Qual o melhor tipo de material de estudo?

icone calendario 20 Maio 2015

Olá, meus queridos! Trago uma das maiores dúvidas de concurseiros: qual o melhor material para estudar concurso? É apostila, pdf, videoaula ou livro?

Minha resposta? Depende! Cada um desses materiais tem seu valor, de acordo com o concurso para o qual se estuda, assim como o cargo e o seu nível de conhecimento.

Vamos à análise de cada um deles?


material-de-estudo-apostila
APOSTILAS

Material indicado para: quem quer prestar concursos municipais.

Se for estudar por apostilas, escolha uma editora confiável. Como são muitas as editoras, uma dica é pesquisar na internet sobre a qualidade da apostila antes de adquirir o material.

As apostilas tem maior serventia para os concursos em que há certa escassez de material. Concursos municipais são exemplos disso. Os principais cursinhos (presenciais ou online) não costumam lançar turmas para esse tipo de concurso, dado o número restrito de candidatos.

Para os candidatos, por outro lado, é uma forma de reunir todo o conteúdo programático, o que facilita a organização dos estudos.

banner_nova_468_60_arrumado

(Clique aqui e conheça diversas apostilas para concursos públicos )

material-de-estudo-pdf PDF

Indicado para: quem quer ter foco e se ater ao essencial da matéria.

Geralmente lançado para grandes concursos, a principal vantagem de estudar para concurso por material em PDF é que as aulas são dadas por professores especialistas em suas áreas, que muito provavelmente já foram concurseiros como a gente. O material já vem com exercícios, o que é excelente para o estudo.

Assim, eles conseguem com facilidade identificar nossas dificuldades e necessidades, focando exatamente nesses aspectos e somente naquilo que é realmente essencial ao aprendizado.

É possível também assistir uma aula gratuita (as chamadas demonstrativas) e assim saber se você gosta do estilo de ensino ou não. Mas você tem que vir já com o básico, que o professor geralmente não dá.

material-de-estudo-videoaula VIDEOAULAS

Indicado para: Concurseiros que estão começando a estudar ou para quem tem extrema dificuldade na disciplina.

As videoaulas são ideais para os meio perdidos, que não sabem por onde começar. Use-as só para as disciplinas em que você encontrar maiores dificuldades de aprendizado, uma vez que os professores costumam abordar os temas com certa profundidade.

Elas também servem para quem tem uma memória estritamente visual.

material-de-estudo-livro LIVROS

Indicado para: TODOS!
É nos livros que nós concurseiros encontramos os conteúdos mais confiáveis para o estudo. Normalmente eles trazem questões ao final dos capítulos, o que facilita bastante e fortalece o aprendizado.

Alguns cargos (Juiz de Direito, Promotor,etc…) exigem, de fato, um conhecimento mais profundos sobre as disciplinas. Para esses casos, então, se faz necessária a leitura de algumas doutrinas mais “pesadas”.

Evite, assim, aquelas grandes doutrinas. Prefira livros mais concisos e objetivos, sem dúvida trarão maiores resultados e muito, mas muito ganho de tempo.

Ah! E sem pena: Destaque, rabisque a vontade. Isso ajuda na interação com o conteúdo e facilita o aprendizado.

Agora é com vocês! Deixe nos comentários qual você usa para estudar! Super beijo!

catia-pCátia Pipoca é concursanda por natureza
e dá dicas para concurseiros guerreiros em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br  e em sua fanpage  https://www.facebook.com/C.PoPcon

 

Aproveite e adquira apostilas para concurso da Nova  ! Também acompanhe-nos no Facebook Google Plus  para saber das novidades e dicas!

Gostou? Não deixe de votar abaixo!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais