Como escolher um concurso?

Como escolher um concurso?

icone calendario 29 jan 2021

Olá concurseiros. Na dúvida sobre qual concurso escolher? Veja um artigo sobre isso.

Com tantas notícias sobre autorizações de concursos, é comum os candidatos ficarem perdidos sobre como começar e como saber qual concurso vai mesmo acontecer e quando. 

Os editais não têm data certa para serem publicados e é difícil prever qual deles vai sair primeiro.

Por isso mesmo, o mais indicado não é fazer a preparação a partir do edital, mas antecipadamente, a partir de matérias básicas. Assim, a demora na liberação de um concurso para quem está realmente estudando representa tempo extra de preparação.

Entendido isso, e sabendo que a concorrência é grande, como vencer a corrida por um cargo público?

1) Escolha uma área. São muitos concursos acontecendo ao mesmo tempo. Por isso, é importante escolher uma área e focar os estudos ali, aproveitando que existe um grupo de matérias que é comum a cada área.

Isso permite ao candidato estudar mesmo quando não há edital publicado e aproveitar o conhecimento de um concurso para outro, no caso de eventual reprovação. 

Estar bem preparado no núcleo de matérias comuns deixa o candidato em grande vantagem de competição, porque precisará apenas incluir poucas disciplinas específicas a cada novo edital.

Mas, para escolher a área, é importante considerar alguns aspectos, além da faixa salarial: é preciso ter alguma afinidade com a atividade que será exercida, porque aquele será o seu trabalho. Além disso, para quem não pode sair da cidade ou estado onde mora, é relevante observar para onde são as vagas oferecidas.

2) Comece agora a estudar. É preciso iniciar os estudos já, antes da divulgação do edital desejado. Isso porque o prazo entre a publicação do edital e a data da prova não costuma ser muito maior do que dois meses – tempo insuficiente para estar em boas condições frente a tantos conteúdos.

3) Organize sua rotina. Quem decide concorrer a um cargo público deve criar um tempo de estudo na sua rotina semanal, mas que não comprometa a saúde e o bem-estar – a aprovação pode levar alguns meses ou até anos e o candidato precisa de equilíbrio para alcançar a faixa de chegada. 

4) Planeje os estudos. Verifique as matérias básicas da área escolhida e faça um planejamento mensal com dias e horários para estudar cada uma.” 

Ufa! Está é mais do que na hora de estudar! Fé e coragem, amigos!

Beijão da Ursa,

Cátia Pipoca é concursanda por natureza 
e dá dicas para concurseiros guerreiros
em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br

 

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

 

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais