Compartilhar:

Saiba como conciliar trabalho e estudos

icone calendario 20 maio 2015

HomeworkPara se preparar para uma prova é necessário muito estudo e dedicação, porém, um grande problema é conciliar isso com a rotina de trabalho. Por isso, quero dedicar esse espaço para algumas dicas de como aproveitar seu tempo, por muitas vezes escasso. Antes de tudo é importante salientar que aqueles que não enfrentam esse tipo de vicissitude não estão, necessariamente, a frente dos demais. Quantidade nem sempre é qualidade. Geralmente, quem não dispõe de muitos horários livres tende a valorizar mais os seus pequenos buracos na agenda.

 

Dicas rápidas
– Essas são algumas formas práticas e rápidas de otimizar o tempo:
– Programe seus horários e assuntos em uma agenda.
– Se possível, acorde mais cedo e, antes de ir trabalhar, estude.
– Aproveite o horário de almoço para rever suas leituras.
– Abra mão de alguns lazeres e use o final de semana para estudar bastante – troque a vida social pelo livro, por enquanto.

 

Para enfrentar esse desafio é preciso ter muita força de vontade, disciplina e equilíbrio emocional. Uma rotina corrida como essa pode causar estresse e desencadear algumas pequenas doenças, pela baixa imunidade. É importante traçar uma rotina bem definida. Se o atual emprego é mais importante do que o estudo, monte grades de estudo com intervalos maiores – assim é possível não prejudicar o rendimento no ofício.

 

Estudar de madrugada só compensará se for em um curto prazo de tempo, devido ao grande desgaste que é causado. Por fim, distribuir as matérias ao longo da semana é uma estratégia interessante, principalmente quando os assuntos mais difíceis são destinados aos dias com maior tempo livre. E, se possível, agrupe os temas mais difíceis em dias mais legais, isso serve de motivação.

 

Mais dicas
Para criar um bom cronograma é importante mensurar quantas horas disponíveis você terá para estudar, além de determinar uma pausa durante esse processo. Uma orientação fundamental para o rumo de suas leituras é descobrir o peso das matérias na avaliação do concurso. Dedique-se mais aos temas com maior relevância nas provas (com mais questões).

 

A flexibilidade é a capacidade do concurseiro de lidar com contratempos e adversidades que podem surgir e atrapalhar seus planos. São exemplos: uma carga de trabalho elevada, um patrão muito exigente, o excesso de atividades ou a falta de tempo. Para contornar esses problemas, o primeiro passo é planejar bem os seus horários, separando para o estudo, família, trabalho e descanso.

 

Conclusão
Quem trabalha e estuda tem que ser extremamente disciplinado para conseguir sua aprovação no concurso. É difícil, mas não impossível. Lembre-se, os concorrentes estarão preparados e você não pode ficar para trás. O que recomendo é que cada um ache seu tempo dentro da rotina diária. Há pessoas que estudam dentro dos ônibus ou nos carros no trajeto ao emprego. Outras preferem acordar mais cedo ou dormir mais tarde que o habitual. Alguns preferem almoçar correndo para aproveitar o tempo restante. Enfim, crie um cronograma de estudos dentro de todos os horários disponíveis que tiver à mão, reservando pelo menos 3 horas por dia, de segunda a sexta. Estenda para os sábados e domingos as revisões. Bons estudos e boa sorte!

 

Cátia PipocaCátia Pipoca é concursanda por natureza e dá dicas para concurseiros guerreiros em seu blog, o http://catia-pipoca.blogspot.com.br e em sua fanpagehttps://www.facebook.com/C.PoPcon

 

 

 

 

 

 

 

 

Ganhe 5% de desconto na primeira compra!

Acompanhe nossas

redes sociais