Concurso Aeronáutica: Edital AFA é publicado | Nova Concursos

Concurso Aeronáutica: Mais de 80 vagas para nível médio!

Foi publicado o edital do concurso AFA da Aeronáutica com 83 vagas para oficiais Intendentes, Aviadores e de Infantaria. Nesta terça-feira, 16, foi a vez da Academia de Força Aérea (AFA) divulgar os três editais para os Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria para o ano de 2022, com oferta de 83 vagas, nos...

Status do concurso: Encerrado

Foi publicado o edital do concurso AFA da Aeronáutica com 83 vagas para oficiais Intendentes, Aviadores e de Infantaria.

Nesta terça-feira, 16, foi a vez da Academia de Força Aérea (AFA) divulgar os três editais para os Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria para o ano de 2022, com oferta de 83 vagas, nos quadros:

  • Oficiais Intendentes – 40 vagas
  • Quadro de Oficiais Aviadores – 18 vagas 
  • Quadro de Oficiais da Infantaria – 25 vagas

 

O concurso AFA receberá inscrições já neste mês de março e tem previsão de aplicação de provas em junho, conforme os cronogramas.

 

 

 

Como realizar as inscrições do concurso AFA ?

Para se inscrever, é necessário ter concluído o nível médio e não ter idade menor que 17 anos e nem completar 23 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso.

A inscrição será realizada no site da Força Aérea Brasileira a partir das 10h do dia 16/03 , até as 09:00h do dia 29/03 – horário de Brasília.

Podem se candidatar pessoas de ambos os sexos, para as vagas de Oficiais Aviadores e Intendentes, ou somente do sexo masculino para as oportunidades de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica.

Já o pagamento de taxa deverá ser realizado do dia 16/03 até o dia  06/04.

Ambos os três editais garantem reserva de 20% das vagas para candidatos negros, desde que comprovem por meio heteroidentificação.

Após o curso, com aproveitamento, o cadete, que receberá R$ 1.176, será nomeado a aspirante a oficial da FAB, passando a receber R$ 6.993. Tais valores são referentes a 2019, podendo ser reajustado em 2020. Há, ainda, os adicionais militar e de habilitação.

Concurso AFA: Cargos

Atribuições

Oficiais Aviadores

O Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) confere aos concluintes a graduação de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública, e, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar.

⇒ Confira o Edital Completo para Aviadores ⇐

Oficiais Intendentes

O Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT) confere aos formandos o título de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública, como também a graduação de Bacharel em Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica.

⇒ Confira o Edital Completo para Intendentes ⇐

Oficiais de Infantaria

Os aprovados no Curso de Formação de Oficiais de Infantaria (CFOINF) obterão a graduação de Bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública. E, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Militares, com habilitação em Infantaria da Aeronáutica.

⇒ Confira o Edital Completo para Infantaria ⇐

Requisitos

São condições para a inscrição:

a)ser voluntário;
b) estar ciente de todas as normas e condições estabelecidas nestas Instruções Específicas;
c) ter no mínimo 17 e máximo de 23 anos, com graduação no Ensino Médio;
d) se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas e, se convocado para prosseguimento no certame, estar autorizado a participar das etapas subsequentes Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), e Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).
e) caso aprovado em todas as etapas do certame, descritas na alínea anterior, deverá ainda, o candidato menor de 18 anos, estar autorizado, por seu responsável legal, a realizar sua matrícula no curso.
f) inscrever-se por meio do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI); e
g) pagar a taxa de inscrição, dentro do prazo previsto.

Sobre as provas do concurso AFA 2021

As provas do concurso AFA já contam com data prevista de aplicação. O exame está agendado para acontecer no dia 20 de junho, com fechamento dos portões às 9h.

Os exames terão caráter eliminatório e/ou classificatório, de acordo com a fase. Os locais estão previstos para sair no dia 2, também de junho.

As avaliações serão aplicadas nas seguintes cidades: Brasília-DF; Canoas-RS; Campo Grande-MS; Porto Velho-RO; Boa Vista-RR; Manaus-AM; Belém-PA; Parnamirim-RN; Salvador-BA; Curitiba-PR; Recife-PE; Rio de Janeiro-RJ; São Paulo-SP; Pirassununga-SP; Barbacena-MG; e Belo Horizonte-MG.

Na prova objetiva, os candidatos responderão a 64 questões de Língua Portuguesa (16), Língua Inglesa (16), Matemática (16) e Física (16). Além disso, haverá uma Redação que consistirá em um texto sobre tema a ser conhecido no momento do exame.

As demais etapas de seleção serão:

  • concentração intermediária;
  • inspeção de saúde;
  • exame de aptidão psicológica;
  • entrevista informativa;
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e
  • curso de formação.

 

Último Concurso

A última seleção  FAB foi publicada em 2020. Foram ofertadas 81 vagas, sendo:

1) 18 são voltadas para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV);
2) 35 fazem parte do Curso de Formação de Intendentes (CFOINT); e
3) 28 são para o Curso de Formação de Infantaria (CFOINF).

O Concurso FAB foi composto por:

a) Prova Escrita;
b) Inspeção de Saúde;
c) Exame Psicológico;
d) Teste de Condicionamento Físico;
e) Análise de documentos.

Histórico de Notícias

25/03/2019

Concurso Aeronáutica AFA: Inscrições encerrando!

As inscrições do concurso Aeronáutica AFA (Academia da Força Aérea), serão encerradas às 15h do dia 26 de março de 2019, no site da FAB.

Continuar lendo
Acompanhe nossas

redes sociais