6 lições para concurseiros iniciantes

icone calendario 20 Maio 2015

licoes-para-concurseiros-iniciantesOlá, queridos! como estão? Hoje trago 6 lições para concurseiros iniciantes  que valerão muito à pena para a sua vida! 😀

1) Os primeiros passos

Todo começo é empolgante, a perspectiva de mudança estimula a gente a seguir. Pois a ideia de ser aprovada, de assumir aquele cargo, de receber aquele salário são sempre muito estimulantes.

As dificuldades vêm a seguir. Essa mesma motivação não dura por tanto tempo, principalmente quando não se tem a perspectiva de abertura de edital.

O que desanima um concurseiro?
– A quantidade de matérias que se tem que estudar;
– O grau de aprofundamento em cada uma delas;
– O número de concorrentes estudando.

você percebe que o caminho é muito longo e aquele cargo, aquele salário e aquela aprovação estão mais distantes do que se imaginava.

Então mantenha o foco e não se deixe impressionar pela dificuldade do caminho que vem pela frente. Ler depoimentos e conhecer pessoas aprovadas ajuda muito, além de ter um companheiro de estudos, um amigo, um parente, uma namorada, ou qualquer pessoa que acredite em você.

2) Autoconfiança x Prepotência

Autoconfiança e prepotência são conceitos distintos, mas que muitas vezes são confundidos pelas pessoas que começam a estudar para concurso.

Quando se tem uma vida de vitórias, é difícil imaginar que algum dia você sofra uma derrota. Esse excesso de autoconfiança acabou se transformando em prepotência, e isso prejudica muito no começo.

Crie a consciência de que o mundo dos concursos é diferente de tudo que você já viveu. As pessoas são extremamente preparadas e você precisa ralar muito pra poder sonhar com a aprovação.

Tenha muita humildade e ouça sempre os professores e colegas que já estão nessa vida.

3) Rotina

Como disse anteriormente, o início da preparação para um concurso público é bem empolgante, porém os passos seguintes são bem complicados.

É natural que a motivação caia um pouco, então perceba que não é você que deve encaixar os estudos na sua vida, mas sim adequar sua vida aos estudos.

Ter uma rotina de estudos é fundamental para conseguir a tão sonhada aprovação. Portanto, apesar das diversas atividades que tenha que fazer, tente tornar sagrado os estudos e evite quaisquer tipos de interferências.

4) A volta da motivação

Depois de se criar uma rotina organizada de estudos, você irá começar a perceber claramente sua evolução. As questões que antes eram impossíveis de se resolver se tornam tranquilas.

Seu raciocínio muda e você começa a entender tudo de forma mais clara. Nessa hora, a motivação começa a aparecer novamente, pois agora a situação é outra. Agora você está aprendendo! Agora você está evoluindo!

Quando essa motivação voltar, aproveite! Aumente a carga horária de estudos, resolva inúmeras questões e busque novas fontes de estudo.

É importante perceber a sua evolução a cada dia para que essa sensação de aprendizado contínuo nunca acabe!

5) Aprender a lidar com as derrotas

Essa talvez seja a lição mais difícil de se aprender!! Ninguém gosta de perder e é praticamente impossível conseguir ser aprovado em um concurso de grande porte sem perder em alguns outros pelo caminho.

Na verdade, perder um concurso do qual você não estudou praticamente nada é normal, e lidar com essa perda é bem tranquilo.

Agora quando você estuda muito, abdica de praticamente tudo para se preparar para àquela prova e não consegue atingir seu objetivo é MUITO COMPLICADO.A derrota é muito difícil, mas faz parte da vida de todos que estudam pra concurso. E, nessas horas, deve-se levantar a cabeça, analisar os erros e seguir em frente!!

6) A paciência é uma virtude

PACIÊNCIA!! Essa é uma das principais características que um concurseiro deve ter. Acreditem, mais importante do que a determinação, do que a disciplina, é a paciência. Quando se faz um sacrifício muito grande, como é estudar pra concurso, é natural que as pessoas esperem resultados. O problema é que os resultados demoram a aparecer.

Imaginem só sacrificar praticamente todo o seu tempo livre, mudar completamente sua vida e não saber até quando aquele sacrifício todo vai ser necessário. É muito comum as pessoas desistirem no meio do caminho por não conseguirem manter aquela vida de estudos por muito tempo. E o pior: esperam que os resultados surjam muito rápido.

Tenha muita paciência e acredite que sua hora vai chegar. Tente se tranquilizar, mantenha o foco, arranje sempre um tempinho pra relaxar um pouco e continue estudando, sempre com muita paciência.

Enfim, a vida de quem estuda pra concurso é muito dura, mas acreditem, todo esforço vale a pena 🙂

catia-pCátia Pipoca é concursanda por natureza
e dá dicas para concurseiros guerreiros em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br  e em sua fanpage https://www.facebook.com/C.PoPcon

banner_nova_468_60_arrumado

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova  ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus  para saber das novidades e dicas!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais