Organizando os estudos em ciclos

Organizando os estudos em ciclos

icone calendario 29 jan 2021

ciclo-estudosQue tal conciliar trabalho, estudos e rotina de forma prática? A Nova  mostra como com o sistema de estudos e ciclo.

Monte uma rotina de estudos baseada em ciclos, que pode  ser aplicada não só para concursos, mas para qualquer área de estudos na vida. A ideia é que os assuntos sejam cíclicos, de forma que você nunca fique muito tempo sem ver cada um deles.

 Como fazer

Você deverá listar todos os assuntos que precisa estudar. Se estiver começando a estudar para um concurso público, veja disciplinas básicas e só depois acrescente outras.

Você define quanto tempo de estudo por ciclo você pretende estudar cada uma delas. Isso depende da quantidade de tempo que você tem e do quanto precisa se dedicar a determinado assunto. Recomenda-se que este tempo fique em torno de 1h30 e nunca ultrapasse 2h30, pois o rendimento começa a cair. Então ficaria assim:

Matéria 1: 1h
Matéria 2: 1h30
Matéria 3: 1h30
Matéria 4: 2h

O seu ciclo tem 5h. O que você vai fazer é estudar quando puder, sem horários fixos, na ordem do seu ciclo.

Agora são 19h57 e você começa a estudar a matéria 2. Se você parar para ir ao banheiro (procure não fazer pausa em períodos curtos como 1h), anote a pausa. O importante é que você tenha 1h líquida de estudo, não 1h no relógio.

Se você estiver se sentindo bem disposto e quiser continuar estudando durante mais 1h30, passe para a disciplina seguinte, que é a Matéria 2. Estude durante 1h30 e, quando você for estudar novamente, talvez no dia seguinte, comece por ela.

Vá seguindo a ordem até recomeçar o ciclo pela primeira disciplina que você estudou. Você também terá uma noção de quanto tempo leva para “rodar um ciclo” de estudos.

Organizando os ciclos

Pegue uma folha em branco e desenhe um círculo. Faça as divisões como se fosse uma pizza, mas somente na quantidade de disciplinas que você estabeleceu (no exemplo acima, foram quatro). Escreva cada disciplina com a carga horária em cada divisão. Procure alternar os assuntos para não deixar disciplinas parecidas na sequência.

Cole esse ciclo na parede ou em seu mural e siga a sequência.

Vantagens

O estudo em ciclos não precisa de um horário fixo para estudar. Isso é particularmente interessante para quem tem filhos, trabalha fora ou tem uma rotina com horários bagunçados. A outra vantagem é que você rotaciona os assuntos, de modo que todos têm sua devida atenção no tempo certo.

Para ficar por dentro das últimas novidades, acesse o facebook da Nova Concursos  e compre apostilas direto com a Editora Nova ! Não deixe de seguir nosso Google Plus  e confira nosso Canal no Youtube !

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais