Quem pode ser um Agente da Polícia Civil RO? | Nova Concursos

Quem pode ser um Agente da Polícia Civil RO?

icone calendario 01 abr 2021

Atenção concurseiros! Um novo concurso Polícia Civil RO está cada vez mais breve de sair do papel. Os trâmites já foram iniciados. Mas, o que chama atenção é o número de vagas para o cargo de Agente de Polícia, que será em maior número na seleção.

Concurso Polícia Civil RO: vagas ofertadas

O novo concurso PC RO terá oferta de 379 vagas para preenchimento de vagas imediatas e formação de cadastro reserva. É exigido nível superior para inscrição.

Serão vagas para Delegado (10); Médico Legista (10); Agente de Polícia (175); Escrivão de Polícia (120); Papiloscopista (50); e Técnico em necropsia (14).

O que é preciso para ser Agente de Polícia?

A carreira que mais terá vagas ofertadas é a de Agente de Polícia. O último concurso, realizado em 2009, exigiu nível médio completo para inscrição na carreira, mas, segundo a Polícia Civil de Rondônia , este ano será exigido nível superior.

Fora isso, o candidato deverá apresentar Carteira Nacional de Habilitação, na categoria “B”, válida. Ainda não há confirmação do valor da remuneração atual. Entretanto, a carga de trabalho é de 40 horas por semana, em regime de Dedicação Exclusiva.

O Agente é responsável por proceder a diligências investigatórias e do serviço policial; efetuar prisões de pessoas em flagrante e cumprir mandados judiciais de prisão, dentre outras atribuições, como: 

  • Conduzir presos e remanejá-los por meio de escoltas;
  • Proceder à realização de busca e apreensão, interceptações telefônicas, infiltrações, ação controlada, captação ambiental de sinais eletromagnéticos, ópticos ou acústicos; 
  • Dirigir veículos automotores em diligências e missões; 
  • Manusear arma de fogo do acervo policial e apreendido;
  • Entre outras atividades.  

Concurso Polícia Civil RO: previsão do edital

O edital do novo concurso está com previsão de publicação para o segundo semestre de 2021, a partir de julho. Entretanto, a comissão já está formada.

Com isso, o próximo passo será a elaboração do projeto básico da seleção, que reúne algumas das principais informações sobre o certame, para que as organizadoras interessadas avaliem e encaminhem suas propostas.

Em seguida, após elaborado, poderá ser iniciado o processo de escolha da organizadora que ficará à frente das etapas de seleção, desde o recebimento das inscrições até a publicação dos resultados finais.

O edital deverá conter as mesmas etapas dos editais dos concursos anteriores. Sendo assim, serão: provas, exame de títulos e frequência, curso de formação na Academia de Polícia, além de outras etapas mediante resolução.

“Como é o caso do Teste de Aptidão Física (TAF). Para os cargos de delegado de polícia e médico legista, sucederam-se ainda prova oral”, afirmou a PC RO.

O diretor-geral da PC RO, Samir Fouad Abboud, recomendou também que os interessados na seleção utilizem como referência para o TAF, editais de concursos anteriores. Ele aconselhou que os concurseiros busquem cursos preparatórios e iniciem a prática de atividade física.  

“Ser policial é um sacerdócio, é uma profissão muito dinâmica, para a qual o policial civil deve ser vocacionado para o desempenho, exige capacidade e iniciativa, responsabilidade, comprometimento com o trabalho a ser realizado, controle emocional, visto que a missão do policial é cumprir a lei e promover a justiça social, muitas vezes colocando sua vida em risco para proteger a sociedade”, destacou.

Último concurso PC RO

Publicado em 2014, o último concurso Policia Civil de Rondônia ofertou 144 vagas, distribuídas por cargos de níveis médio e superior, que contemplaram as carreiras de:

  • Delegado de Polícia Civil (10)
  • Perito Criminal (08)
  • Agente de Polícia Civil (40)
  • Escrivão de Polícia Civil (70)
  • Datiloscopista Policial (05)
  • Técnico de Necropsia (07)
  • Agente de Criminalística (02)
  • Técnico de Laboratório (02)

Na época, há sete anos, os salários variavam de R$ 3.332,46 a R$ 11.213,14, de acordo com a função escolhida.

Organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), o concurso contou com as seguintes fases para carreiras de nível superior: provas objetiva e discursiva, Teste de Aptidão Física (TAF) e avaliação de títulos; prova oral; e Curso de formação.

Por outro lado, para carreiras de nível médio, as provas foram entre as etapas de prova objetiva, prova de Redação e TAF, além do curso de formação.

E ainda, os candidatos ao cargo de Escrivão realizaram uma prova prática de digitação. 

Saiba mais sobre o Concurso PC RO: Governo autoriza novo edital com oferta de 379 vagas. Confira!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais