Qual é o melhor jeito de estudar?

Qual é o melhor jeito de estudar?

icone calendario 29 jan 2021

O que é melhor: Estudar tudo ou por partes?

Se você está se preparando para concurso nível médio e tem dúvidas se é melhor estudar tudo ou em partes, então confira a resposta com a Nova Concursos!

Imagine as matérias básicas: matemática, informática, português e raciocínio lógico.

Veja como estudar as quatro matérias citadas:
– Matemática e raciocínio lógico, matérias cujo estudo é baseado na resolução de exercícios e demandam um pouco mais de tempo do que matérias estudadas por texto;

-Informática e português, matéria estudada por textos e resolução de questões de concursos.

Essa premissa, entretanto, não é totalmente verdadeira. Enquanto matemático tem uma resolução prática de exercícios, língua portuguesa e raciocínio lógico tem uma questão mais profunda que é a interpretação de texto. Óbvio que, numa análise sintática simples, é fácil indicar sujeito, predicado e coordenações de uma oração. Mas essa análise simples se torna muito mais trabalhosa quando o exercício envolve interpretação de texto.

Aqui, portanto, é preciso levar em conta as famosas “horas líquidas de estudo”. Como assim? Uma coisa é começar a contar o tempo de estudo quando se pensa “Vou começar agora” e terminar a contagem quando se fecha o livro no final da sessão de estudos.

Essas são as chamadas “horas brutas de estudo”, ou seja, não se desconta intervalos para descanso, alimentação, necessidades fisiológicas, separação de material de estudo.

Portanto, o mais fácil é estudar em blocos. O ideal é ter blocos de estudo de 50 minutos a cada uma hora. Os 10 minutos restantes serão para descansar, beliscar algo, ir ao banheiro, ou seja, um pequeno intervalo.

Durante esses 50 minutos de estudo, mantenha foco total no que estiver estudando. Para isso, estudar em um local calmo é necessário, para evitar interrupções. De preferência um local com boa iluminação, longe de celular, tablet e outras distrações. Algumas dicas de concentração são bastante válidas, como ter uma garrafa de água por perto, mascar chicletes e ouvir música clássica como plano de fundo. Tudo isso te ajuda a manter o foco no que você está lendo e a absorver melhor conteúdos.

Mas como otimizar o estudo dessas quatro matérias? Há, basicamente três opções:
Opção 1 – Fragmentar o tempo e estudar as quatro matérias todos os dias de estudo: Assim, todos os dias você revê um pouco e aprende um pouco de cada matéria. Essa opção é muito indicada para quem não tem nenhuma dificuldade específica com nenhuma matéria, então pode aproveitar um pouco de cada uma todos os dias.
Opção 2 – Dividir o dia de estudo entre duas matérias: Com essa opção, você tem maior tempo de dedicação a duas matérias por dia, o que resulta em um aproveitamento maior de cada matéria. É ideal iniciar cada dia de estudo com revisão e exercício do que foi visto anteriormente, por causa do período para rever a matéria. Por exemplo, quem estuda língua portuguesa e raciocínio lógico na segunda, só vai rever essas matérias na quarta e assim por diante.
Opção 3 – Estudar apenas uma matéria por dia de estudo: Nesta opção, se dá melhor quem está estudando com bastante antecedência, porque a rotina de estudos fica assim: um dia de estudo de cada matéria e um dia exclusivo para revisões e exercícios. Quem não está com tanto tempo de antecedência para se dedicar assim aos estudos, não vai ver grandes vantagens nesse esquema.

Qual a melhor opção? Tudo dependerá do nível de conhecimento do concurseiro em cada uma dessas matérias. Digamos que ele já estudou muito bem Matemática e Português e tem ótimo conhecimento de ambas, sem problema estudar metade do dia uma e metade do dia a outra.

Ele tem bons conhecimentos sobre Informática, mas ainda precisa melhorar nela e também raciocínio lógico. Portanto tire um dia para focar nelas. 

Quem estuda em tempo integral tem excelentes chances de organização. E mesmo quem estuda e trabalha pode igualmente utilizar este esquema de preparação. O importante é o afinco e dedicação, porque sem eles, é praticamente impossível passar em concurso ou vestibular.

Bons estudos!

banner_nova_468_60_arrumado

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais