Informática para Concurso

Antigamente uma pequena parcela da população sabia o que era um computador e como operá-lo, porém, atualmente praticamente todo mundo tem acesso a ele e sabe manuseá-lo, de idosos a crianças: o bicho de sete cabeças não existe mais.

O PC é um dos equipamentos que nos leva para as redes sociais, para os e-mails, para pesquisar algo na internet e navegar. Mas todo esse conhecimento é suficiente para uma pessoa que vai prestar concurso público e ir bem nas provas?

Nem sempre essas noções básicas dão suporte para o candidato enfrentar a banca na hora H e hoje em dia as bancas organizadoras estão cada vez mais aprofundando os temas sobre esse assunto, por isso, esse post vai trazer algumas dicas e esclarecimentos sobre a informática para concurso e ajudar você a se preparar melhor para a prova.

Ter noções dos sistemas operacionais existentes e como funcionam, como desenvolver e usar as planilhas eletrônicas e os editores de texto, saber quais são os navegadores, como funciona a segurança da informação, o que são os dispositivos, dentre outros, são alguns tópicos que podem constar no edital de um concurso público.

Sendo assim, você precisa ter essa disciplina na ponta da língua tanto quanto as demais como português e matemática / raciocínio lógico, por exemplo, para se dar bem na prova e conquistar o cargo escolhido. Vamos nessa? Continue lendo e tenha uma boa leitura!

A forma como se estuda informática para concurso é diferente das outras disciplinas?

Se dedicar a informática para concurso não é uma tarefa muito fácil, pois a tecnologia da informação está a todo momento se inovando, modificando e atualizando, por isso que o seu estudo precisa ser um pouco diferente das demais disciplinas.

Estudar essa matéria requer dinamismo já que todos os anos novos programas e aparelhos são lançados e na maioria das vezes substituem os antigos e isso torna os tópicos dessa matéria mais ultrapassadas que as demais e será muito difícil que um conteúdo seja o mesmo de um edital para o outro.

Usar materiais teóricos e tecnológicos te ajudará na hora de se preparar para as questões de informática. No entanto, usar itens tecnológicos diariamente não faz do concurseiro um ser capaz de gabaritar questões de informática. Estudar para um concurso público vai exigir do candidato pesquisas teóricas e práticas, essa é a base que você precisa traçar para o seu plano de aprendizagem.

Para se preparar teoricamente você pode utilizar Apostilas, PDF’s, livros, manuais de ferramentas, de programas e videoaulas. Já na prática usar o computador diariamente vai te favorecer a fixar o que sabe e o que já aprendeu mexendo em programas como o pacote Office e navegando pelo Internet Explorer.

Um ponto bastante importante é checar o edital para verificar o conteúdo que vai cair, pois de nada adianta o candidato se debruçar sobre as tecnologias mais novas e na hora da prova cair sobre uma tecnologia mais antiga, de dois ou três anos atrás.

Dicas valiosas para estudar informática para concurso

É importante que o concurseiro tenha em mente que ao usar o computador todos os dias muitas tarefas podem estar no piloto automático, ou seja, a pessoa sabe fazer uma determinada coisa, mas não sabe explicar a questão técnica ou teórica do que está fazendo.

Daí a importância de saber mais a fundo sobre a informática para concurso. Não que a afinidade com o software ou com o PC não conte, mas é preciso estudar para alcançar um resultado positivo na prova.

Tenha muita cautela com a internet e desconfie de alguns conteúdos pesquisados. Você sabe que é muito fácil estar online e escrever através internet hoje em dia, sendo assim, qualquer pessoa pode se aventurar a escrever artigos explicando como utilizar o programa “X ou Y” sem ter conhecimento ou dominar sobre o tema.

Sempre utilize conteúdos confiáveis, de sites conhecidos e renomados, além de manuais específicos elaborados pelos criadores de programas, softwares, etc.

Tenha muito cuidado com os atalhos que usa no dia-a-dia, como por exemplo o “Ctrl” mais a palavra B para salvar um documento no Word, Excel ou Power Point. Tente conhecer de fato o básico sobre a informática e não se apegue tanto a eles, pois os PC’s têm atalhos para quase tudo.

Conheça o perfil da banca que está organizando a prova para tentar decifrar o tipo de prova que costuma aplicar. Cada banca possui abordagem específica sobre determinado tema e conhecendo-a poderá adaptar a linguagem e a cobrança que ela vai exigir.

A dica mais importante que você precisa saber sobre a informática para concurso foi deixada para o final: leia o edital atentamente. Somente com a leitura do documento o concurseiro saberá de fato o que a prova vai abordar.

Como foi dito mais acima nesse post, a tecnologia é muito dinâmica e muda o tempo todo e decifrando ela você vai conseguir traçar estratégias de como direcionar o seu estudo para o concurso-alvo. É no edital que vai encontrar o conteúdo programático e a partir daí planeje como vai estudar o material e se dar bem na prova.

O que devo estudar para gabaritar a prova de informática para concurso?

É comum alguns temas aparecerem com mais frequência como por exemplo: programas comuns ao uso diário como o Excel e o Word, sistemas operacionais com foco para o Windows, internet e os tipos de navegadores e segurança da informação.

Os tópicos que são recorrentes de provas passadas ajudam os candidatos na difícil tarefa de onde e como começar a estudar e é a partir deles que vai traçar um conhecimento básico de informática facilitando o aprendizado e aumentando as chances de tirar uma boa pontuação nos exercícios. Porém, é muito difícil prever assertivamente o que deve e o que não deve cair numa prova de informática para concurso público.

O sistema operacional é o que faz um computador funcionar, em tese ele é um administrador geral do PC, como por exemplo o Windows, que é bastante utilizado em repartições públicas, ou o Linux. A sua importância faz com que o tema caia bastante nos concursos, por isso é importante que você tenha em mente o conceito e as características de cada sistema operacional e quais são os procedimentos para realizar tarefas.

Navegador é outro tema sobre noções de informática que poderá cair numa prova. São esses programas que possibilitam o acesso à internet e os mais conhecidos são o Internet Explorer, o Mozilla Firefox e o Google Chrome.

A proteção e segurança são temas importantíssimos que o candidato não deve deixar de estudar. É preciso que esteja na ponta da língua os conceitos básicos desses dois itens. Entender e saber diferenciar os conceitos de vírus, firewall, worm e antivírus, dentre outros, precisam fazer parte dos seus estudos, pois há uma grande probabilidade de eles caírem numa questão do teste. Também é importante que o concurseiro saiba compreender e interpretar o vocabulário usado na informática para facilitar na hora que for responder os exercícios da prova.

Feito tudo isso você estará preparado para arrasar no resultado da prova. Esse post quis te ensinar o básico de como estudar e o que estudar para a prova de informática para concurso. Ah, e não deixe de registrar as suas sugestões ou dúvidas nos comentários logo abaixo!

Acompanhe nossas

redes sociais