Compartilhar:

8 passos para arruinar os estudos

icone calendario 20 maio 2015

arruinar-os-estudosOlá, guerreiros!!! A uma semana do carnaval, separei o post 8 passos de como arruinar seus estudos em concursos, do mestre Mauro Luis Rocha Lopes, juiz federal e professor de primeira.

Basta adotar um único passo sugerido e o revés estará garantido.

1. Não decida que quer um cargo público

Deixe que decidam por você. Faça isso por seu pai, afinal ele não vive te dizendo que a carreira pública é um porto seguro? Atenda a sua namorada, que reclama por você não ter contracheque. Ou satisfaça o seu noivo, que já avisou que só casa depois que você arrumar uma fonte de renda.

2. Não abra mão de nada durante a preparação

Adote, como lema, “o estudo pode esperar”. Continue acessando o Facebook pelo menos oito vezes por dia. Aproveite e aceite convites para jogos viciantes, envolvendo-se em competições que premiam vencedores com publicação dos pontos obtidos.

Continue sedentário(a). Coma sempre comidas gordurosas e, principalmente, muitos doces. Nunca foi provado que essas práticas afetam o cérebro ou prejudicam o aprendizado. Arrume desculpas constantes para não estudar.

3. Não se preocupe com o ambiente do estudo

Qualquer lugar é lugar. Estudo não requer maiores solenidades.

A TV está ligada? Sem problemas. Você leu em algum lugar que o processo de memorização se torna facilitado quando o cérebro fica indo e voltando ao objeto do estudo. Ou você leu o contrário? Não importa.

4. Adote leitura pontual de resumos prontos

Esqueça os autores tradicionais, apostilas e livros-texto. Estão ultrapassados. Nenhum livro ou apostila com mais de 150 páginas vai lhe ser útil. O importante é a leitura rápida e certeira.

Estude para passar, não para aprender.

5. Não assuma suas derrotas, mas colecione-as

Seja sempre arrogante. Arrume justificativas para as reprovações, variando-as de concurso para concurso: “era um concurso de cartas marcadas”; “caíram questões que não constavam do programa”; dentre outras causas excludentes de sua responsabilidade.

Nunca assuma que precisa estudar mais. Você estudou o suficiente e ninguém sabe mais do que você. Se não quiseram te aprovar, você não pode fazer nada. Os gênios são mesmo incompreendidos.

Aliás, aproveite para dar uma bela pausa no estudo, senão você acaba enlouquecendo. Passe um bom tempo sem fazer nada, você merece! Não será difícil retomar a preparação mais tarde. Pode acreditar.

6. Abstenha-se de dar (e mesmo de ter) opinião

Não tenha convicção alguma. Siga sempre com a última corrente. 

Nas respostas às questões discursivas, não se posicione: deixe que o examinador vasculhe aquele emaranhado de informações desconexas e encontre a resposta certa. Será uma tarefa de arqueólogo, mas, que diabos!, ele ganha pra isso.

7. Não se inscreva nos concursos

Não seja cara de pau de se inscrever em um concurso – ainda que para a carreira dos seus sonhos – sem ter certeza absoluta de estar plenamente preparado para as provas.

Não importa que esteja estudando com afinco há anos, que tenha lido as apostilas mais importantes de cada matéria, que esteja treinando dissertações, que venha se destacando em simulados…

8. No primeiro momento de desânimo…desista

Concurso não é para você e no fundo você sabe bem disso.

A culpa não é sua. Seus pais nunca te estimularam a enfrentar desafios. Você é apenas uma vítima do meio em que cresceu e da educação que recebeu.

Você é uma alma livre, um espírito inquieto. Empenhar tempo e esforço em busca desse objetivo não faz sentido, afinal você pode alçar vôos muito mais elevados na iniciativa privada ou em alguma atividade artística.

Portanto, quando o desânimo imperar, quando surgir o pensamento do “não vou conseguir”, desista rápido. 

E você? vai seguir esses passos ou vai lutar por seus objetivos? fica a seu critério! Eu acredito que você vai fazer diferente esse ano 🙂

Um beijo,

catia-pCátia Pipoca é concursanda por natureza
e dá dicas para concurseiros guerreiros em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br e em sua fanpage https://www.facebook.com/C.PoPcon

banner_nova_468_60_arrumado

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus para saber das novidades e dicas!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais