Questões para o concurso Polícia Federal | Nova Concursos

Questões para o concurso Polícia Federal!

icone calendario 29 mar 2021

Olá concurseiro! Se você vai prestar o concurso Polícia Federal é hora de intensificar seus estudos e, a melhor forma de fazer isso é treinando com a resolução de questões. Portanto, confira neste artigo questões para o concurso Polícia Federal comentadas!

Entre as principais disciplinas para o concurso Polícia Federal, de acordo com as últimas provas realizadas pela banca, temos: Informática e TI, Língua Portuguesa e Contabilidade.

Raciocínio Lógico, Noções de Administração, Direito Administrativo e Direito Penal. A seguir, resolva as questões dessas disciplinas . Ah! Depois confira as respostas e seus respectivos comentários.

Questões comentadas de Português

Questão 1

Considerando que os fragmentos de texto incluídos nas opções abaixo, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um texto adaptado (Internet: www.wikipedia.org/wiki ), assinale a opção em que foram atendidas as normas da língua padrão escrita.

a) À proporção em que o Império Romano conquistou territórios, as novas províncias seriam contempladas com estradas, as quais eram construídas com base em esquema já adotado em outras localidades.
b) No auge da dominação dos romanos, na região mediterrânea o principal complexo viário do Império, media, inclusive com as estradas marginais, aproximadamente 150.000 quilômetros.
c) Os comerciantes romanos vislumbram a vantagem dessa obra para o desenvolvimento comercial e diferente de outros povos do Mediterrâneo, utilizaram as estradas para aumentarem o lucro de sua atividade.
d) Esse fato incrementou as transações comerciais no interior continental, o que acarretou vigorosa expansão mercantil do Império Romano e comércio especializado em determinados produtos.
e) O comércio dos romanos, que, no passado, fora realizado, unicamente por meio de portos, passaram a dedicar-se principalmente, a venda de produtos alimentícios, dentre os quais destacam-se vinho, azeite, cereais, carnes, entre outros.

Questão 2

Observe o trecho de “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo: “Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, […]. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada sete horas de chumbo.” Seu autor utiliza o seguinte recurso estilístico:

a) eufemismo.
b) gradação.
c) comparação.
d) antítese.
e) personificação.

Questões comentadas de Raciocínio Lógico

Questão 3

Uma lanchonete vende empadas de camarão que devem conter em seu recheio uma azeitona. Como a produção diária dessa empada é muito grande e é realizada por apenas uma pessoa, a chance de uma empada de camarão ser produzida sem a azeitona em seu recheio é de 1%. Um cliente comeu seis empadas de camarão.
Determine a probabilidade de esse cliente ter comido quatro empadas que foram produzidas sem a azeitona em seu recheio.

a) (0,147015/1.000)%
b) (0,147015/10.000)%
c) (0,0705672/1.000)%
d) (0,009801/100)%
e) (0,009801/1.000)%

Questão 4

Letícia ouviu um barulho vindo do quarto onde estavam seus filhos, Beatriz e Rafael. Perguntou o que havia acontecido, e a babá, que estava com as crianças, respondeu: “Rafael caiu da cama e Beatriz não gritou”.
Considerando FALSA esta informação, pode-se concluir corretamente que:

a) Rafael não caiu da cama e Beatriz gritou.
b) Ou Rafael caiu da cama, ou Beatriz não gritou.
c) Beatriz não gritou e Rafael não caiu da cama.
d) Rafael não caiu da cama ou Beatriz gritou.
e) Beatriz gritou ou Rafael caiu da cama.

Questões comentadas de Direito Penal

Questão 5

Considere que um indivíduo penalmente capaz, em total estado de embriaguez, decorrente de caso fortuito, atropele um pedestre, causando-lhe a morte. Nessa situação, a embriaguez não excluía imputabilidade penal do agente.

( ) CERTO
( ) ERRADO

Questão 6

O crime de concussão configura-se com a exigência, por funcionário público, de vantagem indevida, ao passo que, para a configuração do crime de corrupção passiva, basta que ele solicite ou receba a vantagem, ou, ainda, aceite promessa de recebê-la.

( ) CERTO
( ) ERRADO

Questões comentadas para Direito Processual Penal

Questão 7

Depois de adquirir um revólver calibre 38, que sabia ser produto de crime, José passou a portá-lo municiado, sem autorização e em desacordo com determinação legal. O comportamento suspeito de José levou-o a ser abordado em operação policial de rotina. Sem a autorização de porte de arma de fogo, José foi conduzido à delegacia, onde foi instaurado inquérito policial.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o
item seguinte.
O inquérito instaurado contra José é procedimento de natureza administrativa, cuja finalidade é obter informações a respeito da autoria e da materialidade do delito.

( ) CERTO
( ) ERRADO

Questão 8

O Ministério Público pode oferecer a denúncia ainda que não disponha do inquérito relatado pela autoridade policial.

( ) CERTO
( ) ERRADO

Questões comentadas de Arquivologia

Questão 9

Julgue o item que se segue, relativo a conceitos e princípios arquivísticos e à legislação arquivística.
O princípio arquivístico que define e estabelece o fundo de arquivo de uma instituição é o princípio da proveniência ou de respeito aos fundos.

( ) CERTO
( ) ERRADO

Questão 10

No que se refere à gestão de documentos, julgue o item a seguir.
A gestão de documentos envolve operações técnicas como produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento.

( ) CERTO
( ) ERRADO

Confira, agora, o gabarito e os comentários de cada questão:

Questão 1

Gabarito: D

Comentário: Acertos entre parênteses. Inadequações marcadas
com (X) Em “a”, À proporção em (X) que o Império Romano
conquistou territórios, as novas províncias seriam (foram) contempladas com estradas, as quais eram construídas com base em esquema já adotado em outras localidades.
Em “b”, No auge da dominação dos romanos , (X) na região mediterrânea, o principal complexo viário do Império media, inclusive com as estradas marginais, aproximadamente 150.000 quilômetros.
Em “c”, Os comerciantes romanos vislumbram a vantagem dessa obra para o desenvolvimento comercial e (,) diferente de outros povos do Mediterrâneo, utilizaram as estradas para aumentarem o lucro de sua
atividade.
Em “d”, Esse fato incrementou as transações comerciais no interior continental, o que acarretou vigorosa expansão mercantil do Império Romano e comércio especializado em determinados produtos.
Em “e”, O comércio dos romanos, que, no passado, fora realizado , (X) unicamente por meio de portos, passaram a dedicar-se (,) principalmente, a (à) venda de produtos alimentícios, dentre os quais (se) destacam-se (X) vinho, azeite, cereais, carnes, entre outros.

Questão 2

Gabarito: E

Comentário: Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, […]. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada sete horas de chumbo = dar características humanas a seres inanimados é a figura de pensamento da Personificação – também conhecida por Prosopopeia.

Questão 3

Gabarito: B

Comentário: Empada sem azeitona: 1/100 Se das 6, quatro foram sem azeitonas, 2 tinham azeitona

Como, podemos ter ordem diferente:

Questão 4

Gabarito: D

Comentário: Rafael caiu da cama e Beatriz não gritou.
Sendo essa informação falsa
Negação: nega as duas proposições e troca por “e” por “ou”
Rafael não caiu da cama ou Beatriz gritou

Questão 5

Gabarito: ERRADO

Comentário: Embriaguez COMPLETA proveniente de caso fortuito ou força maior. Ou seja, o indivíduo é inimputável (isento de pena). Neste caso, exclui a imputabilidade penal, mas não descaracteriza a ilicitude do fato. Embriaguez INCOMPLETA proveniente de caso fortuito ou força maior. Isto é, semi-imputável (redução de pena).

Questão 6

Gabarito: CERTO

Comentário: Concussão – Art. 316 – Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida: Pena – reclusão, de dois a oito anos, e multa. Corrupção passiva – Art. 317 – Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.

Questão 7

Gabarito: CERTO

Comentário: Trata-se do conceito doutrinário de IP, visto que é um PROCEDIMENTO administrativo, de caráter informativo, que visa apurar indícios de autoria e materialidade, nos termos do Art. 4º do CPP.

Questão 8

Gabarito: CERTO

Comentário: Conforme art. 39, § 5º, do CPP, o órgão do Ministério Público dispensará o inquérito, se com a representação forem oferecidos elementos que o habilitem a promover a ação penal, e, neste caso, oferecerá a denúncia no prazo de quinze dias.

Questão 9

Gabarito: CERTO

Comentário: O princípio de proveniência nos remete a um conceito muito importante aos arquivistas: o Fundo de Arquivo, que se caracteriza como um conjunto de documentos de qualquer natureza – isto é, independentemente da sua idade, suporte, modo de produção, utilização e conteúdo – reunidos automática e organicamente – ou seja, acumulados por um processo natural que decorre da própria atividade da instituição –, criados e/ou acumulados e utilizados por uma pessoa física, jurídica ou por uma família no exercício das suas atividades ou das suas funções.

Questão 10

Gabarito: CERTO

Comentário: Por Gestão Documental compreende-se o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente. Através da Gestão Documental é possível definir qual a política arquivística adotada, através da qual, constitui-se o patrimônio arquivístico.

>>Quer ter acesso a outras dezenas de questões comentadas para a Polícia Federal clique aqui e baixe gratuitamente.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal: 557 vagas para área Administrativa!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais