Compartilhar:

Gestão do Tempo: Encontre tempo para estudar!

icone calendario 25 mar 2019

tempoConquistar uma vaga no setor público exige do candidato além do conhecimento, propriamente dito, outras habilidades que farão a diferença em sua preparação rumo à aprovação e saber organizar e administrar o tempo é fundamental, tanto para quem se dedica exclusivamente aos estudos, quanto para quem divide o tempo entre estudos e casa, família e trabalho, por exemplo. O tempo de estudo está em interação com todas as demais atividades e organizá-lo pode lhe favorecer para que estude com mais qualidade!

Existem aqueles momentos que você não usa para estudo, mas que com alguma adaptação podem ser proveitosos, como por exemplo, o tempo que gasta com deslocamento, ocasiões estas em que pode revisar matérias estudadas através de leituras e áudios (você mesmo pode gravar os áudios para estes momentos de revisão!) ou ainda resolver questões em sites e aplicativos! O mesmo pode ser feito em filas e salas de espera ou em situações diversas de nosso dia a dia, transformando assim em produtivo o tempo até então ocioso! Procure ter material para leitura sempre em mãos e também relembrar matérias estudadas para treinar a memória! Faça um teste: calcule quanto tempo de estudo você ganha com essas atitudes!

Tendo em vista a importância de planejar o seu tempo de estudo e como isso pode lhe beneficiar, se faz necessário que você conheça sua rotina para distribuir suas atividades adequadamente ou até mesmo para que possa criar tempo para estudar, como no exemplo acima!

Convido agora você, caro candidato, a planejar seu tempo, a encontrar tempo para estudar em meio as atividades diárias, de forma eficiente e visando sua preparação! Se estiver disposto, é hora de ter papel e caneta em mãos!
Comece listando todas as suas atividades, quais são seus compromissos fixos, como você descreve sua agenda diária, sua rotina?

Feita essa lista, faça um levantamento de todo o tempo que você tem disponível para seus estudos e se este tempo for satisfatório, utilize tais horários para se dedicar aos estudos!

Porém, se não encontrou em sua agenda uma quantidade satisfatória de horas para estudar, peço que você analise suas atividades listadas e, considerando o impacto destas sobre sua aprovação, classifique-as em atividades de:
– grande importância (exercem influências positivas em sua aprovação)
– razoável importância (são importantes mas exercem pouca influência em sua aprovação)
– pouca importância (não são urgentes e exercem pouca influência em sua aprovação)
– delegáveis (atividades que podem ser delegadas à outras pessoas)
– elimináveis (atividades que podem lhe trazer conforto, porém, não exercem influência alguma em sua aprovação)

Depois de classificar todas as suas atividades listadas, procure reorganizar sua agenda, pensando em seu propósito de ser aprovado! Lembrando que, reservar um tempo para o seu lazer e bem-estar é de fundamental importância, pois impacta no seu desempenho durante o processo de preparação!

Acredito que conseguirá remanejar melhor o tempo dedicado a cada uma de suas atividades e assim otimizar seu tempo e estudos!

E finalizo deixando uma pergunta para reflexão: O que somente você pode fazer e que, se for benfeito, te levará ao encontro da realização de seus objetivos e sonhos?

Espero ter contribuído com vocês!!
Bons estudos e sucesso!

 

LialaLiala Schultz
Psicóloga, Arteterapeuta e Coach. Atua com Desenvolvimento Humano, Orientação Profissional e Coaching para Concursos.

Mais informações: www.concursos.coachingepsicologia.com

 

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais