O que é melhor ESA ou EsPCEx? | Nova Concursos

O que é melhor ESA ou EsPCEx?

icone calendario 26 Maio 2021

Qual carreira seguir dentro do exército? É melhor prestar o concurso ESA ou o concurso EsPCEx ? Muitos jovens que desejam seguir carreira militar, apresentam essas dúvidas na hora de escolher suas carreiras militares.

Antes de mais nada, a principal diferença entre a ESA e a EsPCEx é que, a primeira forma Sargentos Combatentes de carreira e a segunda futuros Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Quando o jovem que deseja ingressar nas Forças Armadas já tem alguma orientação de algum militar ou ex-militar, talvez a escolha seja mais óbvia e mais fácil. No entanto, se não há essa orientação, a melhor forma de escolher é pesquisando.

Este artigo pode ser muito importante para dar as informações necessária sobre as duas escolas do Exército Brasileiro e também para auxiliar na escolha de quem precisa.

Confira mais informações.

Sobre os Concursos ESA e EsPCEx

Não há como negar que os dois concursos são bastante concorridos, principalmente por se tratar de concursos de nível nacional .

A estrutura de avaliação dos dois certames é bem parecida e conta com Provas Teóricas, Testes de Aptidão Física, além de Exames de Saúde.

No caso do ESA, existe também uma Valoração de Títulos. Ou seja, concorrentes que possuem títulos como o certificado de reservista, algum curso de formação militar e ainda certificados de Formação no Ensino Superior, podem ter pontos acrescidos em suas notas.

Os conteúdos cobrados nas provas são basicamente os mesmos:

  • Português;
  • Matemática;
  • História (Geral e do Brasil);
  • Geografia (Geral e do Brasil).

Física e Química são cobradas somente na avaliação da EsPCEx, que costumam ser um pouco mais puxadas do que a avaliação da ESA.

Cerca de 100 mil pessoas concorrem anualmente para o concurso ESA e cerca de 40 mil para o EsPCEx.

Essas provas costumam dar medo aos interessados, mas isso é algo irracional. Com dedicação e estudo, todos têm capacidade de ser aprovados em qualquer uma das duas seleções.

Sobre os Cursos de Formação

Os Cursos de Formação dos dois concursos têm longa duração. O curso da ESA tem duração de 2 dois anos, enquanto o da EsPCEx tem duração de 5 anos.

Uma grade diferença dos cursos se dá no fato de que o ESA oferece uma formação mais aprofundada e especializada do que o do EsPECx, que tem o objetivo de oferecer uma formação mais geral ao oficial.

No geral, o que se espera ao final dos cursos é que o militar seja especializado na sua área de atuação, capaz de exercer de maneira eficiente, realista e fiel as ordens de seus superiores e que sejam um elo entre a atuação da tropa e das frações.

As funções desenvolvidas no Exército

Dentro do Exército as funções são sempre bem distribuídas e espera-se dos oficiais que cumpram as tarefas que lhes foram designadas com eficiência.

No geral, cabe aos Oficiais o planejamento e fiscalização das missões, enquanto os Sargentos executam.

É necessário que os militares tenham conhecimentos aprofundados em diversos temas para o bom funcionamento das operações.

No entanto, não é em todas as ocasiões que os oficiais planejarão as missões enquanto os sargentos serão os realizadores das tarefas, mas basicamente existe essa diferença de funções entre os dois cargos.

Em caso de Destacamentos de Operações Especiais, fica bem clara essa divisão de tarefas. Os Oficiais realizam as funções relacionadas ao planejamento e à inteligência das missões enquanto os Sargentos atuam em suas áreas de especialidade.

Os militares sempre têm conhecimento das especialidades uns dos outros, no entanto é melhor que os especializados comandem seu determinado destacamento para maior garantia de que a missão funcione.

A carreira militar pós Formação

Após a conclusão do Curso de Formação, tanto os oficiais quantos os sargentos serão colocados em cargos de liderança, nos quais serão encarregados de coordenar diversos tipos de trabalho, desde os mais simples até aqueles que oferecem risco de vida.

A distinção que deve ser feita nos cargos é de que os oficiais ocuparão posições de chefia, de liderança, enquanto os sargentos serão submissos aos comandos dados pelos oficiais.

Ou seja, a palavra final dos planejamentos é sempre dos oficiais, que devem utilizar de seus subordinados, incluindo os sargentos, para o melhor desenvolvimento dos serviços.

Portanto, se a sua pretensão é algum cargo de chefia, a melhor escolha é a EsPCEx.

Outro fator que deve influenciar na escolha é o plano de carreira. Quem se forma na ESA, demora cerca de 30 anos para ser promovido (a) ao cargo de oficial e cerca de 35 anos para subir ao posto de General.

Já quem se forma na EsPCEx, além de entrar no Exército já na posição de Oficial, pode alcançar o cargo de General após seis anos de carreira.

No que tange a remuneração, ela varia bastante, mas pode chegar a cerca de R$ 12,7 mil mensais de acordo com o plano de carreira.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais