuará aperfeiçoando seus protocolos de saúde na aplicação de provas e inovando, de forma a garantir a execução dos eventos sob sua responsabilidade com a excelência pela qual é reconhecido e com total segurança para todos que participam das avaliações.”

Idecan

Da mesma forma, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional, o Idecan , diz que permanecerá atento aos desdobramentos da pandemia.

Ou seja, a banca “pretende manter a execução dos seus concursos por confiar nos protocolos que vem adotando com sucesso.”

Idib

Do mesmo modo, o Idib também não pretende adiar ou suspender os seus concursos públicos vigentes.

A banca informa que “tem o compromisso de zelar pela segurança de todos os envolvidos em exames e demais eventos da instituição. Portanto, assim como vem realizando em outras provas pelo país desde o início da pandemia, a banca continuará respeitando as normas sanitárias vigentes para o enfrentamento do novo coronavírus.”

IBFC

Por fim, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, o IBFC , também não tem previsão de adiar as provas de concursos públicos.

Como mensagem aos candidatos, a banca diz que:

“Em princípio, temos de considerar que as etapas de concursos públicos envolvem grande número de pessoas e que, além dos cuidados da equipe do IBFC que irá trabalhar na aplicação, é essencial contar com a consciência e responsabilidade dos candidatos.”

Protocolos de segurança usados pelas bancas organizadoras nos concursos

Como dito anteriormente, as bancas não trabalham a possibilidade de suspender ou adiar os eventos previstos dos concursos que estão organizando.

Nesse sentido, confira as medidas de segurança e como as bancas estarão se organizando para receber os candidatos para as provas.

De modo geral, as bancas citadas, seguem as recomendações das autoridades sanitárias dos municípios e dos estados onde as provas são aplicadas.

Ainda assim, são publicados juntamente com o edital as orientações sobre a prevenção à Covid-19 na aplicação da prova. Que são geralmente as seguintes:

  • Uso de máscaras durante toda a permanência nos locais de prova;
  • Salas e outras dependências passam por reforço na higienização e recebem um público 40% menor do que a capacidade máxima;
  • Aferição de temperatura corporal e a limpeza das mãos por álcool 70% logo na entrada.

De modo geral, podemos concluir que apesar da preocupação e cuidado com a nova variante, os concursos seguem a todo vapor! A Nova Concursos ressalta a todos os concurseiros que os cuidados devem ser redobrados.

Será obrigatório o comprovante de vacinação nos concursos?

Por fim, a exigência do comprovante de vacinação poderá variar de acordo com cada concurso. Sendo assim, é necessário que o candidato fique atento ao edital de abertura do concurso , ou, então, ao edital de convocação contendo as regras e orientação para as provas.

Lembrando que, os candidatos do concurso MP TO Promotor receberam a notícia de que o comprovante de vacinação será exigido. A determinação foi do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) ao Ministério Público do Tocantins .

O Cebraspe, organizador, informou que o candidato que não apresentasse o comprovante de vacinação não poderia realizar a prova preambular e as provas discursivas.

assinatura completa
Acompanhe nossas

redes sociais