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O que cai no concurso Caixa 2024?

icone calendario 23 abr 2024

Quer saber o que cai no edital Caixa 2024? São ofertadas 4.050 vagas de nível médio e superior para quatro carreiras com salários iniciais de até R$ 14 mil.

As oportunidades são para todos os Estados do Brasil. Se você sonhar em ingressar no serviço público, garantir estabilidade, uma ótima remuneração e inúmeros benefícios, essa oportunidade pode ser para você!

As provas serão aplicadas no dia 26 de maio de 2024. Não perca tempo! Venha saber o que estudar no edital Caixa 2024!

Quais matérias estudar para o edital Caixa 2024?

As provas do concurso Caixa 2024 serão aplicadas no dia 26 de maio de 2024. Os candidatos deverão estudar as seguintes disciplinas:

Técnico Bancário Novo

  • Conhecimentos Básicos
    • a) Língua Portuguesa: 5 questões
    • b) Língua Inglesa: 5 questões
    • c) Matemática Financeira: 5 questões
    • d) Noções de Probabilidade e Estatística: 5 questões
    • e) Comportamentos éticos e compliance: 5 questões
  • Conhecimentos Específicos
    • a) Conhecimentos Bancários: 15 questões
    • b) Conhecimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação: 15 questões
    • c) Conhecimentos e Comportamentos Digitais: 5 questões

Técnico Bancário Novo – Tecnologia da Informação:

  • Conhecimentos Básicos
    • a) Língua Portuguesa: 5 questões
    • b) Língua Inglesa: 5 questões
    • c) Matemática Financeira: 5 questões
    • d) Noções de Probabilidade e Estatística: 5 questões
    • e) Comportamentos éticos e compliance: 5 questões
  • Conhecimentos Específicos
    • a) Tecnologia da Informação: 30 questões
    • b) Conhecimentos e Comportamentos Digitais: 5 questões

Médico do Trabalho

  • Conhecimentos Básicos
    • a) Língua Portuguesa: 10 questões
    • b) Língua Inglesa: 5 questões
    • c) Conhecimentos e comportamentos digitais: 5 questões
    • d) Comportamentos éticos e compliance: 5 questões
    • e) Noções de Probabilidade e Estatística: 5 questões
  • Conhecimentos Específicos
    • a) Conhecimentos Médicos Gerais: 10 questões
    • b) Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador: 15 questões
    • c) Legislação Específica: 10 questões
    • d) Auditoria Médica e Plano de Saúde: 5 questões

Engenheiro de Segurança do Trabalho

  • Conhecimentos Básicos
    • a) Língua Portuguesa: 10 questões
    • b) Língua Inglesa: 5 questões
    • c) Conhecimentos e comportamentos digitais: 5 questões
    • d) Comportamentos éticos e compliance: 5 questões
    • e) Noções de Probabilidade e Estatística: 5 questões
  • Conhecimentos Específicos
    • a) Saúde e Segurança no Trabalho: 40 questões

Qual o conteúdo programático do edital Caixa?

Confira o conteúdo programático das matérias de Técnico Bancário e Técnico Bancário em Tecnologia da Informação:

Conhecimentos Gerais (para todos os cargos)

  • Língua Portuguesa
    • Compreensão e interpretação de textos;
    • Argumentação e persuasão;
    • Comunicação assertiva: Linguagem simples, concisa, objetiva;
    • Organização textual;
    • Coesão e Coerência;
    • Tipologia textual;
    • Ortografia oficial;
    • Acentuação gráfica;
    • Emprego do sinal indicativo de crase;
    • Sintaxe da oração e do período;
    • Pontuação;
    • Concordância nominal e verbal;
    • Regência nominal e verbal;
    • Significação das palavras;
    • Colocação do pronome átono;
    • Redação Oficial: escrita de textos formais e Manual de Redação da Presidência da República (disponível no sítio do Planalto na internet); e
    • Novo Acordo ortográfico.
  • Língua Inglesa
    • Conhecimento de um vocabulário fundamental e dos aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.
  • Matemática Financeira
    • Conceitos gerais – o conceito do valor do dinheiro no tempo;
    • Sequências – lei de formação de sequências e determinação de seus elementos;
    • Juros Simples – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira;
    • Juros Compostos – cálculo do montante, dos juros, da taxa de juros, do principal e do prazo da operação financeira;
    • Descontos – cálculo do valor atual, do valor nominal e da taxa de desconto;
    • Sistemas de Amortização – sistema PRICE (método das prestações constantes); sistema SAC (método das amortizações constantes); e
    • Uso da HP12C.
  • Noções de Probabilidade e Estatística
    • Representação tabular e gráfica;
    • Medidas de tendência central e de dispersão;
    • Cálculo de probabilidade;
    • Teorema de Bayes e Probabilidade condicional;
    • População e amostra;
    • Correlação linear simples;
    • Ciência de dados, People analytics; e
    • Modelos preditivos.
  • Comportamentos Éticos e Compliance
    • Prevenção à lavagem de dinheiro;
    • Conceitos e medidas de enfrentamento ao assédio moral e sexual;
    • Atitudes éticas, respeito, valores e virtudes;
    • Segurança da informação;
    • Artigo 37 da Constituição Federal;
    • Sigilo Bancário: Lei Complementar nº 105/2001 e suas alterações;
    • Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
    • Legislação anticorrupção: Lei nº 12.846/2013 e Decreto nº 8.420/2015 e suas alterações;
    • Política de Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal (disponível no sítio da CAIXA na internet); e
    • Boas práticas de governança.
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Conhecimentos Específicos

Técnico Bancário

  • Conhecimentos Bancários
    • Estatuto Social da CAIXA (Disponível no site da Caixa Econômica Federal);
    • Sistema Financeiro Nacional;
    • Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios;
    • Internet banking;
    • Mobile banking;
    • Noções de Mercado de Câmbio;
    • Mercado bancário;
    • Sistema de pagamentos brasileiro;
    • Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque);
    • Saúde e bem-estar, ergonomia;
    • Negociação, escuta empática;
    • Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento;
    • Segmentação de mercado;
    • Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade;
    • Gestão da qualidade em serviços. 44 – Lei nº 7.998/1990.
    • Taxas de juros de curto prazo e a curva de juros; taxas de juros nominais e reais;
    • Garantias do Sistema Financeiro Nacional;
    • Lei Complementar nº 7/1970 (PIS). 30 – Lei nº 8.036/1990 (FGTS);
    • Lei nº 10.836/2004 (Bolsa Família);
    • Produtos;
    • Regimes de taxas de câmbio fixas, flutuantes e regimes intermediários;
    • Taxas de câmbio nominais e reais;
    • Impactos das taxas de câmbio sobre as exportações e importações;
    • Diferencial de juros interno e externo, prêmios de risco, fluxo de capitais e seus impactos sobre as taxas de câmbio;
    • Dinâmica do Mercado;
    • Novos modelos de negócios;
    • Fintechs, startups e big techs;
    • Sistema de bancos-sombra (Shadow banking);
    • Moedas e ativos digitais: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas;
    • Correspondentes bancários;
    • Sistema de pagamentos instantâneos (PIX, DREX);
    • Open finance: Real digital;
    • Transformação digital no Sistema Financeiro;
    • Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing);
    • Taxa SELIC e operações compromissadas;
    • Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública; e
    • Produtos Bancários.
  • Conhecimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação
    • Conhecimento Edição de textos, planilhas e apresentações;
    • Segurança da informação;
    • Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas;
    • Redes de computadores;
    • Navegador Web;
    • Correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis;
    • Redes Sociais;
    • Visão geral sobre sistemas de suporte à decisão e inteligência de negócio;
    • Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo;
    • Ferramentas de produtividade e trabalho a distância;
    • Noções/Fundamentos de Inteligência Artificial, Analytics, Blochchain, Openbanking, Machine Learning, Data Science;
    • Noções de Transformação Digital;
    • Noções sobre Inovação;
    • Noções sobre Líderes Digitais;
    • Noções sobre Agilidade;
    • Noções sobre Open Finance;
    • Noções de Compliance; Noções de LGPD.
  • Atendimento Bancário
    • Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente;
    • Gestão da experiência do cliente;
    • Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas;
    • Noções de marketing digital;
    • Ética e conduta profissional em vendas;
    • Clientecentrismo;
    • Padrões de qualidade no atendimento aos clientes, escuta ativa e empática, clareza, objetividade e cortesia na comunicação;
    • Atendimento qualificado por canais remotos;
    • Comportamento do consumidor e sua relação com vendas e negociação;
    • Política de Relacionamento com o Cliente;
    • Resolução CMN nº 3.694/2009 e alterações;
    • Diversidade e Inclusão;
    • Código de Proteção e Defesa do Consumidor;
    • Autorregulação bancária;
    • Lei n° 12.764 de 2012 sobre atendimento prioritário a pessoas com transtorno do espectro autista;
    • Decreto nº 8.727 de 2016; e
    • Decreto nº 5.296 de 2004.

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Técnico Bancário em Tecnologia da Informação

  • Tecnologia da Informação
    • Engenharia de software;
    • Estrutura de dados e algoritmos;
    • Linguagens de programação;
    • Desenvolvimento de software para a Web;
    • Teste de software (Qualidade);
    • Bancos de dados;
    • Agilidade;
    • Organização e arquitetura de computadores;
    • Sistemas Operacionais;
    • Arquiteturas de software;
    • Gerência de configuração;
    • Portais corporativos;
    • Qualidade de software;
    • Conceitos de Arquitetura de Referência; e
    • Gestão e governança de TI.
  • Conhecimentos e Comportamentos Digitais
    • Mindset de crescimento, Paradigma da abundância;
    • Intraempreendedorismo;
    • Design Thinking, Design de Serviço;
    • Metodologias ágeis, Lean Manufacturing, SCRUM;
    • Resolução de problemas complexos, visão sistêmica e estratégica;
    • Ciência de dados;
    • Inteligência emocional;
    • Desenvolvimento sustentável (Pacto global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS);
    • Objetivos-chaves para resultados (OKR);
    • Gestão do tempo e produtividade;
    • Técnicas e boas práticas para o trabalho à distância;
    • Aprender a aprender e Aprendizagem contínua (Life long learning);
    • Senso colaborativo e disposição para somar pontos de dista divergentes;
    • Pensamento computacional;
    • Análise de Negócios;
    • Liderança, autoliderança e liderança de equipes;
    • Autodesenvolvimento; e
    • Experiência do consumidor (Customer experience).

Confira o conteúdo programático completo nos editais:

Quantos pontos precisa para passar na Caixa?

Para passar no concurso Caixa 2024, os candidatos deverão obter mais de 50% do total de pontos do conjunto das provas, mais de 50% do total de pontos da prova de conhecimentos básicos e mais de 50% da prova de conhecimentos específicos.

Além disso, será preciso obter mais de 50% do total da pontuação do total de pontos da prova discursiva e no mínimo, 70 pontos na prova de redação.

Os candidatos também terão seus títulos e experiências pontuados. O total máximo de pontos é 5,00.

Os mais bem classificados dentro do quantitativo de vagas serão nomeados.

Conheça outros concursos que estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!

Tem redação no edital da Caixa?

Sim. A prova de redação será aplicada somente para os candidatos interessados nas carreiras de nível médio.

Ela deverá ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, e valerá 100,00 pontos.

Serão considerados como critérios avaliativos a adequação ao tema proposto, adequação ao tipo de texto solicitado, emprego apropriado de mecanismos de coesão, capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto.

Além do pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão.

Saiba mais sobre a redação do edital da Caixa Econômica Federal!

Cargos, vagas e salários edital Caixa

O concurso Caixa 2024 oferta 4.000 mil vagas de nível médio, sendo 2.000 vagas para o cargo de Técnico Bancário e 2.000 vagas para o cargo de Técnico Bancário em Tecnologia da Informação, além de oportunidades de cadastro reserva.

O cargo exige o nível médio e oferece salários iniciais de R$ 3.762,00 para jornadas de trabalho de 6 horas diárias, totalizando 30 horas semanais.

O concurso também oferta 50 vagas de nível superior, sendo 28 vagas para Médico do Trabalho e 22 vagas para Engenheiro de Segurança do Trabalho.

O cargo de Médico do Trabalho exige diploma de conclusão de curso de graduação em Medicina e oferece salários iniciais de R$ 11.186,00 para jornadas de trabalho de 30h semanais.

Por outro lado, o cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho exige diploma devidamente registrado de conclusão de curso de graduação em arquitetura ou engenharia e oferece salários iniciais de R$ 14.915,00 para jornadas de trabalho de 40h semanais.

Entenda todo o processo de seleção da Caixa!

Estude para o concurso Caixa

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