Resumo para o Enem 2014

Resumo para o Enem 2014

icone calendario 29 jan 2021

enem-250X250 Vai se preparar para o Enem 2014? Então saiba como resumir e ter mais eficiência em seus estudos com a Nova concursos!

O fato de sintetizar um texto ou capítulos longos pode se tornar um ótimo hábito e auxiliá-lo muito em todas as disciplinas, pois estará atento às ideias principais e se lembrará dos pontos chaves do conteúdo.

Expor o texto em um número reduzido de linhas não parece ser fácil? Não se preocupe, a seguir estão alguns passos para se fazer um bom resumo e se dar bem:

O que é um resumo?

O resumo guarda, em parte, o texto que lemos. É nele que deve-se conter os pontos essenciais do texto, preservando-se as intenções do autor, mantendo sua ênfase e dando atenção maior ao que se é tratado.

Ou seja, ao se resumir um texto, você está lendo, analisando e traçando em poucas linhas o que de fato é essencial e mais importante para quem lê.

Para poder resumir, você precisa de atenção, síntese e, claro,  objetividade. O resumo deve ser, antes de mais nada, fiel, ao texto de que trata.

Quando reescrevemos um texto, internalizamos melhor o assunto e não nos esquecemos dele.

Exemplo de Resumo para Enem 2014

Texto

A Via Láctea era imaginada como o caminho para casa de Zeus/Júpiter. Era também considerada o percurso desordenado da corrida de Faetonte pelo Céu, enquanto conduzia o carro do Sol. Os povos nórdicos acreditavam que a Via láctea era o caminho seguido pelas almas para o céu.

Na Escócia antiga era a estrada prateada que conduzia ao castelo do rei do fogo. Os índios primitivos acreditavam que a Via Láctea era o caminho que os espíritos percorriam até às suas aldeias, no Sol. O seu caminho é marcado pelas estrelas, que são fogueiras que os guiam ao longo do caminho.

Resumo

Existem várias lendas acerca da Via Láctea. São vários os povos, desde os Gregos, os Nórdicos e os Índios primitivos, que interpretam a Via Láctea como um caminho, um rio celestial ou como guia das almas até ao céu.

O melhor resumo para o Enem 2014 é aquele que: só contém as ideias principais, os pormenores não são incluídos, possui rigor e clareza e onde você não copia frases do texto. Além disso, você cria o seu próprio texto a partir das ideias principais por palavras que sejam suas.

Gostou? Então veja mais dicas  sobre Como resumir clicando aqui  

Bons estudos!

 

enem-590x73

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais