6 passos dos estudos

6 passos dos estudos

icone calendario 29 jan 2021

passos-estudosOlá, meus queridos! Como vão? Hoje, falarei sobre métodos de estudo relacionado às bancas organizadoras, com dicas eficientes para potencializar seu tempo de estudo.

Prometi postar os meus métodos de estudos. Esse guia é direcionado a quem está iniciando agora e ainda não sabe como estudar e nem por onde começar. Mas também pode ser usado pelos veteranos, para que eles comparem os métodos de estudo e façam possíveis adaptações.

Para aproveitar o máximo de tempo e estudar de maneira eficiente, siga os 6 passos:

Passo 1 – Pegue  o edital atualizado e comece a ler atentamente. Grife os prazos, os requisitos, as proporções etc., pois existem bancas que adoram cobrar essas coisas. Leia-o várias vezes, mas não a mesma parte sempre. Faça isso dando um intervalo de uma semana, mais ou menos.

Passo 2 – É importante que você estude TODO o conteúdo programático previsto no edital. Se a gente já erra questões estudando algumas partes, imagine então quando não estudamos o conteúdo inteiro.

Óbvio que algumas bancas sempre cobram mais aquele conteúdo geral, que todo mundo já sabe. Mas são esses detalhes que fazem a diferença no final.

Passo 3 – Nunca, jamais e em hipótese alguma estude uma só matéria por dia. Faça isso somente se você tiver pouco tempo pra estudar, pois também de nada adiantará você focar 3 matérias em 2 horas.

Procure estudar 2 ou 3 matérias diferentes por dia que podem ser parecidas ou não. Ex: você pode estudar num dia Penal e Eleitoral (diferentes) ou Constitucional e Administrativo (parecidas).

Passo 4 – Quanto às horas de estudo, não se preocupe se você conhece alguém que estuda 8 horas por dia e você só tem tempo de estudar meia hora: o que conta mais é a capacidade de concentração e de retenção do conteúdo lido, e isso varia de pessoa pra pessoa.

Lembre-se de se dedicar o máximo possível, esqueça de sair nos fins de semana e feriados e prefira ficar em casa estudando.

passo 5- Para fixar os artigos lidos e saber o que a banca cobra de certa matéria, é indispensável que você resolva muitas questões. Faça isso da seguinte forma:

– Procure resolver o máximo de questões possíveis do assunto estudado. Você pode resolvê-las logo depois de ver o assunto. Mas quando estiver estudando pela segunda vez, resolva as questões apenas alguns dias depois (5 dias já está bom), pois assim você poderá visualizar melhor se está conseguindo reter bem os artigos.

– Resolva questões comentando cada item para que saiba por que cada afirmativa é errada, pois você não precisa saber apenas qual é a opção certa, mas tem de saber também porque as outras assertivas são erradas.

Passo 6-Para memorizar melhor o conteúdo visto, adotei uma tática de elaborar resumos pessoais. Com esses resumos você conseguirá lembrar muito mais rapidamente os assuntos e terá mais dificuldade em esquecer aquele tema que você estudou duas semanas atrás.

Espero ter ajudado! Se você tiver dúvidas, basta comentar abaixo!

Até semana que vem e um grande beijo,

Cátia Pipoca é concursanda por natureza 
e dá dicas para concurseiros guerreiros
em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br

 

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova  ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus  para saber das novidades e dicas!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais