Logo desconto Relógio
     horas                  minutos               segundos

Ler e estudar um edital extenso

icone calendario 20 Maio 2015

Olá, amores! Como vão os estudos? Pois você possui um edital enorme, que possui muitas matérias para ver e rever e não sabe o que fazer?

Pois saiba que com a quantidade cada vez maior de conteúdo nos editais de concursos, muitos candidatos se sentem perdidos, sem saber por onde começar. Mas vou te ajudar, vamos lá?

SEM DESESPERO e com a primeira ideia em mente: você não precisa saber tudo para ser aprovado! Só precisa achar o seu ponto de equilíbrio para cada matéria planejar esse ponto.

OK, mas por onde começar? Veja primeiro qual é o seu atual estágio de preparação:

ESTÁGIO 1

O que é? É aquela onde existem matérias super fáceis, onde basta você conhecer o bê-a-bá para acertar, e que você não pode errar.

Pense que você e os outros candidatos estão lado a lado, disputando uma corrida. Para cada questão fácil errada, você dá um passo para trás enquanto os outros continuam indo para frente. Se der muitos passos a trás, você acaba sendo eliminado. Portanto…

Prioridade 1: estude os conhecimentos básicos de todas as matérias.

ESTÁGIO 2 

O que é? Passado o estágio 1, hora de começar a se destacar. Como? Investindo o seu tempo de estudo nos tópicos que são mais cobrados.

Já ouviu falar de Pareto? 20% dos assuntos do edital podem cobrir até 80% das questões de uma prova. Se você não sabe quais são esses 20%, descubra! Analise as últimas provas, pergunte a professores da área ou use uma ferramenta que te dê essa informação.

Depois que você souber quais são esses 20% dos assuntos mais cobrados, estude primeiro aqueles com os quais você tem mais facilidade. Assim você avança mais rápido, se distancia dos concorrentes e ganha tempo para estudar os outros assuntos que acha mais difíceis.

Prioridade 2: estude mais aquilo que cai mais na prova.

ESTÁGIO 3 

O que é? sabe aqueles assuntos que não caem com uma frequência tão alta, mas sobre os quais seu conhecimento ainda é só o básico? Hora de estudar um pouco mais sobre eles.

Também pegue aqueles assuntos mais frequentes, do estágio 2, e veja onde ainda tem dúvidas, quais tipos de questão você ainda erra. Estude mais a fundo; acabe com as dúvidas; elimine os erros!

Prioridade 3: equilibre amplitude e profundidade no seu estudo. Ninguém ganha uma corrida pulando numa perna só!

Resumindo:

estagios-do-estudo

E aí, já descobriu em qual estágio você está? É importante ser honesto com você mesmo. Já vi muita gente boa não ser aprovada por não estudar uma matéria da qual “não gosta”, ou por estudar mais os assuntos errados, que caem pouco nas provas. Conheça os seus pontos fracos e acabe com eles 🙂

Para isso, planeje seu estudo! O desafio é grande, então é preciso definir metas, horários, criar uma rotina. O caminho até a aprovação não é curto, e você precisa estar bem para chegar lá.

Vamos tentar??

Super beijo,

catia-pCátia Pipoca é concursanda por natureza
e dá dicas para concurseiros guerreiros em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br  e em sua fanpage  https://www.facebook.com/C.PoPcon

 

banner_nova_468_60_arrumado

(Clique aqui e conheça diversas apostilas para concursos públicos )

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova  ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus  para saber das novidades e dicas!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais