Concurseiros e a Depressão

icone calendario 20 Maio 2015

Olá queridos, tudo bem com vocês? De um tempo para cá venho recebendo muitos desabafos de concurseiros em depressão e extremamente fadigados. Obviamente que o excesso de atividades pode criar uma sobrecarga, gerando estresse e cansaço, condições que não são nem um pouco favoráveis aos estudos.

Depressed student sitting on a bench Eles também pode causar um desequilíbrio entre a sua vida pessoal e a profissional, gerando problemas psicológicos (tristeza e, em casos mais graves, depressão) e físicos (dores no corpo e cansaço muscular). Somado às expectativas muitas vezes frustradas e às reprovações, pode haver aumento de peso e isolamento. Isso tudo piora ainda mais o quadro depressivo.

Os especialistas concordam que pessoas ansiosas, ou mesmo as que criam grandes expectativas em torno de algum projeto – como uma aprovação em vestibular ou concurso  disputado – estão mesmo propensas a sofrer de depressão, um estado inevitavelmente piorado quando vem o fracasso.

No entanto é preciso entender que nem sempre o quadro é de depressão e pode ser tão somente uma fadiga. Esse quadro pode ser reduzido e recuperado com algumas dicas simples para conter a ansiedade.

“Nos episódios típicos de cada um dos três graus de depressão: leve, moderado ou grave, o paciente apresenta um rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade. Existe alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo.

Observam-se em geral problemas do sono e diminuição do apetite. Existe quase sempre uma diminuição da auto-estima e da autoconfiança e frequentemente ideias de culpabilidade e ou de indignidade, mesmo nas formas leves.

O humor depressivo varia pouco de dia para dia ou segundo as circunstâncias e pode se acompanhar de sintomas ditos “somáticos”, por exemplo, perda de interesse ou prazer, despertar matinal precoce, várias horas antes da hora habitual de despertar, agravamento matinal da depressão, lentidão psicomotora importante, agitação, perda de apetite, perda de peso e perda da libido. O número e a gravidade dos sintomas permitem determinar três graus de um episódio depressivo: leve, moderado e grave”.

É importante,  nesse caso, procurar um psiquiatra, pois para o tratamento do problema é necessário o uso de medicamentos, além de uma parceria entre o psiquiatra e o psicólogo. Depressão não se cura sozinha. Do contrário, não era depressão. Atentem-se a isso.

Nem sempre quantidade é qualidade. Portanto, dedicar-se a estudos mais proveitosos e aprofundados pode ser uma ótima saída. É relevante saber o momento de frear um pouco organizar as ideias, pausar um pouco, respirar e relaxar para evitar que o tiro exagerado saia pela culatra. Ok?

Algumas dicas excelentes que podem ajudá-los a evitar ou a minimizar o desgaste mental:

1. Tenha uma dieta variada e saudável

Os alimentos que você consome estão diretamente ligados aos níveis de estresse do seu corpo. Mantenha uma dieta variada e saudável, incluindo frutas e vegetais na sua rotina alimentar.

2. Pratique atividades físicas

Caminhar, correr e até mesmo dançar são atividades que fazem com que o seu corpo se distraia. Além de ser um hábito saudável, praticar atividades físicas pode diminuir o estresse que você sente.

3. Medite

Meditar é uma forma de manter o equilíbrio entre a sua mente e o seu corpo. Reserve alguns minutos do dia para a meditação, escolhendo um lugar calmo e silencioso para a prática.

4. Durma

Dormir regularmente dá a chance que o seu corpo precisa para se desligar de todas as responsabilidades e tarefas do cotidiano.

5. Afaste-se das redes sociais

As redes sociais são como um bombardeio de informações. Tudo o que você lê faz com que o seu cérebro se sinta cansado e estressado. Afaste-se das redes sociais por algumas horas ou, melhor ainda, dias ( Universia )

6. Aumente sua perspectiva
Lembre-se de que o que está causando estresse para você agora, provavelmente será facilmente esquecido nos próximos 10 anos.

7. Esqueça o passado
Esqueça de erros que você cometeu no passado que podem ser a causa principal de seu estresse. Pensar repetidamente sobre isso não solucionará a situação.

8Tire um tempo para o lazer

9 – Faça do calendário um aliado

Utilize o máximo possível o calendário: coloque nele os deadlines de projetos do trabalho e da escola ou da faculdade. Assim, você conseguirá visualizar melhor quais tarefas devem ser desempenhadas e qual o prazo máximo delas, evitando atrasos e esquecimentos.

10 – Não deixe para a última hora

Você tem o hábito de procrastinar. Neste caso, a dica é parar de fazer isso. Programe-se para um estudo contínuo, e, caso esteja difícil conseguir motivação para fazê-lo, pense da seguinte maneira: quanto mais rápido você começá-lo, mais depressa estará livre dele e poderá fazer aquilo que gosta, será APROVADO. Pense à frente.

11 – Planeje-se

Tente criar uma rotina de estudos pré-definida para a sua semana. Avalie como é o seu cotidiano e determine dias e horários nas quais você deverá se dedicar as suas  atividades gerais. Não pode excluir nada, e sim apertar os outros afazeres e priorizar o amis relevante, no caso, passar em um Concurso Público.

Priorizar o que você pode fazer, saber o que é relevante à sua área de formação ou ao que você deseja desenvolver futuramente e fazer uma lista com as atividades que você terá que desempenhar ao longo do dia a fim de não deixar nenhuma de lado são ótimas formas de melhorar seus estudos.

catia-pipoca   Cátia Pipoca é concursanda por natureza 

e dá dicas para concurseiros guerreiros em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br  e em sua fanpage  https://www.facebook.com/C.PoPcon

 

banner_nova_468_60_arrumado

 

(Clique aqui e conheça diversas apostilas para concursos públicos )

 

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova  ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus  para saber das novidades e dicas!

 

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

avalie-a-nova

 

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais