Logo desconto Relógio
     horas                  minutos               segundos

ESTUDAR DE MADRUGADA: VANTAGENS E DESVANTAGENS

icone calendario 20 Maio 2015

Olá, amores, Tudo bem? Na coluna de hoje, vou discutir sobre quem tem tempo para estudar apenas à noite. É bom? Faz mal? Tem diferença? Vamos aos fatos.

Realmente muitos concurseiros preferem estudar de madrugada por uma variedade de motivos:

  • Único tempo que têm livre para dedicar aos estudos;
  • Horário mais tranquilo para estudar;
  • Horário em que têm mais concentração e capacidade de aprendizado;
  • Pura preferência.

Acredito então que o melhor horário para estudar é quando você se sente mais disposto, e isso também depende do costume. Existem fatores biológicos que dificultam que certos horários sejam bons pra maioria das pessoas: tarde da noite (a e o acúmulo de horas acordado causam sono, lógico) e logo depois do almoço (geralmente a maior refeição, também causa sono).

O que acontece é que algumas pessoas precisam de um silêncio maior pra estudar, e só encontram isso de madrugada mesmo. Uma dica que eu dou é estudar com uma leve fome.. no meu caso, isso ajuda a combater o sono, maior inimigo do estudo prolongado.

Pois bem. Como a grande maioria das pessoas têm rotinas diurnas (a não ser quando o assunto é entretenimento, claro), quem estuda ou faz qualquer outra atividade de madrugada tem mesmo de ter certo cuidado para não incomodar os que dormem.

Vamos a alguns conselhos práticos para concurseiros notívagos.

1 – Em primeiríssimo lugar, converse com sua família, explique porque você irá estudar de madrugada, que isso não lhe causará nenhum problema e saúde e tudo o mais. Se não te compreenderem, pelo menos não acharão que você pirou ou está comprometendo sua saúde e bem-estar;

2- Escolha um lugar na casa que cause o menor transtorno possível para os demais ocupantes;

3 – Deixe todo seu material de estudo do dia organizado, a fim de que não precise se movimentar demais enquanto estuda;

4 – Haja como um ninja. Faça o mínimo de barulho e movimentação possíveis.

Estudar de madrugada não é proibido ou deve ser evitado, apenas alguns cuidados devem ser tomados para que outras pessoas que dormem não sejam perturbadas por seus estudos notívagos.

Desvantagens de se estudar a noite

Atenção – Se você já está acostumado e seu estudo realmente é proveitoso durante a madrugada, ótimo! No entanto, se você não dormiu durante a noite, vai ter que compensar esse tempo. Se você trabalha ou tem aula pela manhã, dificilmente estudar de madrugada será uma boa ideia. Pessoas que não dormem a madrugada toda, fazem isso em algum horário do dia. Se você não souber distribuir bem esse tempo livre, pode esquecer!

Outro problema é com relação ao hábito. Se hoje você se dedica aos estudos e não precisa acordar cedo para ir trabalhar, muito bom! Mas lembre-se que um dia isso será necessário. Não dormir de madrugada pode se tornar um hábito muito difícil de ser superado mais tarde.

Veja o que é melhor para você e na qualidade de seus estudos. O importante é estar disposto e ter garra e determinação!

Super beijo,

catia-p

 

 

 

 

Cátia Pipoca é concursanda por natureza

 

e dá dicas para concurseiros guerreiros em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br  e em sua fanpage  https://www.facebook.com/C.PoPcon

banner_nova_468_60_arrumado

(Clique aqui e conheça diversas apostilas para concursos públicos )

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova  ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus  para saber das novidades e dicas!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

avalie-a-nova

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais