Como se manter motivado nos estudos?

icone calendario 20 Maio 2015

autossabotagem Olá, amores, Tudo bem? Na coluna de hoje, vou discutir sobre motivação. Como se manter motivado diante das dificuldades da vida de concurseiro, como provas difíceis, problemas no orçamento ou outras adversidades que a gente venha a enfrentar?

A Autoconfiança fortalece, motiva e encoraja o alcance dos objetivos. Traz consigo a noção de competência.

Diversas vezes me vi abalada ao voltar de uma prova com o sentimento de derrota e isso refletia demais nos meus estudos. E, muitas vezes, mesmo estando preparada, a insegurança e a  sensação de incapacidade me faziam apagar gabaritos certos e optar pelo errado por não considerar suficiente tudo que havia estudado.

Enquanto a autossabotagem envolve um comportamento negativo, a autoconfiança consiste em comportamento de caráter positivo.

Chega um momento que a certeza de que não retrocederá – ainda que tenha na mente a pressão de não ser capaz. Nos arrastamos como dá por um longo período e, se soubermos tirar lições dessas quedas e senos autoavaliar, podemos entender o que funciona para nós, sem precisar de estratégias alheias. 

Primeiro passo: autoconhecimento

 Não tinha mais por onde correr foi então que decidi por à prova tudo o  que estudava aumentando a carga de questões como treino. Notei que conforme os números de acertos iam aumentando, a vontade de estudar crescia consideravelmente.

Todo final de semana tinha uma meta para treinar em cima das questões, no meu caso impus no mínimo 100  para o sábado e 100 para o domingo e ia anotando o rendimento em um caderno pequeno.

Primeiro mês o número de acertos não saia dos 70%. Segundo mês pela primeira vez atingia os 80% de acertos. No terceiro mês comecei a atingir o percentual de 90 e até a gabaritar e foi o ápice da alegria, e ter a segurança de que era capaz não havia predicativo que descrevesse a sensação de dever cumprido. Resgatei treinando duro a minha autoconfiança!

 Segundo passo e o mais importante: ter a sensação e a certeza de que está fazendo o certo pondo à prova o que estudou ao resolver questões de concursos

bigstock-Yes-You-Can-Rubber-Stamp-43655509 A preparação deve ser encarada como um processo de evolução. Enquanto não temos essa percepção, sucumbimos ao nosso emocional e às cobranças externas. É como nadar no escuro sem rumo, sem mapa, sem estratégia e sem objetividade. Ou seja, não vai sair do lugar, por isso muitos se afogam e desistem na metade do caminho.

Sugiro que durante a semana estude duas matérias por vez até saná-las (seguindo os assuntos do edital) e tire os finais de semana para resolver questões.

Tenha a clareza de que a busca da aprovação no concurso público consiste num processo que tem começo, meio e fim. Procure trabalhar a sua autoconfiança a partir da responsável e comprometida implementação dos esforços que estejam ao seu alcance. Naturalmente que acompanhando e monitorando o seu processo de preparação, principalmente com a adoção de um adequado plano de estudos e  com a realização dos ajustes necessários à busca de eficiência.

Agindo assim estará extinguindo a  autossabotagem, porque quando o candidato consegue visualizar o desempenho bom, ele não se deixa levar pelos aspectos negativos que ficam a sua volta.

É preciso compreender que não há receita mágica. Regras básicas, como as citadas acima, surtem verdadeiros efeitos e refletem no emocional. É como fazer dieta e subir na balança e perceber a perda de peso. Isso vai dar forças para continuar aplicando a estratégia em detrimento do objetivo porque está dando certo!

Chegará um momento – o seu momento – que o volume de informações que foi adquirido durante a trajetória te dará à aprovação. Não crie estratégias mirabolantes, conheça as suas falhas e se adapte da melhor forma possível.

sucesso A partir do momento que criar metas e avaliações treinando em cima de questões e tiver maturidade suficiente de que  cumpri-las é tão difícil para você quanto é para qualquer outro candidato, você terá maturidade e responsabilidade suficiente para arcar com as consequências dos seus atos.

Portanto, autossabotagem, motivação, autoconhecimento estão interligados um no outro, assim que for superando o primeiro aspecto atingirá a excelência do outro.

Quanto mais você se conhecer, mais ideias você tem de como proceder e melhorar para que chegue a tão sonhada aprovação.

Super beijo,

catia-p Cátia Pipoca é concursanda por natureza

 

e dá dicas para concurseiros guerreiros em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br  e em sua fanpage  https://www.facebook.com/C.PoPcon

banner_nova_468_60_arrumado

(Clique aqui e conheça diversas apostilas para concursos públicos )

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova  ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus  para saber das novidades e dicas!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais