O que cai na prova do concurso PM CE? | Nova Concursos

O que cai na prova do concurso PM CE?

icone calendario 06 ago 2021

O edital do concurso PM CE foi lançado com a oferta de 2.000 vagas para o cargo de Soldado. Saiba mais informações sobre o concurso!

Antes de mais nada, o certame estará com as inscrições abertas a partir de 16 de agosto até o dia 15 de setembro de 2021. Os interessados poderão se inscrever no site da banca organizadora, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) , e, para efetivar a participação nas avaliações, precisarão pagar uma taxa de R$ 120,00.

Vale ressaltar também que o concurso da Polícia Militar do Ceará também está com um outro edital em andamento, com a oferta de 200 vagas para Oficiais.

Se interessou pelo concurso? Então saiba o que cai na prova da Polícia Militar do Ceará !

Quem pode participar do concurso PM CE?

Para participar do certame é necessário ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos e, na data de inscrição no concurso idade de até 29 (vinte e nove) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias.

Além disso, é preciso ter o Ensino Médio completo, reconhecido pelo Ministério da Educação.

Quais são as etapas de avaliação do concurso PM CE?

Os candidatos ao concurso da PM do Ceará serão submetidos às etapas de avaliação:

  • Prova Objetiva;
  • Exame de Saúde;
  • Teste de Aptidão Física;
  • Avaliação Psicológica;
  • Investigação Social; e
  • Curso de Formação.

Como será a Prova Objetiva do concurso?

A Prova Objetiva do certame, que está sob responsabilidade de organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV), será aplicada na capital do Estado, Fortaleza, e em zonas Metropolitanas da capital.

A estrutura da prova, que terá duração máxima de 5 horas, será composta por 80 questões que serão divididas em dois blocos:

  • Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Raciocínio Lógico e Atualidades e História do Ceará;
  • Conhecimentos Específicos: Noções de Direito Constitucional, Direitos Humanos, Noções de Direito Penal Militar, Processo Penal Militar, Noções de Direito Penal e Noções de Criminologia e Segurança Pública.

Como iniciar meus estudos?

Estudar em casa e por conta própria não é uma tarefa fácil, já que para garantir eficiência nessa forma de estudo é preciso ter muito foco, concentração e paciência.

É sempre recomendado que os concurseiros busquem cursinhos caso sintam que estudar sozinho não dá tantos resultados quanto o desejado.

Porém, se estudar por si só é a opção que você tem, saiba que com organização e dedicação essa tarefa se torna muito produtiva.

Primeiramente, é bacana manter um cronograma de estudos. Definir horários e criar uma rotina (e segui-la!) é um ótimo jeito de começar a se organizar.

Avalie o seu dia a dia e considere os seguintes pontos:

  • Você trabalha? 
  • Quais atividades comprometem meu tempo? 

Tendo em mente quais as atividades você exerce durante a semana, será mais fácil para estruturar o seu horário para estudos.

Além dos horários, no cronograma você pode definir os dias em que você vai estudar determinado conteúdo.

É claro que o ritmo de estudo, as horas dedicadas por dia e a divisão das matérias é muito subjetiva. Cada candidato deve levar em conta seus horários disponíveis e as matérias nas quais encontra mais dificuldade.

Outra dica é procurar videoaulas somente para aqueles conteúdos extremamente difíceis e que necessitam realmente de uma explicação de alguém que entende daquilo. As videoaulas para matérias mais fáceis podem virar um contratempo se não forem usadas com cautela.

O local de estudos também precisa ser bem organizado, iluminado, silencioso e, de preferência, sem muitas distrações (como celular e televisão).

Por último, tente sempre conciliar as teorias com as práticas. Refazer exercícios, inclusive de provas antigas do concurso PM CE, pode ser uma boa maneira para aprender melhor o conteúdo.

Lembre-se: é importante se atentar a cada detalhe do edital do concurso!

Conteúdo Programático do concurso PM CE

Conhecimentos Básicos

Língua Portuguesa/ Interpretação de Textos

Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.

Raciocínio Lógico-Matemático

Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

Atualidades / História do Ceará I

I. Atualidades. 1. Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais, aspectos locais e aspectos globais. 2. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. 3. Mundo Contemporâneo: elementos de política internacional e brasileira; cultura internacional e cultura brasileira (música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão); elementos de economia internacional contemporânea; panorama da economia brasileira. II. História do Ceará. 1. O período colonial: a ocupação do território: disputas entre nativos e portugueses; acesso à terra: sesmarias e a economia pecuária. 2. O período imperial: o Ceará na Confederação do Equador; importância da economia do algodão; a escravidão negra no Ceará. 3. O Ceará e a “República Velha”: a política oligárquica: coronelismo e clientelismo; movimentos sociais religiosos e “banditismo”; 4. O período 1930/1964: o Ceará durante o Estado-Novo; repercussões da redemocratização; “indústria da seca”: DNOCS e SUDENE. 5. Os governos militares e o “novo” coronelismo; a “modernização conservadora”. 6. A “nova” República: os “governos das mudanças”.

Noções de Administração Pública / Ética no Serviço Público

1. Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 2 Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 3 Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; organização administrativa da União; administração direta e indireta; agências executivas e reguladoras. 4 Gestão de processos. 5 Gestão de contratos. 6 Planejamento estratégico. 7. Inovações introduzidas pela Constituição de 1988: agências executivas; serviços essencialmente públicos e serviços de utilidade pública; delegação de serviços públicos a terceiros; agências reguladoras; convênios e consórcios. 9. Relações humanas no trabalho. 10. Ética e cidadania.

Conhecimentos Específicos

Noções de Direito Constitucional / Direitos Humanos

1. Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais e direitos políticos. 2. Organização do Estado: organização político-administrativa; União; Estados, Distrito Federal, Municípios e Territórios. 3. Poder Legislativo: Congresso Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal; parlamentares federais, estaduais e municipais. 4. Poder Executivo: atribuições do Presidente da República e dos Ministros de Estado. 5. Poder Judiciário: disposições gerais e Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 6. Funções essenciais à justiça: Ministério Público, advocacia e Defensorias Públicas. Conceito e fundamentação. Direitos Humanos e responsabilidade do Estado. Direitos Humanos na CRFB/88. Política Nacional de Direitos Humanos. Violências de gênero. Violência doméstica. Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/16). Racismo. Racismo institucional. Estatuto da Igualdade Racial. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Direito das pessoas moradoras de favelas. Direito das vítimas de violência de Estado. Diversidade sexual. Direito das pessoas LGBTQIA+. Homofobia, discriminação por orientação sexual e identidade de gênero e o crime de racismo. Tortura. As Garantias Judiciais e os direitos pré-processuais. Direito a não ser torturado. População em situação de rua. Conceito e Princípios das Políticas Públicas. Recolhimento Compulsório

Noções de Direito Penal Militar / Processo Penal Militar

1. Aplicação e especificidades da lei penal militar. 2. Crime. 3. Imputabilidade penal. 4. Concurso de agentes. 5. Penas: aplicação da pena; suspensão condicional da pena; livramento condicional; penas acessórias; efeitos da condenação. 6. Medidas de segurança. 7. Ação penal. 8. Extinção da punibilidade. 9. Crimes militares em tempo de paz. 10. Crimes propriamente militares e crimes impropriamente militares. 11. Crimes contra a pessoa. 12. Crimes contra o patrimônio. 13. Crimes contra a administração militar. 14. Crimes em tempo de guerra.

Noções de Direito Penal

1. Aplicação da lei processual no tempo, no espaço e em relação às pessoas. 2. Disposições preliminares do Código de Processo Penal. 3. Inquérito policial. 4. Ação penal. 5. Prisão e liberdade provisória. 6. Lei nº 7.960/1989 (prisão temporária). 7. Processo e julgamento dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos. 8. O habeas corpus e seu processo. 9. Disposições constitucionais aplicáveis ao Direito Processual Penal.

Noções de Criminologia

1. O crime como fato social. 2. Instituições sociais relacionadas com o crime: as Polícias, o Poder Judiciário, o Ministério Público, os sistemas penitenciários etc. 3. A extensão da criminalidade no mundo e no Brasil. 4. O crime como fenômeno de massa: narcotráfico, terrorismo e crime organizado. 5. O crime como fenômeno isolado: estudo do homicídio. 6. Classificação de tipos criminosos: criminoso nato; criminoso ocasional; criminoso habitual ou profissional; criminoso passional; criminoso alienado; criminoso menor (delinquência juvenil); a mulher criminosa. 7. As atividades repressivas, preventivas e educacionais para diminuir os índices de criminalidade.

Segurança Pública

1. Direitos Humanos: desarmamento e combate aos preconceitos de gênero, étnico, racial, geracional, de orientação sexual e de diversidade cultural. 2. Criação e fortalecimento de redes sociais e comunitárias. 3. Instituições de segurança pública e do sistema prisional. 4. Enfrentamento do crime organizado e da corrupção policial. 5. Garantia do acesso à Justiça. 6. Valorização dos espaços públicos. 7. Participação da sociedade civil. 8. Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).

Saiba mais sobre o Concurso PM CE: Edital publicado com 2 mil vagas para nível médio!

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