Como foi o último concurso Detran DF | Nova Concursos

Como foi o último concurso Detran DF?

icone calendario 11 mar 2021

O último concurso Detran DF aconteceu em 2012 e contou com oferta de 100 vagas para o cargo de Agente de Trânsito da carreira de policiamento e fiscalização de trânsito.

A remuneração inicial foi de R$ 5.485,24, para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

Conheça mais detalhes sobre o último certame e aproveite para intensificar sua preparação para o novo concurso previsto !

Requisitos para concorrer

Para concorrer, os candidatos deveriam possuir os seguintes requisitos:

  • Diploma, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B” (mínima).

A Fundação Universa foi a banca organizadora responsável pelo certame e a taxa de inscrição foi de R$ 109,00.

Último concurso Detran DF: Etapas de avaliação

A avaliação do concurso Detran DF foi dividida em cinco etapas. A primeira é uma prova objetiva composta por questões de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

No mesmo dia, os candidatos também são submetidos a uma prova discursiva, em que devem escrever um texto dissertativo de até 30 linhas sobre um tema escolhido pela banca organizadora.

A terceira etapa é de avaliação física, que conta com o cumprimento de testes de barra fixa, meio-sugado e corrida de 12 minutos. Só participam dessa prova aqueles que foram aprovados na parte teórica. Depois, os candidatos do concurso Detran DF são convocados para uma avaliação psicológica por meio de entrevista.

Nessa fase, são usadas técnicas psicológicas para certificar de que o inscrito tem controle emocional e reativo, além de analisar traços de personalidade e raciocínio.

Ao final, os aprovados são submetidos a uma investigação social para garantir sua idoneidade moral. Para isso, são usados os documentos oficiais e informações prestadas na inscrição.

Prova Objetiva

A prova objetiva, dividida entre conhecimentos básicos e específicos, contou com 60 questões de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Atualidades;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Lei Orgânica do Distrito Federal;
  • Noções de Direito Penal;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Direito Processual Penal;
  • Microinformática;
  • Conhecimentos Específicos.

Confira o conteúdo programático cobrado no último concurso:

Língua Portuguesa: compreensão, interpretação e tipos de textos, coesão e coerência, figuras de linguagem, ortografia, acentuação gráfica e uso da crase, pontuação, sintaxe da oração e do período, concordância e regência nominal e verbal, colocação pronominal, equivalência e transformação de estruturas, relações de sinonímia e antonímia, paralelismo sintático e formação, classe e emprego de palavras;

Atualidades: domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, como desenvolvimento sustentável, tecnologia, política, economia, sociedade, relações internacionais, educação, segurança e artes. Também vale estudar noções de cidadania e contextos históricos, geográficos, sociais, políticos, econômicos e culturais referentes ao Distrito Federal e entorno;

Noções de Direito Constitucional: direitos e deveres fundamentais, direitos sociais e políticos, nacionalidade e cidadania, partidos políticos, garantias constitucionais individuais, base e objetivos da ordem social;

Lei Orgânica do Distrito Federal: dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do DF, a organização do DF, da Organização Administrativa do DF, dos Servidores Públicos.

Noções de Direito Penal: infração penal, sujeito ativo e sujeito passivo da infração penal, tipicidade, ilicitude, culpabilidade, punibilidade, erro de tipo e de proibição, imputabilidade penal, crimes contra a Administração Pública e abuso de autoridade (Lei nº 4.898/1965);

Noções de Direito Processual Penal: Inquérito policial, notitia criminis, ação penal, jurisdição, competência, prova (artigos 158 a 184 do CPP), prisão em flagrante, processos dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, Leis nº 9.099/1995 e nº 10.826/2003;

Noções de Direito Administrativo: Estado, governo, administração pública: conceitos, organização administrativa da União, administração direta e indireta, agentes públicos, poderes administrativos, serviços públicos, controle e responsabilização da administração, Regime Disciplinar dos Servidores Públicos do Distrito Federal;

Noções de Informática: sistema operacional Windows Vista, pacote Microsoft Office 2007,Internet Explorer, conceitos, serviços e tecnologias relacionados a Internet e a correio eletrônico;

Conhecimentos Específicos: Lei nº 5.553, de 6 de dezembro de 1968, Lei nº 4.898, de 9 de dezembro de 1965, Estatuto da Criança e do Adolescente, Código de Trânsito Brasileiro e alterações, Portaria Interministerial nº 4.226, de 31 de dezembro de 2010, resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Prova discursiva

No último concurso Detran DF o tema da redação foi “Trânsito no Distrito Federal : realidade e desafios”; acompanhado de um texto-base. Dessa forma, era necessário explicar sobre o trânsito no DF conforme os seguintes aspectos:

  • Situação atual;
  • Causas e consequências dos problemas de trânsito;
  • Planos para o enfrentamento dos problemas.

Vale lembrar que a redação pode trazer qualquer tema que tenha alguma relevância na sociedade. Geralmente, como no caso do Detran DF, a proposta pode estar direcionada ao trabalho do órgão.

Concurso Detran DF: Teste de aptidão física (TAF)

No último certame, o Teste de Aptidão Física (TAF) teve quatro atividades, sendo eles: Teste de Barra Fixa, Flexão, Corrida de Ir e Vir (Shuttle Run) e Teste de Corrida de 12 minutos. Veja os detalhes:

Teste de Barra Fixa

  • Para os candidatos do sexo masculino, o desempenho mínimo a ser atingido foi de 3 flexões/barras.
  • Para os candidatos do sexo feminino, o desempenho mínimo a ser atingido foi de 1 flexão/barra.
  • O tempo para a execução do teste de barra fixa foi de 1 minuto para ambos os sexos.

Teste de meio-sugado

  • O teste teve a duração de 1 minuto.
  • Para os candidatos do sexo masculino, o desempenho mínimo a ser atingido, foi de 20 repetições.
  • Para as candidatas do sexo feminino, o desempenho mínimo a ser atingido, foi de 15 repetições.

Corrida de ir e vir (Shuttle Run)

  • Para os candidatos do sexo masculino, o desempenho mínimo a ser atingido é de conclusão do teste em até 13 segundos.
  • Para os candidatos do sexo feminino, o desempenho mínimo a ser atingido é de conclusão do teste em até 15 segundos.

Teste de corrida

  • O candidato do sexo masculino deve no tempo de 12 minutos, atingir a distância mínima de 2.400m metros.
  • O candidato do sexo feminino deve no tempo de 12 minutos, atingir a distância mínima de 2.000m metros.

Saiba mais sobre o Concurso Detran DF: Novo edital terá oferta de 72 vagas!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais