O que cai na prova: Bombeiros - MG

O que cai na prova: Bombeiros – MG

icone calendario 28 jan 2021

bombeirosmg-250X250 O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais publicou edital em novembro de 2015 para contratar 560 novos Militares. O concurso, organizado pela Gestão concursos, exige que os candidatos tenham ensino médio completo. Para concorrer é preciso se enquadrar em algumas exigências, como faixa etária entre 18 e 30 anos, altura mínima de 1,60 metros.  A remuneração varia de R$ 3.506,40 até R$ 8.874,59, dependendo do cargo.

Garanta a sua vaga neste concurso
Compre aqui: Apostila Bombeiros-MG
Curso online Bombeiros-MG

Para saber mais detalhes sobre as vagas oferecidas e baixar o edital, veja a página do Concurso Bombeiros – MG.

Conteúdo programático
A primeira etapa de provas objetivas está agendada para o dia 13 de março de 201.

Português

I – Compreensão e interpretação de textos dissertativos. II – Coesão e coerência textuais. III – Conhecimentos linguísticos – norma culta: Ortografia / acentuação; classes de palavras: definições, classificações, formas, flexões, empregos; formação de palavras; estrutura da oração e do período: aspectos sintáticos e semânticos; concordância verbal; concordância nominal; regência verbal; regência nominal; sinais de pontuação: emprego; crase: emprego de sinal indicativo. IV – A variação linguística: as diversas modalidades do uso da língua adequadas às várias situações de comunicação.

Matemática

Linguagem dos Conjuntos: Representações de um conjunto, pertinência, inclusão, igualdade, união, interseção e complementação de conjuntos. Números Reais: O conjunto dos números naturais: operações, divisibilidade, decomposição de um número natural nos seus fatores primos, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum de dois ou mais números naturais. O conjunto dos números inteiros: operações, múltiplos e divisores. O conjunto dos números racionais: propriedades, operações, valor absoluto de um número, potenciação e radiciação. O conjunto dos números reais: números irracionais, a reta real, intervalos. Unidades de Medidas: Comprimento, área, volume, massa, tempo, ângulo e velocidade. Conversão de medidas. Proporcionalidade: Razões e proporções: grandezas direta e inversamente proporcionais, regra de três simples e composta. Porcentagens. Juros simples e compostos. Cálculo Algébrico; Geométrica plana; Trigonometria.

Física

Mecânica: Potência de dez – Ordem de grandeza. Algarismos significativos – precisão de uma medida. Grandezas escalares e vetoriais – operações elementares. Aceleração – Movimento retilíneo uniformemente variado – Movimentos retilíneo uniforme da partícula e Circular uniforme. Composição de forças – 1ª lei de Newton – equilíbrio de uma partícula – peso de um corpo – força de atrito. Composição de velocidade – independência de movimentos – Movimento de um projétil. Equilíbrio dos fluídos – Densidade – Pressão – Pressão atmosférica – Princípio de Arquimedes. Força e aceleração – Massa – 2ª lei de Newton. Forças de ação e reação – 3ª lei de Newton. Trabalho de uma força – Potência. Energia potencial gravitacional e elástica – conservação da energia mecânica. Quantidade de movimento linear de uma partícula (conservação); Gravitação – Leis de Kepler e Lei de Newton.; Termodinâmica; Eletricidade.

Química

Propriedades dos Materiais: Estados físicos e mudanças de estado. Variações de energia e do estado de agregação das partículas. Temperatura termodinâmica e energia cinética média das partículas. Propriedades dos materiais: cor, aspecto, cheiro e sabor; temperatura de fusão, temperatura de ebulição, densidade e solubilidade. Substâncias e critérios de pureza. Misturas homogêneas e heterogêneas. Métodos de separação. Estrutura Atômica da Matéria – Constituição dos Átomos; Periodicidade Química; Ligações Químicas e Interações Intermoleculares; Reações Químicas e Estequiometria; Soluções Líquidas; Termoquímica; Cinética e Equilíbrio Químico; Ácidos e Bases; Química Orgânica.

Biologia

Processos fundamentais da fisiologia celular: compostos celulares (ácidos nucleicos, proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais), respiração, fotossíntese. Divisão celular: mitose e meiose. Fisiologia Humana; Princípios Básicos da Hereditariedade; Ecologia; Programa de saúde.

Geografia

O Espaço Natural e Econômico: Orientação, Localização, Representação da Terra e Fusos Horários. A Terra: Características e Movimentos; Evolução; Camadas da Terra. A Deriva Continental e a Tectônica de Placas. Rochas: Tipos; Características. Solos: Formação; Conservação. Relevo terrestre e seus agentes. A Atmosfera e sua Dinâmica: Tempo; Clima. Aspectos Demográficos: Conceitos fundamentais. Aspectos Econômicos Gerais: Comércio; Recursos naturais e extrativismo mineral; Fontes de energia; Indústria; Agricultura. Geografia do Brasil: Regiões Brasileiras: Aspectos Físicos; Aspectos Humanos; Aspectos Políticos; Aspectos Econômicos.

Direitos humanos

Histórico dos Direitos Humanos. Direitos individuais. Direitos Sociais e Direitos Difusos. Direitos Civis e Políticos. Direitos Fundamentais. Violação de Direitos Humanos. Segurança Pública e Cidadania. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Constituição Federal (artigos 1º ao 10). Constituição Estadual: Título II (artigos 4º e 5º), Título IV (artigos 185 a 226). Lei n. 9.455, de 7 de abril de 1.997, Lei da Tortura. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1.990, Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2.003, Estatuto do Idoso.

História

História geral; História do Brasil: O mercantilismo e as bases da colonização: O modelo colonizador português; A organização administrativa colonial; A produção açucareira. O Império português em crise e a expansão da conquista colonial: A união Ibérica; O papel da pecuária na expansão territorial; O bandeirantismo. A idade do ouro no Brasil: A corrida do ouro e o povoamento do Sudeste; A sociedade mineradora. Apogeu e crise do sistema colonial: A corte portuguesa no Brasil; A Independência do Brasil. Organização do Império Brasileiro: Primeiro Reinado; Organização Sócio-Econômica; Organização Política; Período de Regência; O Segundo Reinado. O advento e a consolidação da República Oligárquica: Propaganda republicana; A consolidação do regime; A Revolução de 1930: fim da República Velha. O Estado Novo. O período entre Ditaduras: A Redemocratização brasileira. O golpe político de 1964: Situação geral do país; Situação econômica pós-64. Redemocratização do país: A Nova República; Diretas Já; Governo Sarney; Governo Collor; Governo Itamar e a eleição de Fernando Henrique Cardoso; A sociedade brasileira na atualidade.

Critérios de desempate

Apurado os pontos, na hipótese de empate será classificado, em ordem de prioridade:

– O de maior idade, considerando-se anos, meses e dias.
– O que obteve maior número de pontos no conteúdo de Matemática.
– O que obteve maior número de pontos no conteúdo de Língua Portuguesa.
– O que obteve maior número de pontos no conteúdo de Física.
– O que obteve maior número de pontos no conteúdo de Química.
– O que obteve maior número de pontos no conteúdo de Biologia.

Compre os produtos da Nova

A Nova Concursos já produziu material para o concurso de Bombeiros de Minas Gerais, Clique Aqui  e confira essa e outras oportunidades em nosso site!

 

Saiba mais sobre o Concurso Bombeiros MG (CBM MG): Editais publicados com 166 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais